Psicopedagogia Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
Psicopedagogia Clínica Institucional
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
ELIANE PEREIRA DE BRITO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
A prática do psicologo no CRAS
Psicopedagogo clínico
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Psicopedagogia Institucional Disciplina Psicopedagogia Institucional Dayse de Fátima Silva daysefsilva54@hotmail.com

A atuação psicopedagógica institucional A psicopedagogia assume um compromisso com a melhoria da qualidade do ensino expandindo sua atuação para o espaço escolar, atendendo, sobretudo, aos problemas cruciais da educação no Brasil.

Entre os problemas de nosso sistema educacional hoje, aparece a dificuldade escolar. Culpados: ora a criança; ora a família; ora uma determinada classe social; ora todo o sistema econômico, político e social.

A Psicopedagogia Institucional propõe analisar a instituição escolar e suas relações com a de abordagem reflexiva e critica, buscando construir um espaço que contribua com a redução do fracasso escolar no nosso país.

O papel do psicopedagogo com relação às dificuldades de aprendizagem, deve buscar o que significa o aprender para o sujeito, sua família, sua escola, tentando descobrir a função do não aprender.

Atualmente, a Psicopedagogia trabalha com uma concepção de aprendizagem segundo a qual participa desse processo um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais que interferem na forma de relação do sujeito com o meio, sendo que essas disposições influenciam e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do meio.

O processo de avaliação psicopedagógica institucional é uma atividade simultaneamente que combina análise documental,entrevistas com respondentes e informantes, participação direta, observação e introspecção.

integração ao aqui e agora das situações da vida diária; Aspectos relevantes a serem analisados: interesse no significado do humano e na interação com pessoas em situações e contextos particulares; integração ao aqui e agora das situações da vida diária; forma de teoria com ênfase na interpretação e compreensão da existência humana;

analisar para possível intervenção; lógica e processo de pesquisa aberto, flexível, oportunístico e que requer constante redefinição do que é problemático, com base em fatos coletados em situações da existência humana; analisar para possível intervenção;

desempenho do papel (ou papéis) de um participante que envolve o estabelecimento de relações com as pessoas da área; uso da observação direta juntamente com outros métodos de obtenção de informações.

Estratégias a serem planejadas: registros de arquivos; observação; notas de campo; outras observações; sumários de observações;

desenhos associados às anotações de campo, se for o caso; conversas e entrevistas informais; entrevistas gravadas; outras conversas.

A Instituição Escolar É por meio da escola que a humanidade começou a desenvolver uma teoria da educação, foi criada com a promessa de sistematizar o ensino e favorecer a transmissão cultural.

A escola transmitindo e agenciando aprendizagem: foi criada com objetivo inicial da transmissão de conhecimento sistematizado e repassando valores morais, éticos e sociais. Em toda sua trajetória, sempre foi um espaço elitista e ainda hoje é um espaço excludente.

No trabalho preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é o objeto de estudo da Psicopedagogia, uma vez que são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.

Níveis de prevenção: 1- Atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a “freqüência dos problemas de aprendizagem”. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação de professores, além de fazer aconselhamento aos pais.

Exemplo na Alfabetização: Ao se deparar com novas teorias acerca da alfabetização, o psicopedagogo, juntamente com outros profissionais da escola, trata de elaborar métodos de ensino compatíveis com as novas concepções acerca desse processo. Trabalha com os professores, auxiliando-os a incorporar os novos conhecimentos e os procedimentos metodológicos deles decorrentes.

2- O objetivo é diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados, cria-se um plano diagnóstico da realidade institucional e elabora-se planos de intervenção baseados nesse diagnóstico, a partir do qual se procura avaliar os currículos com os professores, para que não se repitam tais transtornos.

Exemplo na Alfabetização: Num determinado grupo, classe ou instituição apareçam transtornos na aprendizagem do processo de leitura e escrita. Cabe ao psicopedagogo, realizar um diagnóstico do grupo e intervir nos procedimentos didático-metodológicos em vigor. Tem não só o objetivo de detectar as causas dos transtornos, como também de encontrar os meios para que os mesmos sejam eliminados.

3- O objetivo é eliminar os transtornos já instalados, num procedimento clínico com todas as suas implicações.

Uma vez já instalados problemas específicos de leitura e escrita em um aluno ou grupo de alunos, deve atuar diretamente junto a estes, a fim de tratar esses transtornos e evitar outros.

O psicopedagogo deve ocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem, como se aprende, como essa aprendizagem varia e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e previni-las.

Na escola utiliza instrumental especializado, sistema específico de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos na sua individualidade e de auxiliá-lo em sua produção escolar e para além dela, colocando-os em contato com suas reações diante da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento, resgatando positivamente o ato de aprender.

Cabe ainda, assessorar a escola, alertando-a para o papel que lhe compete, seja reestruturando a atuação da própria instituição junto ao aluno e professores, seja ainda redimensionando o processo de aquisição e incorporação do conhecimento dentro do espaço escolar, seja encaminhando alunos para outros profissionais.

Promove: 1 – Levantamento, compreensão e análise das práticas escolares e suas relações com a aprendizagem; 2 – O apoio psicopedagógico a todos os trabalhos realizados no espaço da escola; 3 – A ressignificação da unidade ensino/aprendizagem, a partir das relações que o sujeito estabelece entre objeto de conhecimento e suas possibilidades de conhecer, observar e refletir, a partir das informações que já possui; 4 – A prevenção dos fracassos na aprendizagem e a melhoria da qualidade do desempenho escolar.

Proporcionando aos educadores conhecimento para: 1 – A reconstrução de seus próprios modelos de aprendizagem, de modo que, ao se perceberem também como “aprendizes”, revejam seus modelos de ensinantes; 2 – A identificação das diferentes etapas do desenvolvimento evolutivo dos alunos e a compreensão de sua relação com a aprendizagem; 3 – O diagnóstico do que é possível ser melhorado no próprio ambiente escolar e do que preza ser encaminhado para profissionais fora da escola;

4 – A percepção de como se processou a evolução dos conhecimentos na história da humanidade, para compreender melhor o processo de construção de conhecimentos dos alunos; 5 – A intervenções para melhoria da qualidade do ambiente escolar; 6 – A compreensão da competência técnica e do compromisso político presentes em todas as dimensões do sujeito.

Pensar a escola, à luz da psicopedagogia significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade.

Deve-se levar em conta quem são os protagonistas dessa história: professor e aluno. Participam também a família e outros membros da comunidade que interfere no processo de aprendizagem – aqueles que decidem sobre as necessidades e prioridades escolares

Análise do fracasso escolar considerando-o como resultado das variáveis: Sociedade – busca cada vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Seus valores, mitos relativos à aprendizagem muitas vezes levam muitos ao fracasso.

A família – também responsável pela aprendizagem da criança irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos como possibilitadoras de aprendizagem. Instituição Educativa – não leva em consideração a visão do mundo do aprendente ao valorizar a inteligência, esquece da interferência afetiva na não aprendizagem.