Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Ministério da Educação
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Portal Educacional Clickideia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
PROGESTÃO.
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
PROGRAMA DF ALFABETIZADO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Currículo em Movimento Reorganização da EJA
Conteúdos e Cronograma do curso
Organização e desenvolvimento do HTPC
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada 2º Encontro
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Aprendizagens ao longo da vida.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em Movimento Reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Informações importantes Os participantes da discussão do Currículo em Movimento – Reorganização da EJA serão certificados pela EAPE. A frequência dos encontros será registrada e obedecerá as mesmas regras aplicadas aos cursos EAPE. Os encontros de formação nas escolas parceiras ocorrerão nos dias das coordenações pedagógicas por Área de Conhecimento. A CEJAd coordenará um encontro semanal em cada escola parceira.

Informações importantes O(a) Coordenador(a) Intermediário(a) de EJA e o Coordenador(a) Local replicarão a mesma discussão nos outros dias de coordenação pedagógica das demais áreas. A conclusão dos encontros sobre as temáticas específicas deverá ser registrada para constituir a proposta base e para ser publicada no blog, a fim de que todas as escolas parceiras tenham conhecimento coletivo do processo.

Percurso da formação Diagnósticos Formatos de oferta Organização operacional Análise curricular e seleção de conteúdos Avaliação Nova EJA

Encontros 02 e 03 Formatos de oferta Situação atual: escolas com oferta presencial e frequência mínima obrigatória de 75%. 01 escola com oferta de EaD. Possibilidades de ampliar os formatos de oferta: -2º encontro: Educação a distância e Semipresencial - 3º encontro: Oferta presencial com flexibilização da frequência mínima, a partir de critérios previamente definidos.

“numa escola assim normal que você vai todos os dias, você tem um professor todo dia que explica aquilo que você não entende. Sendo que aqui você vai pela cabeça, você tem que fazer mais força para aprender e o professor te explica o básico, não o que você realmente necessita saber. Então, se quiser passar de ano e se quer aprender, tem que fazer força por si mesmo, ou não vai para frente...” (Estudante de EJA – Semipresencial – Paraná)

Semipresencial Reflexão: A frequência mínima obrigatória é a principal responsável pelo alto índice de abandono? 30% mediação presencial do conhecimento e 70% execução de atividades pedagógicas realizadas sob orientação docente. Reflexão: Na área urbana, quais os perfis possíveis que poderiam ser atendidos no formato semipresencial? Público específico: Educação nas Prisões e Educação do Campo Reflexão: Quais são as principais problemáticas e também os principais avanços do formato semipresencial?

Educação a Distância “Proximidade pedagógica na distância geográfica” Leitura sugerida: Texto de autoria da profª Maria Luiza Pereira Angelim apresentado nas audiências do Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2007, com o tema: Educação Básica de Jovens e Adultos mediada e não mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs multimídia em comunidade de aprendizagem em rede. Disponível em forumeja.org.br/brasil Questões a serem consideradas: - Limites para a avaliação institucional, avaliação do material didático e interações dos estudantes. - Não realização de processo seletivo para professores. - Plataforma atual / AVA: “E-Proinfo” com suporte técnico do MEC. - Possibilidade de AVA em software livre: Moodle. - Avaliação presencial e a distância. - Dificuldades de acessibilidade: banda larga e rádio a 450 estudantes atendidos por professor-tutor.

Educação a Distância Articulação entre as diversas Subsecretarias para assegurar estrutura física, acesso a internet, processo seletivo democrático, outros. Projeto da SEEDF: descentralização ou reprodução de um matriz? Formação dos Professores na EAPE Reflexão: Quais são as principais problemáticas e também os principais avanços do formato a distância?