INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
  Ana Carolina Castelli da Silva
Pedagogia da pesquisa-ação
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Plano de Ação Pedagógica
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Pederneiras- São Paulo
Prefeitura municipal de Imperatriz
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Gestão da Educação Infantil
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Roteiro de observação de estágio
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Encontro Estadual de Formação
Acadêmicas: Cristiane Hasse Joana Martinenghi
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Instituto A Vez do Mestre
Didática da alfabetização
Universidade Federal de Itajubá
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
CURSO LINUX EDUCACIONAL MARILENE R. ZANOTELLI PROF. ANA VIRGINIA ESC. ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Universidade Federal de Alagoas
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Taina Soares Sabino Orientador:Jurandyr Carneiro Nobre de Lacerda Neto IFSP CAMPUS ARARAQUARA.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS) CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA TRABALHO DE PESQUISA Gerson Farias de Souza

O uso da Informática Educativa na Educação Infantil TÍTULO O uso da Informática Educativa na Educação Infantil PROBLEMA Na percepção dos alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, qual q relevância do uso da informática educativa no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Infantil?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL Verificar os conhecimentos dos acadêmicos na área, relativo às metodologias que podem ser utilizadas para construção do conhecimento, a fim de melhorar este processo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar se os conteúdos e as habilidades das atividades e softwares utilizados estão de acordo com o nível de interesse das crianças, para que isto não prejudique o processo de ensino e aprendizagem. Verificar as vantagens e desvantagens do uso do computador com crianças da educação infantil, visando o melhoramento deste processo. Verificar se o planejamento do acadêmico em estágio está de acordo com a metodologia da escola.

JUSTIFICATIVA Decidimos fazer esta pesquisa porque acreditamos que é importante estabelecer relações entre a informática e a aquisição de conhecimento pelas crianças da educação infantil. Infelizmente a realidade nas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na “aula de computação” colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeógrafos, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da história, repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem coordenação motora necessária, dado o seu estágio de desenvolvimento.

METODOLOGIA Paradigma Fenomenologia Tipo de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Sujeito Acadêmicos de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa e Educação Infantil. Local Pontifícia Universidade Católica/RS Instrumentos para Coletar Dados Entrevista semi-estruturada Questionário

CRONOGRAMA/2009/2010 Atividade/Mês Dezembro Janeiro Fevereiro Março Delimitação do tema X Delimitação do Problema Delimitação de objetivos Justificativa Coleta de dados bibliográficos Análise do material coletado Entrega da metodologia Entrega do cronograma Discussão sobre o meterial Entrega do referencia teórico Coleta de dados (entrevista) Análise dos dados Relatório Final Apresentação

Custos Passagem: R$ 237,30 Multa Biblioteca:R$ 40,00 Lanche: R$ 90,00