INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS) CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA TRABALHO DE PESQUISA Gerson Farias de Souza
O uso da Informática Educativa na Educação Infantil TÍTULO O uso da Informática Educativa na Educação Infantil PROBLEMA Na percepção dos alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, qual q relevância do uso da informática educativa no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Infantil?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL Verificar os conhecimentos dos acadêmicos na área, relativo às metodologias que podem ser utilizadas para construção do conhecimento, a fim de melhorar este processo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar se os conteúdos e as habilidades das atividades e softwares utilizados estão de acordo com o nível de interesse das crianças, para que isto não prejudique o processo de ensino e aprendizagem. Verificar as vantagens e desvantagens do uso do computador com crianças da educação infantil, visando o melhoramento deste processo. Verificar se o planejamento do acadêmico em estágio está de acordo com a metodologia da escola.
JUSTIFICATIVA Decidimos fazer esta pesquisa porque acreditamos que é importante estabelecer relações entre a informática e a aquisição de conhecimento pelas crianças da educação infantil. Infelizmente a realidade nas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na “aula de computação” colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeógrafos, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da história, repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem coordenação motora necessária, dado o seu estágio de desenvolvimento.
METODOLOGIA Paradigma Fenomenologia Tipo de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Sujeito Acadêmicos de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa e Educação Infantil. Local Pontifícia Universidade Católica/RS Instrumentos para Coletar Dados Entrevista semi-estruturada Questionário
CRONOGRAMA/2009/2010 Atividade/Mês Dezembro Janeiro Fevereiro Março Delimitação do tema X Delimitação do Problema Delimitação de objetivos Justificativa Coleta de dados bibliográficos Análise do material coletado Entrega da metodologia Entrega do cronograma Discussão sobre o meterial Entrega do referencia teórico Coleta de dados (entrevista) Análise dos dados Relatório Final Apresentação
Custos Passagem: R$ 237,30 Multa Biblioteca:R$ 40,00 Lanche: R$ 90,00