Design de Interação Prof. Josué Froner

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Advertisements

Bons e maus designs O que é design de interação
Qualidade de Produto de Software
Engenharia de Software
IHC e Jogos de Computador
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
Interface Humano-Computador
Fatores Humanos em IHC Heloisa Vieira da Rocha IC/NIED- UNICAMP
IHM - Usabilidade.
Interação Homem-Máquina
Interfaces Homem-Máquina Conceitos Iniciais
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Sistemas Baseados em Conhecimento
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Desenho de Interface para Sistema de Armazenamento e Distribuição de
Engenharia de Software
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
IHC Interação Humano-Computador
HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
Engenharia de Usabilidade
Interfaces Homem-Máquina Conceitos Iniciais
Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica
Fundamentos de Engenharia de Software
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Usabilidade em Interfaces Gráficas
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces.
Cristian de Souza Freitas, MSc
Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’
Interface Usuário Máquina
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Lílian Simão Oliveira.
Interacção Homem-Máquina
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Prof. Luiz Fernando Moledo.
Competências e Habilidades
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
UML – Engenharia de Software 1
Tutorial Por que estudar IHC?
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Introdução à Interação Humano- Computador
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
Interface Usuário Máquina
Interação Homem Computador
Processos do Design 27/09.
Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática.
Cibernética e Administração
Introdução ao Groupware e ao CSCW
Fundamentos de Interface
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DESIGN DE INTERAÇÃO Lílian Simão Oliveira. Usabilidade  Pra quê? 2.
Universidade Federal de Alagoas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A ergonomia, ou unam factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Design de Interação Prof. Josué Froner IHC Design de Interação Prof. Josué Froner

Introdução Redirecionar a confecção de interfaces para a usabilidade dentro do desenvolvimento do design de interfaces; Objetivo: desenvolver produtos interativos que sejam utilizáveis, o que genericamente significa produtos fáceis de aprender, eficazes no uso, que proporcionem ao usuário uma experiência agradável.

Comparando bons e maus exemplos Identificação de pontos fortes e fracos específicos de sistemas interativos diferentes; Observar onde é utilizado e por quem O que será projetato? Que tipo de atividades está sendo realizada pelas pessoas durante a interação? expressão escrita e falada, Ex.:Comunicação a distância  requer liberdade de destinatário (edição, consulta...) Tarefa: pense no que você pode fazer atualmente utilizando sistemas baseados em computador? Pense no número de interfaces e dispositivos interativos que estão disponíveis? Pense maneiras de usuário interagir com o sistema?

Quais saberes são importantes? Considerar no que as pessoas são boas ou não Considerar o que pode auxiliar as pessoas na sua atual maneira de fazer as coisas; Pensar no que pode proporcionar experiências de qualidade ao usuário Ouvir o que as pessoas querem e envolvê-las no design; Utilizar técnicas baseadas no usuário durante o processo de design.

Vamos verificar nossa percepção Pense e escreva: Qual é a diferença entre realizar uma chamada telefônica de um telefone público e de um celular? Observe : Quais os tipos de usuários para esses dispositivos a relação em cada caso: usuário – máquina Como é a interface de cada um – generalização Qual o contexto de uso

Design de Interação Design de produtos interativos que fornecem suporte às atividades cotidianas das pessoas, seja no lar ou no trabalho; Conhecimento de como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem; Winograd (1997) o projeto de espaços para comunicação e interação humana

Design de Interação Disciplinas acadêmicas Práticas em desing Ergonomia Psicologia cognitiva Informática Engenharia Engenharia de Soft Ciências sociais Fatores humanos IHC Práticas em desing Design gráfico Design de produtos Design artístico Industria de filmes Design de Interação Sistemas de informação Trabalho cooperativo suportado por computador Ergonomia cognitiva Eng. cognitiva Campos interdisciplinares

O que é IHC Início: Segunda Guerra, reafirma-se dec 60; Hardware (usuários desempenho); Sinônimos: fatores humanos (UK), ergonomia (US), Interação Homem – Máquina; Conceitos únicos; O desempenho do usuário no contexto de qualquer sistema: computacional, mecânico, ou manual. Semântica; Homem + Computador + Interação ;

IHC herda um modelo cognitivista, que enxerga a mente como um software que processa as informações e o comportamento como output deste processo, numa analogia fraca à teoria da informação e à informática.

Objetivo Explicações e previsões para fenômenos de interação ; Resultados práticos para o projeto da interface de usuário ; Prever se o sistema satisfaz as necessidades de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usuários.

Enfoques Design e desenvolvimento de hardware e software; Estudo da capacidade e limitação física e cognitiva dos usuários: ergonomia, psicologia cognitiva; Instrumentação teórica e prática para o design de sistemas interativos (fenômenos, metodologias, técnicas, linguagens, e ferramentas); Modelos de interfaces e processos de interação

Motivação de estudo em IHC Algumas justificativas: A interface é um elemento imprescindível para a aceitação de um sistema por parte do usuário; A eficiência do usuário é influenciada pela Interface; Existem sistemas onde os riscos fatais estão associados a sua interface; A ISO (9126) identifica seis características básicas para medir a qualidade do software, uma delas é a USABILIDADE.

Usuário frente a um sistema interativo Final feliz : Satisfação e Conforto Saúde e bem-estar Produtividade Interface de qualidade: Utilidade Usabilidade Eficiência de uso Final nem tão feliz: aborrecimentos, frustrações stress, psicopatologias desperdícios e abandono do sistema Deficiências de interface: desconhecimento da atividade desconhecimento do usuário e das características (físicas, cognitivas, sociais) humanas desinteresse pela lógica de utilização

Interação Processo que engloba: Ações do usuário sobre a INTERFACE; e E suas interpretações sobre as respostas reveladas pela INTERFACE.

O que e interface Alan Key: “For users, user interface is the program” Moran “a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva, e conceitualmente” Meio através do qual o usuário interage com o computador, ou seja, um sistema de comunicação

DEFINIÇÃO IHC Por Hewett, Baecker, Card, Carey, Gasen, Mantei, Perlman, Strong e Verplank: Human-computer interaction is a discipline concerned with the design, evaluation and implementation of interactive computing systems for human use and with the study of major phenomena surrounding them. Interação Homem-Computador é a disciplina relacionada com o design-concepção, avaliação e implementação de sistemas de computação interativos para uso humano e com o estudo dos maiores fenômenos relacionados com os mesmos.