PROJETO INTEGRADOR III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Caso: Ibitinga
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO DE EVENTOS
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Os eventos: Possuem origens na antiguidade;
Tipologia de eventos: Cada classificação pode agrupar inúmeros tipos de eventos. Convém conhecer as tipologias mais comuns: Almoço ou jantar: refeição.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
TURISMO E CULTURA 1 (TC1X1)
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
OPERADORA Aula 05.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa.
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Plano Estratégico Regional de Turismo
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Eventos Segmentados Evento Virtual/Digital
Promovendo Soluções Sociais
EVENTOS uma Indústria Nova!. O que são Eventos O que são Eventos Perfil do profissional de eventos Perfil do profissional de eventos Turismo de Eventos.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Fundamentos do marketing esportivo
CONCEITOS TURISMO.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Ensaio Sobre a Economia da Cultura: Modelo Econômico do CINE PE.
Comportamento do consumidor
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PAINEL DA GESTÃO COMERCIAL
Projetos Comunitários Lilian Kelian
EVENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA
Empresa Junior.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Teoria Geral de Sistemas e Turismo
EVENTOS.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
FRENTE PARLAMENTAR DE TURISMO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO 13 DE AGOSTO DE 2012.
+ “Percepções e Segurança, o mercado de Grandes Eventos GRANDES EVENTOS.
Entendendo a dinâmica do turismo
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

PROJETO INTEGRADOR III AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA

EXPECTATIVAS O que esperar da disciplina? Preparação para o semestre de Eventos Elaboração do Projeto de Evento a ser executado no semestre seguinte

CONTEÚDO CONCEITUAÇÃO DIMENSÃO E DINÂMICA O que é Evento? Classificação e Tipologia de Eventos Diferenciação: Turismo de Eventos X Turismo de Negócios DIMENSÃO E DINÂMICA História dos Eventos no Brasil e no Mundo Principais Eventos realizados no Mundo, Brasil e em São Paulo Impactos Sociais e Econômicos da Área de Eventos

conteúdo MERCADO Oferta (Espaços de Eventos, Produtos e Serviços de um Evento; O Papel e o Perfil do Profissional de Eventos) Demanda (Visitantes, Fornecedores, Governos, Empresas, Grupos Comunitários, Mídia) Distribuição (Empresas de Eventos; Entidades Ligadas ao Setor - Poder Público, Empresas, Terceiro Setor, Comunidades)

CONTEÚDO PLANEJAMENTO ESTUDOS DE CASO Etapas de Preparação de um Evento (Captação, Concepção, Programação, Orçamento, Divulgação, Secretariado, Check-List, Execução, Pós-Evento) ESTUDOS DE CASO Mega-Eventos (Copa do Mundo, Jogos Olímpicos) Eventos Turísticos no Município de São Paulo Eventos Segmentados

conteúdo ELABORAÇÃO DE PROJETO Análise de Eventos Similares Definição dos Parâmetros Principais do Evento Tema Objetivo Público-Alvo Local Data

AVALIAÇÃO AVALIAÇÕES POR AULA (06 RONDAS – 0,5 PONTO CASA): (X3) PROJETO DO EVENTO (X4) PARTICIPAÇÃO EM VISITAS TÉCNICAS (RELATÓRIOS) E DEBATES (X3)

EXPECTATIVAS Como torná-la mais prática, útil e dinâmica? Visitas técnicas (diferentes tipos de eventos) Debates Vídeos e fotos É uma área de interesse dentro do Turismo? Sim, o setor de Eventos é um dos principais responsáveis pelo fluxo de passageiros a diversas destinações e, principalmente, à geração de divisas para os mesmos, uma vez que o gasto médio do turista de eventos é mais que o dobro do turista convencional. ELENQUEM DESTINAÇÕES QUE TRABALHAM DE FORMA PRIORITÁRIA COM O SETOR DE EVENTOS E APONTE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DESTA POLÍTICA.

EXPECTATIVAS O que espero da IV Convenção? E da Semana de Turismo? Como foram os últimos Eventos do Curso de Turismo do IFSP (aspectos positivos e negativos)? O Curso deve colaborar com o setor de Eventos do IFSP? Como? Que tipos de Eventos ainda não são realizados na instituição e que poderiam ser desenvolvidos com a ajuda do curso?

CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS DEFINIÇÕES: DICIONÁRIO AURÉLIO: “Qualquer acontecimento de especial interesse (espetáculo, exposição, competição, etc.), capaz de atrair público e de mobilizar meios de comunicação” TEOBALDO: “Evento é um fato que pode gerar sensação e ser motivo para notícia. – O mesmo que acontecimento”. TENAN: “Acontecimento não rotineiro. Algo que desperta a atenção.”

CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS Evento é qualquer tipo de acontecimento que fuja do convencional. Algo extraordinário, incomum. Nossa vida é cercada de Eventos. O próprio nascimento e morte são eventos importantes. Temos outros ritos de passagem em nossas vidas que são marcantes. CITE ALGUNS DELES.

CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS Existem, teoricamente, eventos espontâneos e programados. Porém, para fins acadêmicos e mercadológicos, focaremos somente o segundo grupo, ou seja, formado por acontecimentos programados.

CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS Eventos pode ser considerado como uma das principais ÁREAS DE ATUAÇÃO dentro do turismo. Assim como a Hotelaria, Agenciamento, Transportes, Lazer e Recreação, Planejamento e Pesquisa, etc. Além disso, dentro dos tipos de viagem existentes, o SEGMENTO de Eventos é um dos que mais tem crescido nos últimos anos. POR QUE ESTE FENÔMENO TEM OCORRIDO? ISSO DEVE CONTINUAR ACONTECENDO?

POR QUE OS EVENTOS CRESCEM? Era do Hipercapitalismo Turismo e Lazer são vistos como importantes nichos de mercado. Isso gera um aumento da competitividade entre os destinos, empreendimentos, produtos e serviços. Um dos diferenciais capazes de atrair demanda acaba sendo os Acontecimentos Programados. Em outras palavras, os Eventos agregam valor ao empreendimentos, produtos/serviços/destinos ao qual estão relacionados. Em uma sociedade em que o espetáculo e a experiência memorável são cada vez mais valorizados, os Eventos surgem como alternativa atraente de consumo.

POR QUE OS EVENTOS CRESCEM? Era da Informação Atualmente, o fluxo de dados, informações e pessoas no mundo atinge níveis sem precedentes. A tecnologia permitiu, nas últimas décadas, a massificação das viagens de longa distância e a aproximação cultural entre os povos, especialmente com o advento da Internet. Neste sentido, os negócios em escala mundial ganharam dimensões cada vez mais importantes. Portanto, Eventos relacionados aos mesmos ganharam espaço, permitindo que as redes de contato entre as pessoas se fortalecessem e as disputas mercadológicas se ampliassem.

CONCEITUAÇÃO Para os profissionais da área, o termo significa “acontecimento especial” (origem no termo em inglês: special event), antecipadamente planejado e organizado, que reúne pessoas ligadas por interesses comuns. Os primeiros parâmetros de planejamento de um Evento são público-alvo, tema, nome, local e duração.

CLASSIFICAÇÃO Os Eventos são apresentados sob diversos tipos ou modalidades, de acordo com sua: Natureza Fato Gerador Objetivos Qualificação ou Nível dos Participantes Amplitude Área Local

CLASSIFICAÇÃO De forma ampla, são classificados como: Comerciais Políticos Sociais Esportivos Gastronômicos Culturais Técnicos Turísticos Religiosos Entre Outros

CLASSIFICAÇÃO Nesta acepção, cada um dos segmentos citados apresenta, em geral, tipos de eventos específicos, tais como: COMERCIAIS: convenção, workshop, mostra, leilão, feira, exposição, desfile, encontro, reunião CULTURAIS/PROFISSIONAIS: congresso, seminário, simpósio, conferência, curso, palestra, mesa-redonda, painel, fórum CULTURAIS/ARTÍSTICOS: desfile, festival, concerto, show, amostra, exposição SOCIAIS: recepção, baile, casamento, formatura, aniversário, passeio

CLASSIFICAÇÃO Tipos de Eventos (Continuação) GASTRONÔMICOS: banquete, coquetel, festival ESPORTIVOS: competição, campeonato, torneio POLÍTICOS: debate, reunião, palestra, homenagem HISTÓRICOS: aniversário, inauguração, comemoração, desfile RELIGIOSOS: culto, conclave, cerimônia, concílio, encontro TÉCNICO/CIENTÍFICOS: congresso, seminário, palestra

TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS Na sociedade atual, o Turismo pode ser considerada uma atividade altamente sofisticada, que envolve uma série de serviços e produtos diferenciados, atingindo diferentes públicos em larga escala. O volume de negócios em torno da atividade turística é de tal ordem que envolve os mais diferentes interesses/segmentos econômicos: Construção Civil, Companhias Aéreas, Meios de Hospedagem, Seguradoras, Administradoras de Cartões de Crédito, Empresas de Entretenimento, Empresas de Alimentos e Bebidas, etc.

TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS Este volume de negócios se manifesta e se expande por meio de inúmeras manifestações que interferem e são influenciados por diversos aspectos – econômicos, culturais, sociais, naturais e políticos. A partir da compreensão de sua dimensão e dinâmica, pode-se perceber os fatores peculiares que dão às viagens características específicas, determinando diferentes tipos/segmentos de mercado de Turismo. Entre eles, destacam-se o TURISMO DE NEGÓCIOS E O TURISMO DE EVENTOS.

TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS Não raro, esses dois segmentos do Turismo são confundidos e até usados como sinônimos, mascarando, por exemplo, dados estatísticos sobre cada segmento e a atividade turística como um todo. Assim, apesar de apresentarem algumas características semelhantes, é preciso diferenciá- los conceitualmente.

TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS Engloba atividades pertinentes aos negócios de qualquer área, que são realizados por ocasião de visitas e viagens a localidades fora do entorno habitual de, ao menos, um dos envolvidos. Desta forma, não necessariamente é preciso planejar e executar um ACONTECIMENTO PROGRAMADO, para que a atividade de TURISMO DE NEGÓCIOS se concretize.

TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS É o segmento que abrange os vários tipos de Eventos realizados em diversos setores de atividade, que demandam deslocamentos e utilização de serviços turísticos (hospedagem, alimentação, transporte). Surge com a finalidade de planejar e organizar o receptivo dos tipos específicos de demanda, tendo como base a realização de ACONTECIMENTOS PROGRAMADOS. Os profissionais que se dedicam a tais atividades, o fazem em qualquer área, inclusive aquelas relacionadas aos negócios e/ou ao lazer, às questões familiares/sociais, à religião, entre outras.

EVENTOS DE NEGÓCIOS Os EVENTOS DE NEGÓCIOS fazem parte de ambos os segmentos (NEGÓCIOS E EVENTOS), quando ocorre o consumo de produtos/serviços com motivações profissionais/comerciais, realizado a partir do planejado de um acontecimento programado . Contudo, só vai ter uma conotação turística se envolver deslocamento e consumo turístico (transporte, hospedagem, alimentação). Neste sentido, pode-se pensar que existem muitos Eventos de Negócios com abrangência local, isto é, não-turísticos (ex. treinamento para funcionários de uma empresa que possui somente uma sede). Neste caso, trata-se, ao mesmo tempo, de uma experiência de TURISMO DE EVENTOS E DE TURISMO DE NEGÓCIOS.

EVENTOS DE NEGÓCIOS Já os Eventos de caráter não profissional/comercial realizados a partir da concretização de uma viagem fazem parte somente do segmento de TURISMO DE EVENTOS. Enquanto que as viagens que permitem contatos profissionais/comerciais, mas que não demandam utilização de espaços específicos, captação de público e atenção da mídia, são apenas experiências de TURISMO DE NEGÓCIOS (ex. Pesquisador do IBGE viaja para aplicar questionário com moradores locais).

AVALIAÇÃO 01 1) Entre os parâmetros iniciais para a concepção de um Evento, qual desses NÃO necessariamente precisa ser considerado, em um primeiro momento, como fator primordial: A) Tema B) Local C) Duração D) Público-alvo E) Ineditismo

AVALIAÇÃO 01 2) Aponte a alternativa CORRETA: I – Banquete, coquetel e festival podem ser considerados Eventos de caráter gastronômico II – Desfiles, festivais, amostras, exposições são exemplos de Eventos de caráter cultural. III – Recepção, conclave, casamento e formatura são tipos de Eventos de caráter social. A) Todas estão corretas B) Todas estão incorretas C) Apenas a I está correta D) Apenas a I e a II estão corretas E) Apenas a I e a III estão corretas

AVALIAÇÃO 01 3) Sobre a relação entre Turismo de Negócios e Turismo de Eventos: A) São sinônimos B) Possuem algumas características que as diferenciam, mas podem acontecer, em ocasiões específicas, conjuntamente. C) Possuem algumas características que as diferenciam, mas nunca uma Viagem de Negócios pode ser também um Viagem de Eventos. D) O pesquisador do IBGE que viaja a trabalho está fazendo somente Turismo de Eventos. E) Eventos de caráter não profissional/comercial não podem fazer parte do chamado Turismo de Eventos.

AVALIAÇÃO 01 4) Aponte a alternativa FALSA: A) “Eventos” pode ser considerado como área de atuação dentro do Mercado de Turismo, da mesma forma que Hotelaria, Agenciamento, Transportes, entre outros. B) Para fins acadêmicos e profissionais, são considerados apenas os Eventos de caráter espontâneo e não os programados. C) O conceito de Evento indica que se trata de algo antecipadamente planejado e organizado, que reúne pessoas ligadas por interesses comuns. D) Para os profissionais da área, o termo significa “acontecimento especial” (origem no termo em inglês: special event). E) Os Eventos podem ser apresentados sob diversos tipos ou modalidades.

AVALIAÇÃO 01 5) Entre os motivos que explicam o crescimento da área de Eventos, tem-se a vivência contemporânea das seguintes Eras: A) Hiperinformação e Capitalista B) Hipercapitalismo e Informação C) Hiperinformação e Turismo D) Hipercapitalismo e Turismo E) Hipercapitalismo e Hiperinformação