O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
Política de Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Indicadores sociais e educacionais
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
I Encontro Estadual da UNCME-Rio Grande do Sul
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
Dra.Nadia A. Bossa Inclusão Social.
Manual Informativo Sobre Inclusão
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
AEE, PPP e acessibilidade na escola
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Campina Grande Outubro 2015
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
O Instituto do III Millennium Centro de Difusão da Cultura Tecnológica da Informação Apresenta:
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
História, legislação e Políticas Públicas Santos, 2012
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Transcrição da apresentação:

O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo Serra Negra – 12/02/09

Breve Histórico das Práticas Sociais Idade Antiga Grécia/Roma Idade Média Idade Moderna Renascimento Idade Contemporânea I I I I Sociedade pautada nos valores da estética, dos feitos heróicos e guerra. Legitimação do abandono e da eliminação. Cristianismo / Inquisição Abrigo por troca de indulgências Idéia da possessão e castigo Idéias reformistas monitorando o desenvolvimento das ciências. Convivência da medicina, alquimia e magia. Alto Grau de desenvolvimento Tecnológico Comunicação Globalizada Convivência com a diversidade Isolamento Asilamento Integração Isolamento Asilamento Integração Isolamento Asilamento Eliminação Isolamento FAZER COM FAZER PARA Inclusão Fonte: Instituto Paradigma SEE /CENP/CAPE

Definição de Deficiência Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. FONTE: CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ONU/2006 SEE /CENP/CAPE

COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Dados Educacionais do MEC COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Educação Especial Comparação de Matrículas na Educação Especial em Classes Especiais ou Escolas Exclusivas, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação - 2007 e 2008 Fonte: MEC / INEP SEE /CENP/CAPE

COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Dados Educacionais do MEC COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Educação Especial Comparação de Matrículas de Alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais em Classes Comuns do Ensino Regular e/ou Educação de Jovens Exclusivas, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação - 2007 e 2008 Fonte: MEC / INEP SEE /CENP/CAPE 5

A Educação Especial no Estado de São Paulo Serviço de Educação Especial CAPE (formação continuada, impressão de materiais adaptados, participação em eventos,cursos, expedientes, distribuição de materiais) 91 DEs (PCOPs exclusivos e Supervisores de educação especial) SAPEs SEE /CENP/CAPE

A Educação Especial no Estado de São Paulo SEE /CENP/CAPE 7

Formação continuada – CAPE SEE /CENP/CAPE

Serviço de Apoio Pedagógico Especializado – SAPE SEE /CENP/CAPE