Calculo da altura da Pirâmide de Quéops

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEOREMA DE TALES.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Perímetros e Áreas de Figuras Planas
EBI / JI de Santa Catarina
A pirâmide e suas formas
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Semelhança de Figuras.
SEMELHANÇA DE TRIANGULOS
Triângulos Prof. Ilizete
A pirâmide e suas formas
FIGURAS SEMELHANTES Prof. Alexandre Lima.
Matemática - Trigonometria
Áreas 3º Curso Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT
ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ
Trabalho de Matemática
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
SEMELHANÇA – AMPLIANDO CONCEITOS – A HOMOTETIA
Vamos ampliar o pentágono abaixo duas vezes
Questão 1: Seja M uma matriz quadrada de ordem 3. Sabendo
Revisão: Lei dos Senos e Cossenos
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Aplicações semelhanças de triângulos
RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA – 2º ANO.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Triângulos Semelhantes na Antiguidade
Semelhança de triângulos.
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
TRIÂNGULO RETÂNGULO.
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
Professor Marcelo Santos
E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica.
Professor  Neilton Satel
TEOREMA DE PITÁGORAS CONCEITOS DEMONSTRAÇÃO APLICAÇÕES
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
REVISÃO P1.
Thales de Mileto nasceu no ano 640 a.c. e viveu cerca de noventa anos.
Semelhança de triângulos
Resolução do trabalho de CONES
Pontos notáveis do triângulo Triângulo isósceles e equilátero
Geometria Analítica Professor Neilton.
Semelhança.
Casos de semelhança.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
EXERCÍCIOS.
Actividade Prática: Volumes, Áreas, Perímetros
Teorema de Tales.
Teorema de Tales e suas aplicações
(Saresp–SP) No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III. Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno.
1° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
Matemática em ação 8 │ Iolanda Centeno Passos Olga Flora Correia Atividade Ponto de partida Já sabes que… Copia e completa: Se dois polígonos convexos.
Prof.ª Juliana Schivani
Revisão Avaliação P1 Geometria Prof. Mozart William
Terceiro encontro do segundo ciclo
Terceiro encontro do terceiro ciclo
Fundamentos de Ge metr a
Terceiro encontro do sexto ciclo
Semelhança de triângulos
Geometria – Teorema de Pitágoras
Exercícios.
Geometria – Propriedades de Áreas de Triângulos
Teorema de Tales Razão de segmentos
Semelhança de triângulos
O Teorema de Tales.
Semelhança não é coincidência
Qual a fórmula para calcular a área de um trapézio? Qual a fórmula para calcular a área do losango? Calcule a área da figura. Volte duas casas! Volte ao.
Transcrição da apresentação:

Calculo da altura da Pirâmide de Quéops Tales foi desafiado a medir a altura da grande pirâmide de Quéops. Usando um bastão, Tales aplicou seus conhecimentos sobre segmentos proporcionais, pois a razão entre a altura da pirâmide e o comprimento de sua sombra é igual à razão entre a altura do bastão e o comprimento da sombra projetado por ele.

EXERCÍCIOS DE SEMELHANÇA

1) Observe que os triângulos BCD e DEF são semelhantes 1) Observe que os triângulos BCD e DEF são semelhantes. Determine a medida .

2) Calcule a medida y e o perímetro do triângulo ABC.

3) Calcule as medidas desconhecidas.

4) Calcule as medidas desconhecidas. b)

5) Determine a medida x na figura abaixo, sabendo que: AB = 8 cm, BD = 15 cm, ED = 5 cm.

6) Calcule o valor de x.

7) Determine o valor de x na figura abaixo.

8) Determine o valor de x em cada figura a)

8) Determine o valor de x em cada figura b)

9) Determine o valor de x em cada uma das figuras:

10) Calcule a medida desconhecida de cada triângulo:

11) Calcule a medida desconhecida de cada triângulo: