Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética.

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Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética

Que tipo de Jornalismo Cultural sobre os eventos da Capital Europeia da Cultura 2001 e 2012? Como foi realizada a divulgação dos eventos por parte da organização das Capitais? Qual a evolução de ambos no espaço de 11 anos que distam os eventos entre si?

“Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.” Declaração Universal dos Direitos do Homem, Artigo 27º

“…A cultura é o conjunto de traços distintos espirituais e materiais, intelectuais e afectivos, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e em que se englobam, para alem das artes e das letras, os modos de vida, as formas de vida em comum, os sistemas de valores, as tradições e as crenças” Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural, Unesco

Jornalismo Cultural Ramo do jornalismo que tem por missão informar, reflectir e dar opinião sobre a produção e circulação de bens culturais na sociedade. Pode também servir de veículo para que parte dessa mesma produção chegue ao público.

Jornalismo Cultural Poder e responsabilidade intelectual (Popper) Relativizar a cultura é relativizar a ética Edgar Morin – O jornalismo cultural revela de forma clara e acessível que em toda a grande obra há um pensamento profundo sobre a condição humana

Jornalismo Cultural Ultrapassa o aspecto informativo e construtor da realidade: estrutura a percepção dos leitores, orienta e conduz pragmaticamente o leitor Privilegia os géneros interpretativos, opinião e análise crítica, valoriza e propõe produtos culturais Produto do pensamento assente no “reconhecimento da coerência de valores, fidelidade a princípios e credibilidade” (Bourdieu)

Jornalismo Cultural Tem perdido parte significativa do seu carácter poético: ritmo frenético do trabalho nas redações, redução do número de profissionais e recurso a jornalistas menos experientes Ênfase aos acontecimentos e não às suas problemáticas Limitado à divulgação da programação em agenda

Capital Europeia da Cultura Objectivos: » a valorizar e promover a riqueza e diversidade das culturas europeias; » contribuir para o “conhecimento mútuo dos cidadãos europeus”; » valorizar as correntes artísticas e os estilos comuns aos europeus; » valorizar a abertura e a compreensão dos outros; » favorecer a maior difusão possível das manifestações previstas, recorrendo a todos os meios Parlamento Europeu em 1999

Capital Europeia da Cultura Oportunidades » Vasta afectação de recursos para a cultura » Promoção da “marca das cidades”, aumento da notoriedade internacional e nacional » iniciativas multidisciplinares, incentivo à criação, projectos de contaminação entre artes Responsabilidade » da entidade organizadora no sentido de corresponder aos princípios e objectivos do evento

Análise Jornal Público Jornal de Notícias » Período de uma semana, começa dois dias antes da cerimónia protocolar de inaguração Total notícias Total - 38 Inserções de Publicidade

Análise Publicidade:

Análise Publicidade:

Análise Jornalismo ASSUNTOS 2001: » JN – ASSUNTOS ECONOMIA E POLÍTICA » PÚBLICO – ASSUNTOS CULTURAIS 2012 : » JN – VALORES APROXIMADOS CULTURA E ECONOMIA E POLÍTICA » PÚBLICO – VALOR INFERIOR DE CULTURA

Análise Jornalismo – 2001: » JN – ASSUNTOS ECONOMIA E POLÍTICA » PÚBLICO – ASSUNTOS CULTURAIS » GÉNERO NOTÍCIA, REPORTAGEM E ENTREVISTA NO PÚBLICO E JN, PÚBLICO COM CRÍTICA » PREVALECEM NOTÍCIAS POSTERIORES EM DETRIMENTO DA ANTECIPAÇÃO – 2012 : » JN – VALORES APROXIMADOS CULTURA E ECONOMIA E POLÍTICA » PÚBLICO – VALOR INFERIOR DE CULTURA » EDITORIAS – ASSUNTOS CULTURAIS EM CADERNOS OU SUPLEMENTOS NO PÚBLICO´ » GÉNERO REPORTAGEM NO PÚBLICO E NOTICIA NO JN » AUSÊNCIA DE OPINIÃO E CRÍTICA NOS DOIS DIÁRIOS » NOTÍCIAS DE ANTECIPAÇÃO PREDOMINAM

CONCLUSÕES POUCA DIVULGAÇÃO (APENAS 1 INSERÇÃO) NO PERIODO ESTUDADO PARA A CAPITAL 2012 DESVIO ÉTICO DOS PRINCÍPIOS BASE DA CEC 2012 EM RELAÇÃO A CEC 2001 JORNALISMO GRANDES DIFERENÇAS ENTRE 2001 E 2012 TENDÊNCIA PARA JORNALISMO MAIS SUPERFICIAL, QUE DÁ MAIOR RELEVÂNCIA A QUESTÕES MARGINAIS DO QUE AOS EVENTOS CULTURAIS TRATAMENTO POR ANTECIPAÇÃO – AGENDA CULTURAL OFICIAL