Apresentação O Bahia Recall Revelação foi instituído desde 2005 ao Bahia Recall - maior prêmio da propaganda baiana, que este ano apresenta a sua 6ª edição. O prêmio é uma iniciativa da Rede Bahia, que se destina a estimular a criatividade e a participação de estudantes de publicidade e propaganda de instituições de ensino superior através da prática aplicada à responsabilidade social.
Participantes Poderão concorrer ao prêmio estudantes dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda de instituições de ensino sediadas no estado da Bahia. As inscrições deverão ser feitas, sem qualquer ônus, através do sistema de inscrição disponível no site As equipes deverão ser formadas de no mínimo 02 (dois) e no máximo 06 (seis) integrantes. Todos os integrantes da equipe deverão pertencer à mesma instituição de ensino e comprovar sua matrícula na respectiva instituição.
Participantes Serão automaticamente desclassificadas as equipes nas quais seja comprovado o auxílio, apoio ou qualquer tipo de interferência de profissionais de agências de propaganda ou de produtoras de vídeo. É obrigatório que criação e direção de todas as peças sejam exclusivamente dos membros da equipe.
Vencedores AnoFaculdade 2005 e 2008IBES 2006POLIFUCS 2007 FTC Vit ó ria da Conquista 2009Unijorge
Ranking Geral (2005 a 2009) FaculdadesEquipes UCSAL26 Unifacs17 IBES11 FSBA 8 Faculdade An í sio Teixeira - FAT 8 Unijorge7 FACSAL7 Faculdade da Cidade6 FIB6 FTC - VC6 FTC5 H é lio Rocha 4 ESAMC3 Unime3 FASJ - Faculdade São Francisco de Juazeiro2 FTC - Itabuna2 UNISA2 Sartre Coc1 Faculdade Dois de Julho1 Polifucs1 UNEF - Feira de Santana1 Total 127
Cronograma Campanha publicitária: de 05/07 (segunda) a 13/08 (sexta) Inscrições e entrega de material: de 05/07 (segunda) a 13/08 (sexta) Julgamento: 27/08 (sexta) Premiação Bahia Recall: 14/10 (quinta)
Cliente e Tema O Bahia Recall Revelação tem cunho social. As equipes deverão desenvolver uma campanha com peças para TV, rádio, jornal e internet. Cliente: Rede Bahia Tema: Preconceito contra os portadores de deficiência f í sica Objetivo de comunica ç ão: Sensibilizar e conscientizar a sociedade com o objetivo de combater o preconceito em rela ç ão a pessoas portadoras de deficiência f í sica.
Cliente e Tema Descri ç ão do tema: O preconceito é uma das grandes barreiras que bloqueiam a inclusão social e profissional dos portadores de deficiência f í sica. No Brasil são cerca de 25 milhões de deficientes. A mobilidade com autonomia e seguran ç a, constitui um direito universal e resulta das conquistas sociais e do conceito de cidadania. Quando não vemos o portador de deficiência f í sica nas ruas, na escola, no trabalho, no cinema, no teatro, no banco, em restaurantes ou qualquer outro lugar aonde vamos, o preconceito explica a ausência pela deficiência que limita sua a ç ão. Não conseguimos ampliar nosso entendimento para verificar que o portador de deficiência f í sica não est á onde nos encontramos pela falta dos meios f í sicos, de rebaixamento de meio-fio nas ruas, de rampas e outras adapta ç ões simples, mas eficazes. Essa ausência de acessibilidade aos espa ç os enaltece a deficiência e não permite ver que não é ela o fator limitante, mas o desrespeito as "necessidades especiais".
Cliente e Tema Descri ç ão do tema: Se a sociedade rever esse conceito, que normalmente apenas reproduz, vai, com o respeito à s diferen ç as, criar os mecanismos da igualdade. Tendo a oportunidade de ser igual, continuando diferente, cabe ao portador de deficiência f í sica superar suas limita ç ões, como qualquer ser humano, e ser mais um a construir a comunidade. Diferen ç as existem. E são justamente elas que nos tornam ú nicos. Todos somos diferentes. No jeito, na personalidade, diferentes fisicamente ou psicologicamente. Não é isso que nos torna melhores nem piores. O que importa é a capacidade que cada um possui de superar seus pr ó prios limites.