Profª. Esp. Maria Helena Carvalho A FRAGMENTAÇÃO DO CONCEITO DE ESPORTE Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Períodos Históricos do Esporte Classificação: ESPORTE ANTIGO: abrangendo toda a Antiguidade e chegando até o século XIX, teve na Grécia Antiga o seu apogeu; ESPORTE MODERNO: iniciou-se após 1928, na Inglaterra, com o pedagogo THOMAZ ARNOLD, que, como reitor do RUGBY COLLEGE, codificou os jogos existentes e levou o esporte, pouco a pouco, à institucionalização; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho ESPORTE CONTEMPORÂNEO: teve início por volta de 1980, depois da edição da Carta Internacional de Educação e Esporte pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1978, que em seu artigo primeiro estabeleceu que a atividade e a prática esportiva eram direito de todos.(DIREITO DESPORTIVO). Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
NOVOS CONCEITOS DE ESPORTE O ESPORTE-EDUCAÇÃO; O ESPORTE-LAZER; O ESPORTE DE DESEMPENHO Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O Esporte contemporâneo Décadas de 1970 e 1980 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
SENTIDOS DIFERENCIADOS DE ACORDO COM SUA DIREÇÃO ESPORTE SOCIAL ESPORTE ESPETACULO Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Quanto a formalidade ser: PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS PRÁTICAS ESPORTIVAS NÃO-FORMAIS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
BRASILIA – DF, JULHO DE 1989 I CONFERENCIA DE ESPORTE NA ESCOLA CARTA INTERNACIONAL DE ESPORTE ESCOLAR 1- O esporte é um meio maravilhoso de Educação. 2- Oferece possibilidades excepcionais de encontros, de comunicação, de intercâmbios, de integração comunitária. 3- Permite viver momentos maravilhosos, de provocar alegrias intensas na competição e na vitoria. 4- Os insucessos esportivos são também positivos. Eles levam a modéstia, ao reconhecimento da superioridade do vencedor, a entrega em causa pessoal, a analise das razoes de sua derrota, para extrair os elementos de progressão. 5- A pratica esportiva é um meio destacado de prevenção contra varias doenças físicas, mas também mentais. Ela e um fator importante de equilíbrio e de saúde moral e física. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
CARTA DOS DIREITOS DA CRIANÇA NO ESPORTE 1- O direito de praticar Esporte. 2- O direito de se divertir e jogar. 3- O direito de usufruir de um ambiente saudável. 4- O direito de ser tratada com dignidade. 5- O direito de ser rodeada e treinada por pessoas competentes. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho 6- O direito de seguir treinamentos apropriados aos ritmos individuais. 7- O direito de competir com jovens que possuem as mesmas possibilidades de sucesso. 8- O direito de participar de competições apropriadas. 9- O direito de praticar esporte com absoluta segurança. 10- O direito de não ser campeão. (Aprovada no 10º Congresso Internacional do Panathlon, Avignone, 1995) Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Boa sorte! Que a Força esteja com vocês! Teoria do Esporte Profª . Esp. Maria Helena Carvalho Atividade em Classe Leitura e produção de texto 1 passo: Ler! 2 passo: “grifar” mentalmente os pontos principais; 3 passo: grifar os pontos principais; 4 passo: resenhar! Boa sorte! Que a Força esteja com vocês!