As muitas faces do poder

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura.
Advertisements

Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Michel Foucault ( ).
O que é uma instituição social?
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Educação no contexto do Trabalho
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CIDADANIA.
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Educação na Sociedade Informática
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O Estado Qual é a sua função.
O que é ensinar história?
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
História nas atuais propostas curriculares
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
Estrutura do documento:
O normal e o patológico Émile Durkheim.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Max Weber e as ações sociais
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
História As escritas da História O trabalho do historiador
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
Prof. José Roberto Medina
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Sociologia Clássica e Educação
 A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
MAX WEBER
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
periodização da vida como construção social
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Max Weber.
O Campo da Saúde Coletiva
Abordagem sociológica do sistema jurídico
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Michel Foucault Marcos Nalli (UEL – PR). Poitiers (15/10/1926) Paris (25/06/1984)
Introdução ao pensamento sociológico
Michel Foucault (1926 – 1984). Verdade e Poder.
Transcrição da apresentação:

As muitas faces do poder Uma introdução a filosofia de Michel Foucault Livro: Tempos modernos, tempos de sociologia. Páginas: 84 a 97 ou 148 a 158

Michel Foucault (1926 – 1984) Filósofo, historiador, crítico; Aproximação entre história e filosofia Temas de trabalho: poder, conhecimento, discurso, sexualidade, loucura. Interessava-se pela relação entre poder, conhecimento científico e discurso.

Também objetivava entender a relação entre verdade e poder; Para isso, realizou pesquisas sobre temas bastante variados: investigou a origem de várias instituições de controle social, como abrigos, prisões, hospitais psiquiátricos, a fim de entender como a disciplina é criada.

Algumas indagações: Como os homens e mulheres aprendem a se comportar? O que acontece quando não se comportam conforme o previsto? Em que tipos de justificativas se baseiam as regras de comportamento? Onde as regras sociais são transmitidas? Por que e por quem elas são cobradas?

A NAU DOS INSENSATOS – HIERONYMUS BOSCH – 1490 A pintura, datada da Idade Média, faz uma crítica aos costumes da época. Serviu de inspiração para Foucault escrever a introdução do livro A história da loucura. Durante a Idade Média e o Antigo Regime, a sociedade ocidental contava com mecanismos de controle que punia os anormais – ou seja, aqueles que não obedeciam as normas – por meio de castigos ou também por meio de confinamentos.

Estudou os seguintes saberes: biologia, economia política, psiquiatria, sociologia a fim de compreender os dispositivos disciplinares; Século XVIII: Processo de organização e classificação científica dos indivíduos, que veio a garantir uma nova forma de classificar e controlar a sociedade; Cada “anormalidade” passou a ser identificada e tratada por um determinado saber científico; Século XIX e XX: formação das “sociedades disciplinares” – caracterizadas pelo controle e penalização (Vigiar e Punir: nascimento da prisão); Estabelecimento de procedimentos de controle muito eficazes e menos dispendiosos – exemplo: prisões.

Medicina como classificadora: estabelece quem é normal (saudável) e quem não é; Medicina clássica: trabalhava com um vago conceito de saúde, a medicina clínica tem como foco trazer o corpo do doente de volta à normalidade. Ex: temperatura normal, peso normal, estatura ideal. Esse padrão de normalidade passou a ser parâmetro para toda a sociedade; Atualmente, a medicina ganhou uma dimensão política de controle; A escola também se insere nessa dimensão: é o espaço onde os sujeitos aprendem a obedecer as regras sociais. Prisões: local de reclusão de indivíduos que não se adequaram as regras sociais; Fábricas: reproduzem a estrutura da prisão à medida que os trabalhadores são constantemente vigiados e controlados;

Foucault entende que o poder está difundido em todas a sociedade, não se faz presente apenas na esfera econômica (crítica a Marx) ou na esfera do Estado (crítica a Weber). Os governantes possuem poder, mas apenas até certo ponto – não são apenas os governantes que ditam qual o comportamento social deve ser adotado; Outro ponto importante: para Foucault existe uma íntima relação entre saber e poder. Instituições sociais (escolas, hospitais, prisões) nem são politicamente neutras e nem tampouco estão a serviço do bem geral da população. Nós é que julgamos que elas são neutras, legítimas e eficazes porque acreditamos na legitimidade e na eficácia dos conhecimentos científicos. O conhecimento não é uma entidade neutra, ele expressa uma vontade de poder.

Poder x Biopoder Poder: tem como alvo o corpo de cada indivíduo; Biopoder: dirige-se ao corpo das massas, ao conjunto da população e ao seu local de convívio; O objeto do biopoder são os fenômenos coletivos, como os processos de natalidade, longevidade, mortalidade, fecundidade. São acionadas afim de garantir a resolução e o controle dos problemas da coletividade; Muitas instituições, além do Estado, são mobilizadas: instituições de ensino, meios de comunicação de massa, hospitais, etc. Introjetamos esse discurso como verdades absolutas e não como convenções históricas socialmente estabelecidas.

Tarefa! Livro didático: página 96 e 97, exercício 2 ao 5 – exercícios do ENEM, portanto, FAÇAM!

ATIVDADE DE SALA DE AULA 1) Escreva, usando suas palavras, o que você entendeu por política, poder, dominação, disciplina, controle. Procure estabelecer uma relação entre esses conceitos. 2) Na sua opinião, na busca pelo poder, os fins justificam os meios? É preciso que exista algum tipo de controle? Quais são os riscos que o poder proporciona à sociedade? Reflita e justifique.

PARA CASA: PÁGINA 158 (MONITORANDO A APRENDIZAGEM): 1, 2, 3 E 5; PÁGINA 158 (DE OLHO NO ENEM): 1 AO 3 PÁGINA 160 (ASSIMILANDO CONCEITOS) 1 (A e B) PÁGINA 160 (OLHARES SOBRE A SOCIEDADE): 2