CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Projeto de Atendimento ao Aluno
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
Ano 2 Unidade 1.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Etapas de uma sequência didática
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Encontro com professores – Maio /11
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
A pré história da linguagem escrita
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Heloise Amorim, Jéssica A. Hoffmann, Larissa F. Foppa, Larissa Popper Cassaniga e Suzana Baron

SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação: aporte teórico, álbum articulatório, diagnósticos de pré-alfabetização e alfabetização, entrevista, festa junina 4. Análise dos Resultados Alcançados 5. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO DATA PLANEJAMENTO 03/06 Organização das atividades para diagnóstico das turmas de pré-alfabetização e alfabetização. 17/06 Realização da entrevista com o professor de música da escola. 19/06 Estudo do aporte teórico. 24/06 Inicio da construção do portfólio referente ao mês de junho. Festa Junina na escola. 01/07 Elaboração do portfólio. 04/07 Encontro no Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

INTRODUÇÃO No mês de junho, pesquisamos e acrescentamos algumas atividades aos disgnósticos de pré-alfabetização e alfabetização usados pela escola. Realizamos uma conversa com o professor de música da escola, com o objetivo de conhecermos as possíveis contribuições da música para o processo de alfabetização das crianças e sua relação com a aquisição da consciência fonológica. Acompanhamos também a comemoração da Festa de São João e realizamos o estudo dos livros Alfabetização de Crianças e Adultos: novos Parâmetros, Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores e Práticas Pedagógicas em Alfabetização: Espaço, Tempo e Corporeidade.

DIAGNÓSTICO FONOLÓGICO (ÁLBUM ARTICULATÓRIO)

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

DIAGNÓSTICO PARA O 1º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 1º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

ENTREVISTA COM PROFESSOR DE MÚSICA Realizamos um diálogo com o professor de música da escola, no qual discutimos a importância da música no processo de alfabetização. O professor relatou que está trabalhando, desde o inicio do ano, atividades relacionadas ao timbre dos instrumentos, para ajudar as crianças a distinguir os sons dos instrumentos. O professor relatou, também, que as notas musicais têm um papel importante na produção de diferentes sons. Outro ponto que merece destaque é a questão das pausas na música (intervalos entre fragmentos melódicos). Para aprender música é necessário concentração, repetição e muito treino.

APORTE TEÓRICO O processo de alfabetização requer o domínio de três competências básicas: 1. Consciência fonológica: a capacidade de segmentar palavras e de notar que as palavras são compostas por fonemas. 2. Domínio do princípio alfabético: o conhecimento de que as letras do alfabeto são símbolos que representam os componentes dos sons que ouvimos na fala, isto é, que os grafemas representam os fonemas 3. Fluência.

FESTA JUNINA DA ESCOLA Estivemos presente na Festa Junina da escola. Foi realizada a comemoração por meio de uma gincana, que envolveu todos os alunos do período vespertino da escola e professores. Na gincana aconteceu uma série de atividades. Entre elas: levar o ovo na colher, corrida do saco e milho no palito. Os grupos foram organizados pelos professores, de forma mista, na qual cada grupo era identificado por uma cor, grito de guerra e mascote.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS No mês de junho, finalizamos os estudos dos aportes teóricos que subsidiaram o projeto. Constatamos que o processo de alfabetização requer o domínio de três competências básicas: consciência fonológica, domínio do princípio alfabético e fluência. Analisamos e aprimoramos os diagnósticos que serão aplicados em sala de aula. Todavia, ainda é necessário elaborar algumas atividades voltadas à leitura, à consciência fonológica e a psicomotricidade para concluí-lo.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS Na entrevista com o professor de música da escola, pudemos analisar e fazer alguns importantes paralelos entre a aquisição de competências musicais e competências de leitura e de escrita. Concluímos que não é possível fazer um diagnóstico para saber quais competências musicais faltam para a criança ter sucesso no seu processo de alfabetização, pois é possível alfabetizar-se eficazmente sem ter desenvolvido competências musicais. Todavia, ficou bastante claro que a aprendizagem da música tem grande valor para a alfabetização, já que tem muitas contribuições para oferecer na área da consciência fonológica, uma das competências necessárias para o sucesso da alfabetização.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS Neste sentido, observamos que a criança, ao aprender distinguir os timbres dos instrumentos e as notas musicais, desenvolve sua capacidade de discriminar os sons. Esta competência é essencial para a criança conseguir diferenciar os fonemas. Outro ponto importante tem relação com a sequência das notas musicais. A criança precisa aprender a sequência das notas na música, isto é, qual vem primeiro, qual vem em seguida e assim por diante. O mesmo ocorre quando a criança aprende os fonemas: ela precisa saber a sequência dos fonemas da palavra que está aprendendo a ler ou escrever.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS Além disso, a música trabalha com pausas (intervalos entre fragmentos melódicos). O mesmo ocorre na leitura de textos, quando temos que fazer certas pausas que dão significado e ritmo ao texto (pausas que são representadas pelos sinais de pontuação). Verificamos, ainda, que a música auxilia na escrita pois dá ao escritor o que podemos chamar de musicalização do idioma, isto é, a capacidade de escrever um texto harmônico e melódico, de tal modo que o texto soe agradável ao ouvinte. A música favorece também a capacidade de concentração e atenção das crianças. Participamos da Festa Junina da escola. E, por fim, produzimos o portfólio.

REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, 2004. PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012. SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.