Introdução ao Design.

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Introdução ao Design

BASES CONCEITUAIS DA APARÊNCIA ESTÉTICO-FORMAL DO PRODUTO

RELACIONA-SE: Atributos do exterior e do estilo na organização visual do produto Percepção sensorial do objeto Função simbólica Dimensões semióticas Ergonomia

O designer deve possuir uma bagagem cultural, conceitual e tecnológica que o habilite a equacionar e resolver de maneira adequada e criativa a aparência estética do produto.

LEMBRE-SE !!! O DESIGNER PRECISA TER UM CERTO DISTANCIAMENTO COM RELAÇÃO AO SEU GOSTO PESSOAL QUANDO ESTIVER ENVOLVIDO NO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO PRODUTO.

ESTÉTICA DO OBJETO É o resultado final da aparência do objeto. A aparência final deve estar condizente com todos aqueles tópicos inicias. Atributos do exterior Estilo – organização visual Percepção sensorial do objeto Função simbólica Função semiótica Ergonômica

VALOR ESTÉTICO???? Refere-se aos sistemas de normas socioculturais, o significado, que de certa forma influencia na aparência do objeto. EX: pessoas que ainda valorizam produtos culturais, como o artesanato; diferem-se dos que apreciam os produtos completamente industrializados. EX2: pessoas das grandes capitais possuem valores culturais e econômicos muito diferentes dos que vivem na periferia.

ESTÉTICA GENERATIVA TODO CONHECIMENTO APREENDIDO DURANTE A SUA VIDA SERÁ EMPREGADO NA HORA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. Conhecimento escolar, literário, cultural, financeiro, social, moral etc. PROCESSO DESIGN FASE DE PESQUISA, BUSCA POR INFORMAÇÃO ESTUDOS, EXPERIMENTOS. ESTÉTICA DA INFORMAÇÃO SÃO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS DO USUÁRIO-CONSUMIDOR, COM O QUAL ELE VAI JULGAR O VALOR DA APARÊNCIA DO OBJETO PROCESSO USO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES QUE O DESIGNER VAI RECOLHER PARA UMA REALIMENTAÇÃO, OU SEJA, PARA UM EVENTUAL REDESIGN DO PRODUTO.

ESTÉTICA EMPÍRICA É uma investigação de idéias com grupos de usuários selecionados sobre valores estéticos. É um método importante como forma de garantir o sucesso do produto, já que envolve a opinião do usuário para seu desenvolvimento.

Trabalhe com fatores socioculturais e técnicos. Dados históricos, simbólicos, científicos e tecnológicos. Dados dos tipos de consumo e perfil do usuário, subordinados ao poder aquisitivo de diversas classes sociais. Globalização, produtos mercadológicos impostos pelos fabricantes....

ESTILO DO OBJETO QUALIDADE INTRÍSECA AO PRODUTO. Deve conter algo a mais, que provoque desejo, encantamento e necessidade no consumidor. Para tanto, pode-se agrega valor produto por meio do sistema sensível e emocional, utilizar o simbolismo, a ergonomia....

GESTALT DO OBJETO Organização visual da forma. Influencia a uma melhor qualidade estéticoa do produto ORGANIZAÇÃO VISUAL DA FORMA. Harmonia; equilíbrio; contrastes; pregnância visual; monossemia e polissemia. TRATAMENTO CROMÁTICO Atribuição de cores adequadas a natureza do produto, a natureza industrial, ao estilo do produto e ao seu design. ILUMINAÇÃO Eventualmente associada a cores, como por exemplo para dar um toque mais emocional!!! Mesas de centro, quadros de obras de arte. MATERIAIS Especificar-los subordinada aos fatores funcionais, estruturais, técnicos, estético-formais, acabamento, texturas especiais, pinturas.... ERGONOMIA DO PRODUTO Atuar de forma criativa e harmoniosamente o produto e sua estética.