Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Jovens e os Media.
Advertisements

Evolução do rádio e digitalização
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) Onda Curta (O.C.) 24h no Ar ZYK – 639
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
Vídeo na Vodafone live! Vídeo MMS TV em directo e Clips de vídeo
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
Produzindo Rádio na Escola
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
Independência do Brasil
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Profª. Patrícia A. de Lima
Elementos Promocionais
Redação Publicitária I
Redação Publicitária I
Veículo de Comunicação: Jornal
Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I
Origem e desenvolvimento da crônica
Relatório Criativo Tema: Peças Impressas de divulgação
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Copyright © 2006 by Pearson Education
JORNALISMO ESPORTIVO.
Professora: Rosana Santos
Eras Culturais – por Lucia Santaella
A Indústria Cultural no Brasil
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
Características dos meios
Comunicação Empresarial
Profa. Me. Maria Alice S. Ferreira
PROMOÇÃO.
A Mídia e suas diversas faces
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Campanha de Matrículas 2008
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Rádio na era da informação
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Como funciona a imprensa
Por uma história cultural latino americana dos meios de comunicação: Um olhar sobre as práticas, processos e sistemas de comunicação nas últimas décadas.
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
RÁDIO.
Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.
Jingles Profa. Marilene.
Mídia Impressa.
Rádio como forma de propaganda
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Foto Publicitária.
Estratégias de Comunicação
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
1. Novo Cenário da Comunicação Comunicação Integrada Comunicação Integrada de Marketing Fonte:Kotler Consumidor VendaPessoal Promoção de Vendas.
História da Comunicação:
OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. POR QUE UTILIZAR OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA? Alcance geográfico Alcance populacional.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
É no séc.XX que surgem novos hábitos, valores e comportamentos!
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
História da Comunicação:
BMG Crédito Consignado 2010
Estudo da Língua Portuguesa
Camila Alves dos Santos; Cinthia Moreira Fonseca; Diná Aguiar da Silva; Rodrigo V. L. Martins. AGÊNCIA:
Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
PROPAGANDA.
Comunicação Integrada
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Rádio e Jornal Impresso

Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup

Rádio

Um pouco de História A primeira transmissão de rádio realizada no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do centenário da Independência na Esplanada do Castelo. O presidente Epitácio Pessoa fez um pronunciamento e ouve outras atrações.

Rádio A década de 30 marcou o apogeu do rádio como veículo de comunicação de massa, o crescimento da economia nacional atraía investimentos estrangeiros, que encontravam no brasil um mercado promissor.

Rádio Em 1936 foi fundada a Rádio Nacional que marcou a radiofonia no Brasil, em seus quadros brilhavam alguns talentos como Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Dorival Caymmi

Rádio Em 1940 a Rádio Nacional ganhou um novo formato em suas programações, sob direção de Gilberto de Andrade. Surgiu os ídolos da época, as rádio novelas, talentos como Mário Lago, Cauby Peixoto, Emilinhas Borba, Paulo Gracindo, Janete Clair e muitos outros, talentos que também eram retratados na Revista da Rádio, de Anselmo Domingos

Rádio Em fins da década de 1950, com a concorrência da televisão. o rádio começou a perder prestígio. Pois a televisão reunia som com imagem.

Rádio/Programas Os calouros do Ary O trem da alegria Gerônimo, O heroi do sertão Trancredo e Trancado O repórter Esso A crônica da Cidade A felicidade bate à sua porta

Rádio Características Ela tem condições de transmitir a informação com mais rapidez do que qualquer outro meio; Foi o primeiro dos meios de comunicação de massa que deu vantagem imediata à noticia devido à possibilidade de divulgar os fatos no exato momento em que ocorrem; Maior alcance público; características intrínsecas podemos destacar: linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo, imediatismo e a instantaneidade, a autonomia e a penetração; Caracterizada pela repetição de modo a que o ouvinte possa assimilar a idéia que se pretende comunicar.

Rádio Vantagens Uso massificado(muitos ouvintes)‏ Imediatista Menor custo de produção (fácil)‏ Impacto, com reforço da musica Ótimo para população em trânsito (uso de rádio nos automoveis)‏ Imaginação Para receber a mensagem basta ouvir Além de informar, diverte ( em relação ao impresso)‏

Rádio Desvantagens Vida Curta Inadequado para temas complexos e técnicos Necessidade de maior freqüência, para maior cobertura Cobertura local, com raras exceções Não tem imagem

Rádio Veremos jingles de produtos na rádio Veremos Vídeo de um spot sobre drogas na rádio Veremos vídeo de uma rádio novela

Jornal Impresso

um pouco de história A imprensa brasileira tem duas datas como marcos fundadores: o lançamento, em Londres, do Correio Braziliense, em 1º de junho, e a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro, ambos de 1808.

Jornal

Vantagens Flexibilidade Cobertura Local Ação rápida Permite mensagens longas Datas de Fechamento curtas

Jornal Desvantagens O jornal de ontem é antigo Vida curta- um dia Difícil demonstração de ação Competição com o conteúdo

Jornal Características Meio de comunicação impresso Feito em Papel Reciclado Noticias que abrangem os mais diversos interesses sociais É diário

Jornal Anúncios em jornais

Jornal

Veremos Um vídeo explicando como era a fabricação do jornal antigamente.