Psicolinguística.

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Transcrição da apresentação:

Psicolinguística

O que é Psicolinguística?

Domínios da Psicolinguística Aquisição da fala Compreensão da linguagem Percepção da linguagem Produção oral e escrita Processamento textual Distúrbios de aquisição e processamento da linguagem Linguagem e pensamento

A Psicolinguística através dos tempos... Início 1951 – Seminário de Verão – Universidade Cornell 1953 – Universidade de Indiana Psicologia – processo mental Linguística – mensagem 1950 Behaviorismo

1960 1970 Atualmente Gerativismo (Chomsky) Abandono da gramática transformacional Cognitivismo Compreensão do discurso x Variáveis sintáticas Semântica x Sintaxe Atualmente Reaproximação da teoria gerativa Sistema computacional não desvinculado da produção/compreensão de enunciados Aproximação entre competência (linguística) e desempenho (psicologia)

Questões Como é o processo de aquisição da linguagem? Como é o processo de compreensão da linguagem? Como é o processo de produção da linguagem?

Como as pessoas adquirem a linguagem verbal?

Psicolinguística desenvolvimental O que é? Quais são seus objetivos?

Skinner Chomsky Piaget Behaviorismo Resposta aos estímulos Repetições Dispositivo de aquisição de linguagem Desempenho linguístico Competência linguística Faculdade da linguagem Piaget Teoria dos 4 estágios de desenvolvimento Sensório-motor (0 a 2 anos) Pré-operatório (2 a 7 anos) Operatório completo Operações formais Assimilação e Acomodação

1980 - Conexionismo Neurociência Aquisição da linguagem escrita

Curiosidade Os estudos até hoje realizados evidenciam que, por volta dos 8 meses, a criança mostra indícios de voltar-se para a fonologia de sua língua e, portanto, entende-se que a aquisição fonológica inicia; no segundo ano de vida, com as primeiras combinações de palavras, inicia a aquisição sintática e, devido ao tempo de contato da criança com a língua e ao seu conhecimento mais detalhado, segmentações internas à palavras começam a ser verificadas, o que sugere o início da aquisição morfológica. A aquisição lexical é um processo que se inicia com a produção das primeiras palavras e que se estende por toda a vida, já que o ser humano sempre aprende novas palavras. Assim, só poderemos definir o momento que a criança atinge a língua-alvo, considerando cada aspecto gramatical em particular. De modo geral, os estudos apontam que até os 5 anos de idade a criança já adquiriu a gramática de sua língua.

Psicolinguística experimental Objetivos Compreensão da linguagem Produção da linguagem Processamento linguístico Processo Cognitivo Mesmo processo cognitivo atuando de maneira inversa Complexidade diferente – Realimentação Afásia

Estudos e Investigação Maior número de pesquisas sobre a compreensão Investigação nos vários níveis gramaticais (fonológico, morfológico, sintático, semântico) Campos de Investigação Estudos sobre a percepção da fala Estudos sobre reconhecimento de palavras Estudos sobre processamento de frases Estudo da interpretação semântica Offline / Online

Modelos Teóricos Teoria do garden-path (TGP) Modular Serial Foco sintático Economia dos recursos cognitivos Teoria interativa incrementacional (TII) Interativo e modular Paralelo Dialoga com a teoria gerativista Teoria da satisfação de condições (TSC) Altamente interativa e não modular Conexionista Foco na Semântica Dialoga com a teoria sociocognitiva Frequência de uso

Processamento Sentencial Ambiguidade Experimentos offline / online Ex: Alguém atirou no empregado da atriz que estava na varanda. Um navio brasileiro entrava a baía de Guanabara um enorme rebocador.

Processamento co-referencial Coesão e coerência 1) Reativação Semântica Ex: Ontem eu vi o carro de perto e... a) Eu achei ele bonito. b) Eu o achei bonito. c) Eu achei ___ bonito. d) Eu achei o carro bonito. e) Eu achei o veículo bonito. f) Eu achei o chevete bonito.

Processamento co-referencial Ex: Reativação sintática Ex: Ontem eu vi o carro de perto e... a) Eu achei ele bonito. b) Eu o achei bonito. c) Eu achei ___ bonito. d) Eu achei o carro bonito. e) Eu achei o veículo bonito. f) Eu achei o chevete bonito. Reativação morfológica Ex: Canto, Canteiro, Cantor, Encantamento

Exemplos O diretor contou à aluna que o professor beijou (a) a secretária /(b) a estória. O guarda viu o rapaz  (a) com o binóculo/ (b) com o revólver Mãe suspeita de assassinato e foge / Mãe suspeita de assassinato foge. Como João sempre corre (a)um km, ele não ficou cansado (b) um km é fácil p/ele.

Participantes: Edilson Santana Léa Kavalek Luciane Prata Rodrigo Accioly Valdir Duarte