Rafael Oliveira Romeiro Wikinomics, Cap. 4 (Don Tapscott & Anthony D. Williams)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

A ARTE DE ENCANTAR E VENDER!
Geração de Negócios em Feiras e Eventos
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Comportamento do Consumidor Online
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
VENDAS Onde a estratégia se materializa
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
Administração de Recursos Materiais Unidade VI – Distribuição
Empreendedorismo AULA 3
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Empreendedorismo nas Empresas
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
LOGÍSTICA Grupo 97..
Logística de Distribuição
Logística de distribuição
O Futuro da Competição Grupo D
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
Estratégias do agronegócio
Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof.
Bárbara Turra Guilherme Lima Tatiana Josué
Prof. Ivan Bursztyn Coordenadores do curso:
Mestrado em Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia 21 de Novembro de 2003 Reading 1 – Reposicionamento da investigação na indústria Leonardo.
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
ALUNOS: DANIEL CONTE LUIZ FERNANDES RICARDO MAIA
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Logística de Distribuição
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
MBA em Marketing e Comunicação
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo.
Marketing de Negócios – 8º Período – Aula 01
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
1 Custos de desenvolvimento interno Receita Custos Custos de desenvolvimento interno Receita Diminuição do ciclo de vida dos produto Aumento dos custos.
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
Metodologia de Pesquisa
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
APRESENTA UMA NOVIDADE AOS Fabricantes de réguas em metal, estiletes e mantas para corte.
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
MBA em Marketing e Comunicação. Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite
Micros e Pequenas Empresas
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
ANÁLISE AMBIENTAL – ANÁLISE INTERNA Ferrel e Hartline, cap.4, 2005 Hooley, Saunders e Piercy, cap. 6, 2005.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
GESTÃO EMPRESARIAL.
O Poder da Inovação Marcelo Tambascia Corporate Lab Head – 3M do Brasil.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Rafael Oliveira Romeiro Wikinomics, Cap. 4 (Don Tapscott & Anthony D. Williams)

Introdução Empresas possuem problemas difíceis que alguém no mundo conseguiria resolver. “Mente singularmente qualificada que possui a perfeita combinação de especialização e experiência para resolver algum problema.” Exemplo: Mueller e o InnoCentive.

Ideágoras Mercados globais emergentes que tornam idéias, invenções e conhecimento científico em todo o planeta acessíveis a empresas. Diversidade de raciocínio pode gerar soluções singulares. Pequenas empresas (sem capacidade gerencial ou de marketing) podem vender suas idéias e tecnologias para que outras companhias comercializem.

Mudança de panorama Antes: Criar e comercializar idéias dentro das fronteiras de entidades fechadas. Raramente buscava-se novas idéias e invenções. Os avanços da tecnologia vinham de investimentos pesados em P&D dentro das grandes empresas. Depois: As inovações surgem de vários cenários diferentes. A ciência e a tecnologia evoluem a uma velocidade muito rápida.

Os dois tipos de ideágoras Soluções à procura de perguntas. Perguntas em busca de soluções.

Soluções à procura de perguntas Oportunidade de capitalizar propriedade intelectual acumulada. Exemplo: P&G e yet2.com. Exemplo: IBM. Empresas podem comprar e vender idéias e tecnologias em um campo global mais amplo. Exemplo: GE e a Ásia. Tecnologias de caro desenvolvimento podem ser utilizadas em nichos de mercado. Exemplo: P&G e os adesivos de insulina.

Perguntas em busca de soluções Cria conexões e facilita transações entre compradores e vendedores de idéias e tecnologias. Exemplo: P&G e o "Conecte-se e Desenvolva".

Papel das ideágoras Permitem a comercialização de idéias como produto. Melhoram a liquidez do mercado. É difícil conseguir aprovação de licenciamento sem analisar múltiplas opções. Exemplo: yet2.com e os acordos agenciados. Exemplo: InnoCentive e o sigilo de identidade e aplicação. Fomentam a inovação colaborativa. Síndrome do "não foi inventado aqui". Exemplo: GE. Exemplo: DuPont.

Pesquisa interna e externa É possível obter sucesso enfatizando-se diferentes quocientes de pesquisa interna e externa. Exemplo: impressoras Dell (Lexmark) e impressoras HP. Equipe de P&D interna não se torna substituível. Empresas sem invenções próprias podem ter pouco poder de barganha em negociações de licenciamento. As empresas sempre precisarão fazer as perguntas certas, traçar estratégias, selecionar as informações externas, agregar valor, integrar soluções e orquestrar seus negócios e recursos.

Colhendo idéias As buscas por novas tecnologias devem ser guiadas por objetivos e diretrizes claros. “Labirinto de oportunidades.” Exemplo: P&G e sua metodologia. É preciso ter um portfólio de abordagens. Manter uma rede de caçadores de tecnologia. Exemplo: P&G e o Mr. Clean Magic Eraser. Explorar comunidades de código aberto para aprimorar e desenvolver produtos. Exemplo: IBM e o Apache. Maior colaboração com os parceiros e fornecedores Exemplo: P&G e a troca de pessoal.