Mandado de segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Maria Tereza Leopardi Mello Instituto de Economia/UFRJ
Advertisements

Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
MANDADO DE SEGURANÇA.
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
AÇÃO POPULAR.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
HABEAS DATA.
QUESTÕES MANDADO DE SEGURANÇA
Garantias Fundamentais
A Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos
Prisão e Liberdade Provisória
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
As Garantias e os Remédios Constitucionais
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
1. AÇÕES CONSTITUCIONAIS
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
Mandado de Segurança e Desapropriação João Eduardo Lopes Queiroz.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
9. REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
PERÍCIA TRIBUTÁRIA Módulo PERÍCIA TRIBUTÁRIA Prof. Márcio Ferraz de Oliveira Pós-graduação em Perícia Contábil e Financeira Turma 3 – Slides complementares.
Aula 10: Remédios ou Garantias do Direito Constitucional
PROCESSO ADMINISTRATIVO - FARN. MANDADO DE SEGURANÇA  CABIMENTO DO MS INDIVIDUAL (art. 5º, LXIX, CF/88):  Direito (individual) líquido e certo, não.
Interesses Difusos e Coletivos – Mandado de Segurança Coletivo Profa Beatriz Roland.
AUTOR: Sérgio Schimura Luisa de Albuquerque Camargo Wilson Camacho.
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
MANDADO DE SEGURANÇA Lei 12016/2009
Ações constitucionais
1 UNIDADE 2 PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Conceito. “Expressão genérica que corresponde aos instrumentos próprios de que dispõe a.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
PROCESSUAL. Princípios Ampla defesa e Contraditório; Juiz Natural; Proibição de uso de provas ilícitas; Anterioridade da Lei e Prévia Cominação Legal;
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO
HABEAS CORPUS.
PROCESSO DE CONTROLE INTERNO DA LEGALIDADE. IMPUGNAÇÃODOS ATOS ADMINISTRATIVOS INTRODUÇÃO Por estar vinculada ao principio do Estado Democrático de Direito.
MANDADO DE SEGURANÇA.
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
MANDADO DE SEGURANÇA Prof. Ms. Karol Araújo Durço
HABEAS CORPUS Art
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
FTC – Vitória da Conquista
A Constituição Federal incluiu o mandado de segurança entre os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo no seu art. 5º, LXIX, que “conceder-se-á.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA: CIBELE FERNANDES DIAS
EMBARGOS DE TERCEIROS Artigos a Artigos a CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Mandado de Segurança O MS é a ação constitucional prevista para a garantia de direito líquido e certo, quando posto em risco ou atingido ilegalmente por.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL MÓDULO: MANDADO DE SEGURANÇA DIAS 03, 04 E 05/11/10. PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA
Tributos Estaduais, Municipais e Processo Tributário – DEF0516 Professor Roberto Quiroga Mosquera Mandado de Segurança e Matéria Tributária.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
Mandado de Segurança Coletivo
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Profa. Daniele Gomes.  São espécies do gênero ações constitucionais, e que tem por função, conferir efetividade aos direitos e garantias fundamentais.
Transcrição da apresentação:

Mandado de segurança

CONCEITO DO MANDADO DE SEGURANÇA Maria da Sylvia Zanella De Pietro assim conceitua: “mandado de segurança é a ação civil de rito sumaríssimo pela qual a pessoa pode provocar o controle jurisdicional quando sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo, não amparado por Habeas Corpus nem Habeas Data, em decorrência de ato de autoridade, praticado com ilegalidade ou abuso de poder” (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella / Direito Administrativo. 1999, p. 612).

DIREITO LIQUIDO E CERTO Entendemos por direito liquido e certo, aquele em que pode ser comprovado, pelo julgador, tão logo a impetração do mandado de segurança. Não cabe comprovação posterior, pois não seria liquido e certo. Cabe salientar, que o mandado de segurança deve apresentar-se com prova pré-constituída, ou seja, reafirmando o fato de não haver possibilidade de se juntar prova aos autos após a impetração do mesmo. No entanto, caso não seja possível a apresentação de prova prá-constituída, nada impede que o interessado procure outros meios judiciais.

MODALIDADES O mandado de segurança se divide em duas espécies: repressivo ou preventivo. Quando já tiver ocorrido a ilegalidade ou abuso de poder, cabe o mandado de segurança repressivo, no sentido de corrigir a ilicitude “devolvendo o direito ao impetrado”. Existe também para prevenir possíveis ilegalidades, sob a forma de mandado de segurança preventivo, onde poderá ser deferido um pedido de liminar.

PRAZO PARA IMPETRAÇÃO O mandado de segurança tem que ser impetrado no prazo de 120( cento e vinte) dias a contar da ciência do ato, de afronta ao direito liquido e certo, pelo impetrante. O prazo tem natureza decadencial, não podendo ser interrompido e nem suspenso. Reza o Art. 18, da Lei 1.533/51: “O direito de requerer mandado de segurança, extinguir-se-á decorridos cento e vinte dias contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado”.

NATUREZA JURÍDICA Assim, dispõem ALEXANDRE DE MORAES: “Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato ou omissão de autoridade Pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público” (Moraes, Alexandre/ Direito Constitucional. 2002, p.164)”.

DAS PARTES O sujeito ativo, chamado de impetrante é sempre pessoa física ou jurídica, pública ou privada, possuidora do direito líquido e certo. O sujeito passivo, conhecido como impetrado deverá ser a pessoa jurídica de direito público ou privado que esteja no exercício de atribuições do Poder Público.

CONCLUSÃO O mandado de segurança é um instrumento judicial e tem por finalidade proteger os direitos individuais e da coletividade, não amparado por habeas corpus nem habeas data, devido a uma ação ou omissão de uma autoridade coatora. Protege o cidadão contra ilegalidade e/ou abuso de poder, promovendo uma leve certeza de justiça com respeito total ao direito.

Fontes: 1. ARRUDA ALVIM NETTO, José Manoel de. Anotações sobre medida liminar em mandado de segurança, RP 39/16-26. 2. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996. 3. DIDIER JUNIOR, Fredie. "Antecipação parcial e liminar dos efeitos da tutela. Hipótese concreta. Considerações." Em: Revista Jurídica dos Formandos em Direito da UFBA. Salvador: Faculdade de Direito da UFBA, 1999, v. V, p. 114. 4. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. – 11. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.