Adriano Marcos Petrônio Blender Adriano Marcos Petrônio
Roteiro O que é o Blender? Histórico Principais Concorrentes Vantagens Desvantagens Prática com Blender
O que é o Blender? Programa open source desenvolvido pela Blender Foundation; Software usado para: Modelagem 3D; Renderização de gráficos e animações; Efeitos visuais; Aplicações interativas em 3D.
O que é o Blender? Software disponível em diversos SOs tais como Windows, Mac OS X, GNU/Linux, Solaris, FreeBSD, IRIX; Grande conjunto de funcionalidades.
Histórico O programa foi desenvolvido na Holanda; O principal desenvolvedor foi Ton Roosendaal Estúdio de animação NeoGeo em 1988; NaN em 1998; Blender open source em 2002, após campanha iniciada por Roosendal; Hoje o Blender é desenvolvido pela Blender Foundation;
Histórico O caminho é equiparar-se aos softwares comerciais. A fundação identifica como objetivo, “Dar à comunidade da Internet, o acesso à tecnologia 3D em geral, com Blender como um núcleo.” Ações da fundação: conferência anual do Blender em Amsterdã; cabine para representar o Blender na SIGGRAPH. Blender já é uma ferramenta muito rica em funcionalidades!
Principais Concorrentes Autodesk 3 DS Max novo nome para o 3 D Studio Max um software para modelagem 3D que permite renderização de imagens e animação; Softimage XSI software usado predominantemente em filmes, jogos e publicidade para produzir ambientes e cenas 3D; Autodesk Maya pacote de software de destaque em modelagem 3D.
Vantagens do Blender O Blender tem uma enorme comunidade de desenvolvedores; A Blender Foundation e a comunidade mantêm um compreensível e rico wiki; Opção de diversos idiomas e plataformas em um executável muito pequeno; Quantidade de funcionalidades similar a outros softwares 3D comerciais.
Desvantagens do Blender Programa bem mais recente que os seus concorrentes ( softwares com mais de 10 anos de código); Ainda apresenta diversos bugs, reduzidos com a versão 2.42a; Familiaridade dos desenvolvedores de jogos e diversos estúdios de propaganda e visualização com outras ferramentas.
Prática
Prática – Tela Inicial
Prática – Funções Vitais
Prática – Visão de Câmera
Prática – Selecionando Faces
Prática – Manipulação
Prática – Pintando Faces
Prática – Pintando Faces
Prática – Aplicando Modificador
Prática Mais um pouco de prática. Vamos abrir o blender.
Referências http://www.blender.org Tutoriais http://mediawiki.blender.org/index.php/Main_Page Página Oficial do Blender http://www.blender.org Manual Básico http://pt.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Manual_Basico
Exercícios Enumere pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de se utilizar o Blender como software de modelagem 3D. Desenhe com o Blender um Cubo e pinte pelo menos duas faces de cores diferentes. Transforme esse cubo em um outro sólido qualquer. Pode ser um paralelepípedo (por extrusão – selecionar face teclar “E” e mover mouse, clicar com botão esquerdo), ou altere usando modificadores, conforme visto, ou ainda com o manipulador, escala variando o sólido em determinada direção.