VYGOTSKY VIDA E OBRA.

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Transcrição da apresentação:

VYGOTSKY VIDA E OBRA

Lev Semionovitch Vygotsky INTRODUÇÃO: Lev Semionovitch Vygotsky

HISTÓRIA: Vygotsky foi um homem cotidiano como todos. Nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, na Bielo-Rússia, filho de uma família culta. Em 1914, matriculou-se em Medicina na Universidade de Moscou e, paralelamente, estudou Direito.

Em 1917 sua paixão pela arte o mantinha muito próximo de intelectuais e artistas, tanto que lecionou Literatura e História da Arte; Em 1924, apresenta-se casualmente no Congresso Panrusso de Psiconeurologia, quando foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou; Em 1929, concluiu sua tese “A psicologia da Arte”, baseada em Hamlet, de Shakespeare. Em 1932, prefaciou o livro “A linguagem e o pensamento da criança”, de Jean Piaget.

Morreu em 1934 aos 37 anos, e sua obra permaneceu desconhecida no Ocidente até os anos 60, principalmente por razões políticas; Teve dois artigos publicados em periódicos americanos nos anos 30, e apenas em 1962 saiu nos Estados Unidos o livro Pensamento e linguagem; Edição a partir da qual foram feitas outras – inclusive a brasileira, mas que na verdade é uma compilação que corresponde a apenas um terço da obra.

PSICOLOGIA: A Psicologia construída por Vygotsky “junta as pontas”; Juntar estas duas extremidades humanas, a biológica e a cultural, produz uma psicologia que é muito interessante, dinâmica; Ideia de “planos genéticos” explorada por Vygotsky.

GÊNESE: Vygotsky é um autor psicogenético; Para explicá-la, Vygotsky fala em planos genéticos que, em interação, constituiriam o psiquismo de cada indivíduo; Primeiro plano é a filogênese; Segundo plano é a sociogênese; Terceiro plano é o ontogenético; Quarto plano é a microgênese.

EDUCAÇÃO: A contribuição mais importante de Vygotsky para a educação é sua proposta de relação entre desenvolvimento e aprendizagem; Conceito vygotskyano de zona proximal; A zona proximal seria um espaço, abstrato, de desenvolvimento, relacionado ao que Vygotsky chama de nível e desenvolvimento real; Para cada item do repertório psicológico você teria o espaço teórico da zona de desenvolvimento proximal.

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