A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Darlan Marcelo Delgado
Advertisements

Os Determinantes das Matrículas no Ensino Fundamental e Médio
DECRETO ESTADUAL Nº DE 06 DE AGOSTO DE 2003
Desafios das Políticas Públicas de EJA no Maranhão
Prática de Ensino: Educação Básica
Levantamento, construção e diagnóstico
Desafios do Ensino Médio
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
Distribuição de renda.
7a. e 8a. Aulas – Correlação e Regressão
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Conceito Preliminar de Curso - CPC
avaliação econômica do Ensino médio profissional
A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E OS SALÁRIOS NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Exercícios.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
T HE EFFECTIVENESS OF GOVERNMENT SPENDING ON EDUCATION AND HEALTH CARE IN DEVELOPING AND TRANSITION ECONOMIES Sanjeev Gupta, Marjin Verhoeven, Erwin Tiongson.
Indicadores sociais e educacionais
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
EDUCAÇÃO Base do Desenvolvimento Sustentável 1. Por que investir em educação? 2.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Rafael Felipe Sawitzki
EXERCÍCIOS DE ESTATÍSTICA
Formas funcionais e mudança estrutural
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Maria Clara Di Pierro FEUSP conversa na DOT/EJA/SMESP
CORRELAÇÃO E REGRESSÃO
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
Desafios do financiamento à Educação no Brasil Vitória-ES, 06 de maio de Secretaria de Estado da Fazenda.
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Fundamentos da projeção de matrículas para os Programas do Livro Uso das informações do Censo Escolar da Educação Básica.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
Audiência Pública, Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Brasília, 18 de setembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar Luiz Felipe Leite Estanislau do Amaral – FEA/USP Naércio Menezes-Filho – Ibmec São Paulo e FEA/USP Camila Schiavo

A educação desempenha importante papel na atividade econômica dos diferentes países, havendo correlação positiva entre a escolaridade média da população e a renda per capita. O objetivo deste trabalho é responder à seguinte pergunta: no Brasil, aumentos em gastos educacionais têm aumentado a qualidade do ensino?

Algumas conclusões sobre o tema... A qualidade de ensino tem clara importância sobre a atividade econômica; A qualidade de ensino no Brasil precisa de melhoras; Não há uma ligação sistemática entre os recursos utilizados pelo sistema de ensino e a qualidade do mesmo. Há dependência entre a qualidade do ensino e questões de política educacional que não o simples aumento do gasto em educação.

O Banco de Dados Os dados utilizados são da Prova Brasil, do ano de 2005, que abrangeu 5.387 municípios; Os dados analisados foram de 28.664 escolas em 4.675 municípios para a quarta série e 19,330 escolas em 4,423 municípios para a oitava série; Eles também discriminam as escolas entre as pertencentes à rede municipal, à rede estadual e as escolas federais; Os dados referentes aos gastos públicos em educação são os gastos municipais no ensino fundamental, ou seja, a despesa de cada município na sua rede de ensino fundamental;

Os gastos das redes municipais de ensino fundamental por aluno no ensino fundamental têm média de R$1.015,34. Seu desvio-padrão é de R$1.165,42; A variáveis de controle que foram utilizadas: educação média (em anos) daqueles maiores de vinte e cinco anos de idade de cada município; a média da porcentagem de docentes com curso superior em cada escola para cada município e o número médio de horas de aula por dia entre as escolas dos municípios.

A equação de regressão log(nota) = a +b (gasto) + somatórioYiZi +somatório qj dummyufj +e

Resultados É possível analisar as dispersões entre as médias municipais na Prova Brasil e os gastos por aluno no ensino fundamental, onde há uma aparente relação positiva entre as duas variáveis, porém, a dispersão é muito alta; Conclui-se que o impacto dos gastos em educação sobre o desempenho escolar não tem relevância prática significativa, tanto para a quarta quando oitava séries.

Há significância dos anos médios de educação daqueles maiores de 25 anos, efeito positivo; As outras variáveis de controle (horas médias de aula por dia e proporção média de docentes com curso superior), são muito significantes para a amostra de notas da oitava série, mas o são pouco para a quarta série; Sobre as variáveis dummy incluídas nas regressões, em todos os casos seus coeficientes estimados são conjuntamente significantes.

Os municípios com notas mais altas têm resultados marginais maiores ao receber recursos do que os com notas mais baixas, ou seja, têm maior facilidade em converter os recursos em qualidade de ensino.

Conclusões A qualidade da educação e, portanto, o desempenho escolar, têm importantes impactos econômicos; A conclusão principal do trabalho é que para o Brasil não existe relação entre gastos educacionais e desempenho escolar; Nos municípios com maiores níveis de qualidade do ensino a relação entre essa qualidade e os gastos educacionais, por menor que seja, chega a ser significante.