Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
Advertisements

ANOREXIA NERVOSA.
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
Tópicos Especiais em Farmácia
LEIA E REFLITA SOBRE ESTAS QUESTÕES:
Colesterol.
Diabetes.
SUGESTÃO CHICAGO JACINTA BERNARDO SASSETI.
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
BIFOSFONATO, EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE PÓS-MENOPAUSA
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
Osteoporose Dr.Elmano Loures.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
WINTER 01 Template ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
quinzena da mulher de 7 a 18 de Março
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Prevenção da osteoporose
Como prevenir a osteoporose?
Climatério e pós-menopausa - fisiopatologia e clínica -
Motivações relacionadas com a dependência
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Sedentarismo O que é o Sedentarismo?
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Nomes: Bruna,Fernando,Marina e Raíssa.
Benefício de dentro para fora
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Cuidados que devemos ter
José Antônio Morais Martins
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Quais são as funções do rim?
UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO
VIH/SIDA.
Assistência Integral à Saúde da Mulher
Motivações relacionadas com a dependência
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
The New England Journal of Medicine
Como Faço ? Orientação Clínica na Perimenopausa Fernanda Águas Maternidade Bissaya-Barreto Coimbra.
Perda de Cálcio na Terceira Idade
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Osteoporose Sintomas e prevenção.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
A Vantagem Adventista Saudável por Escolha – Não por Acaso.
Utilizar substitutos de nicotina para tratar os doentes hospitalizados
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ANAMNESE
CLIMATÉRIO: IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Universidade de São Paulo
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Stress e Depressão Dr. Helnio J. Nogueira.
TEMA DA MENSAGEM DE HOJE: COM OS DE FORA ALGODÃO, COM OS DE CASA LIMÃO
Exercícios para Vida. Risco de Inatividade Doenças Cardíacas Câncer Osteoporose Ansiedade e Depressão Diabetes.
Aluna: Isabela Cunha Mello L. Gadia Professora: Paula Ribeiro Nogueira Santos Escola e Sala: Pirlimpimpim e 5° ano B.
Alimentação e prevenção
CLIMATÉRIO E MENOPAUSA Curso Enfermagem – 4a. fase
CLIMATÉRIO Giovanna Fonseca.
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Um estágio na vida da mulher.
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março Menopausa

Interrupção fisiológica dos ciclos menstruais O que é a Menopausa? Interrupção fisiológica dos ciclos menstruais

Quando entramos na menopausa? Não existe uma idade pré-determinada; Idade média: 50 anos Só é possível ter certeza da entrada na menopausa 12 meses após a última menstruação

Quais os sinais e sintomas? Calores súbitos Afrontamentos Irritabilidade Dores de cabeça Insónias Secura vaginal Diminuição do apetite sexual Quais os sinais e sintomas? São frequentes os afrontamentos, calores súbitos, dores de cabeça, insónias, humor depressivo, irritabilidade, secura da vagina, dificuldades sexuais. incontinência urinária, aumento de peso, modificação da pele e do cabelo, dores ósseas e articulares (Quadro 1 ). Há, também, tendência para o aumento de pressão arterial, subida de colestrol e, por vezes, para o aparecimento de dores pré-cordiais e alteração no electrocardiograma.

A Menopausa pode levar a problemas de saúde? O principal problema é a Osteoporose

Como atenuar os efeitos da Menopausa? Manter um peso saudável Não fumar Praticar exercício físico Boa alimentação Tratamento hormonal Como atenuar os efeitos da Menopausa? Balanço da ingestão de calorias e actividade física (ao menos 30 minutos por dia, três vezes por semana) para alcançar ou manter um peso corporal saudável. •    Consuma uma dieta rica em vegetais e frutas. •    Escolha alimentos com grão integral e alimentos com fibras. •    Consuma peixes, especialmente peixes “gordos”, pelo menos duas vezes por semana. •    Limite a ingestão de gordura saturada, escolhendo carnes magras e vegetais. •    Ao consumir produtos, escolha os sem gordura, 1% de gordura ou baixo teor de gordura •    Escolher e preparar alimentos com pouco ou nenhum sal. •    Aumente o consumo de fibras (feijão, grão inteiro, outros frutos e produtos vegetais). •    Se consumir álcool, faça-o com moderação. •    Pare de fumar.

Quais as vantagens do tratamento? Redução do risco de osteoporose Diminuição dos sintomas Melhoria da actividade sexual Melhoria da qualidade de vida Quais as vantagens do tratamento?

Terapêutica Hormonal de Substituição Atenua os sintomas Nem todas as mulheres podem fazer este tratamento Pode prevenir outras doenças associadas à menopausa – osteoporose Ter em atenção a idade das doentes e os períodos de tratamento prolongados Terapêutica Hormonal de Substituição Antes de iniciar a terapêutica devem ser analisados os factores de risco descritos e considerado o risco/benefício do tratamento a instituir. Deve ter-se em atenção a idade das doentes bem como os períodos de tratamento prolongados Duração? Colocar? A terapêutica hormonal de substituição a longo prazo é aceite como favorável em termos de risco/benefício para as mulheres menopaúsicas sem útero porque não requer terapia concomitante com progestagénios. Pode ser mantida por cerca de 8 a 10 anos, mas deverá ter-se em atenção o possível aparecimento do cancro da mama. A situação é menos evidente para as mulheres menopaúsicas com útero, porque a necessidade da administração de progestagénios pode impedir o efeito protector das pequenas doses de estrogénio contra o enfarte de miocárdio e ataque cardíaco. Contudo, os factores de risco da osteoporose devem ser tidos em consideração antes do início da terapêutica e da instituição do esquema posológico. Nos factores de risco incluem-se terapias anteriores com corticosteróides, doenças de predisposição para a osteoporose, os antecedentes genéticos, a falta de exercício, o alcoolismo, os hábitos tabágicos ou a fractura da anca antes dos 65 anos. Na terapêutica hormonal de substituição devem ser tidos em atenção, não só a idade das doentes como os períodos de tratamento prolongados que se consideram factores de risco agravado para o cancro da mama, do endométrio e do ovário, de doença coronária, de enfarte do miocardio e de tromboembolismo. Antes de iniciar a terapêutica devem ser analisados os factores de risco descritos e considerado o risco/benefício do tratamento a instituir. dosagem deve ser individualizada de acordo com as características da doença e com a resposta da doente.

Quinzena da Mulher 14 de Março VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE: quinzenadamulher.webnode.pt