DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal - II
Advertisements

Direito Processual Civil Processo de Conhecimento: Provas
DIREITO ADMINISTRATIVO
O processo cautelar. O devido processo legal se traduz na exigência de que toda e qualquer interferência judicial na esfera jurídica de alguém seja resultado.
VIGÊNCIA, VALIDADE, EFICÁCIA E VIGOR DAS NORMAS
Potencial Consciência da Ilicitude
Teoria Geral dos Recursos
Princípios do Direito Processual Penal
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Processo Civil Profª Gisele.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Sandra Krieger Gonçalves
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
A restrição de direitos fundamentais
Conceito, Discriminação, Ônus e Valoração
Unih+ Curso Preparatório OAB
CÓDIGO PENAL PARTE ESPECIAL
PETIÇÃO INICIAL.
TEORIA GERAL DAS PROVAS
DIREITO CONSTITUCIONAL III
O resgate da Legalidade Tributária Fabiana Del Padre Tomé Doutora e professora PUC/SP.
Princípio da Legalidade ou da Reserva Legal: Trata-se de uma efetiva limitação do poder de punir do Estado. Pelo princípio da legalidade, a elaboração.
Profº Carmênio Barroso
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
CONTRATO DE TRABALHO.
Robert Alexy e Ronald Dworkin
EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
Ato voluntário/ ônus processual Teoria Geral dos Recursos Ato de inconformismo destinado a reformar, aclarar ou anular uma decisão Mesma relação jurídico-
PRINCÍPIOS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO
O ÔNUS DA PROVA E A PROVA EMPRESTADA
PRESUNÇÕES E INDICIOS DA PROVA
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
PONTO 1. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
Produção Antecipada de provas
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
AUTOR: Sérgio Schimura Luisa de Albuquerque Camargo Wilson Camacho.
Direito Constitucional I
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
PRESUNÇÕES E INDICIOS DA PFROVA CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II Professor: Dr.Milton de Souza Corrêa Filho Fonte: Curso de Direito.
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante
COISA JULGADA Considerações iniciais
Profº Carmênio Barroso
PROCESSO ADMINISTRATIVO
TEORIA GERAL DA PROVA Prova é demonstração é provar é demonstrar. Como o juiz julgará a causa de um modo se certos fatos tiverem ocorrido e de modo oposto.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
TEORIA GERAL DAS PROVAS
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
PROVAS É a tentativa de reconstrução dos fatos na busca da verdade processual, subsidiando o julgador na tomada de decisão.
Direito Administrativo I
TEORIA GERAL DA PROVA Para julgar e preciso saber se os fatos ocorreram ou não. E isso só se consegue com a produção da prova.
1 SOCIEDADE E A PROTEÇÃO JURÍDICA 1.1 CONFLITOS E INSATISFAÇÕES
9 – PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
4.1. Introdução: As fontes obrigacionais devem ser entendidas como os fatos jurídicos dos quais se originam as relações obrigacionais, sendo a lei a fonte.
DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS A finalidade do Estado é a realização do bem comum, necessitando para esse desiderato de recursos financeiros, os quais são providos.
Teoria Geral do Crime AULA Nº 09.
DIREITO PENAL AULA 01 Prof. Renato de Lima Castro.
BUSCA DA VERDADE NO PROCESSO PENAL
TRIBUTO e suas espécies
INTEGRAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso é possível, pois algumas vezes ela é omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessário.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
PROCESSO PENAL II AULA Nº 2 – TEORIA GERAL DA PROVA.
NULIDADES A nulidade no Processo Penal pode ser definida como um defeito jurídico que invalida ou destitui de valor jurídico um ato ou todo o processo.
 O conceito de direito. O(s) conceito(s) de direito "As leis são mandamentos da boa razão, promulgados e impostos por aquele que cuida do bem comum"
1 Princípios Literatura Específica: - ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2006; - DELGADO, Maurício Godinho. Princípios.
Transcrição da apresentação:

DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio

Conceito de Prova É a demonstra ç ão da verdade dos fatos alegados em ju í zo mediante crit é rios legais ou moralmente leg í timos, que possui como finalidade o convencimento do ó rgão jurisdicional.

Provas ilegais Provas ilícitas e ilegítimas constituem espécies do gênero prova ilegal.

Provas ilícitas Provas ilícitas: são aquelas obtidas com a infringência de norma de direito material, sua coleta é verificada anteriormente ou durante o processo, mas sempre fora da relação processual. A ilicitude aflora da infrigência de normas e princípios tutelares, em especial os direitos de personalidade.

Provas ilegítimas Provas ilegítimas: são aquelas obtidas com infringência a norma de direito processual.

Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Pela admissibilidade processual das provas ilícitas De acordo com essa corrente doutrinária, a prova ilícita deveria ser admitida no processo. Somente seria afastada caso houvesse expressa previsão legal de inadmissibilidade típica.

Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Pela inadmissibilidade processual das provas ilícitas O segundo seguimento da doutrina, encabeçada pela professora Ada Pellegrini, não admite a prova ilícita, mesmo quando não haja qualquer norma proibitiva daquele meio de prova. Referida doutrina é conhecida como a atipicidade constituicional, que não admite provas em desconformidade com o modelo judiciário circunscrito na CF.

Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Teoria da proporcionalidade A teoria da proporcionalidade, também denominada de razoabilidade, admite a prova obtida ilicitamente, sempre que houver na matéria discutida indiscutível interesse público a ser protegido. “Na interpretação de determinada norma jurídica, constitucional ou infraconstitucional, devem ser sopesados os interesses e direitos em jogo, de modo a dar-se a solução concreta mais justa. Assim, o desatendimento de um preceito não pode ser mais forte e nem ir além do que indica a finalidade da medida a ser tomada contra o preceito a ser sacrificado”(NELSON NERI)

PROVAS ILÍCITAS POR DERIVAÇÃO Prova ilícita por derivação constitui aquela prova obtida de forma lícita, mas a que a ela se chegou por intermédio da informação extraída de prova ilicitamente colhida(teoria do fruto da árvore contaminada).