Administração Científica

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Transcrição da apresentação:

Administração Científica & Escola clássica de Administração

Introdução Toda organização,grande ou pequena, enfrenta problemas;e o grande diferencial do administrador está na forma como ele percebe e trata esses problemas. A forma de enfrentarmos os problemas poderá concorrer para o sucesso ou para o fracasso.

Conceito de Administração Científica Aplicação dos métodos e técnicas da ciência aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência da organização.

Taylorismo Qualificação ao invés de pressão O engenheiro mecânico Frederick Winslow Taylor introduziu uma abordagem científica para os problemas que se apresentavam nas indústrias e empresas da época.

Qualificação ao invés de pressão; Evitar o desperdício e economizar mão-de- obra; Divisão de tarefas e seleção do mais qualificado; Métodos e técnicas para uma ORT (Organização Racional do Trabalho); Grande preocupação com a eficiência e aumento dos lucros

Fases do Taylorismo: Maior produtividade com a reforma dos salários; Estudo da função e seleção do melhor operário; Divisão sistemática do trabalho.

As aplicações de Taylor elevaram o desempenho das indústrias mas também geraram: DEMISSÕES GREVES Insatisfação e estresse entre os empregados Falta de destaque dos talentos (todos eram considerados iguais) Dificuldade nas relações pessoais Questões com sindicalistas da época.

ORT – Organização Racional do Trabalho Administração do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Desenho de cargos e de tarefas; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de Homus economicus; Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto, etc; Padronização de métodos e máquinas; Supervisão funcional.

Conclusão Nem todos são abertos à mudanças, principalmente em se tratando de mudanças bruscas como as propostas por Taylor Não há revolução industrial sem que antes haja revolução mental É claro que o fator humano é tão,ou até mais importante que o fator material de uma organização. “Não existe empresa 100% com funcionário 50%” Ao que parece, Taylor apesar de estudar a fadiga humana, se preocupava muito mais com o lucro do que com o pessoal.