Fundamentos de RH: definição de trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Ciclo de vida e organização do projeto
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Administração Estratégica
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Administração – Principais correntes
O mais importante é a remuneração
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Teoria Neoclássica da Administração
Abordagens do trabalho.
  ORGANIZAÇÕES.
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Escola Superior de Guerra
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Funções da Administração
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ORGANIZAÇÃO Conceitos
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
Introdução à Teoria Geral da Administração
Comportamento Organizacional
Abordagem Contingencial da Administração
TEORIA GERAL DE SISTEMA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Introdução à Questão Social
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Planejamento e estratégia
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Variáveis Básicas do D.O.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
Questões introdutórias
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
GESTÃO EMPRESARIAL.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Fordismo Henry Ford.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Somos todos seres sociais
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de RH: definição de trabalho - Realização de uma obra que seja expressão da vida humana e traga reconhecimento e permanência, ou seja, inscrição social e possibilidade de construção de uma história; Esforço rotineiro e repetitivo, sem reconhecimento, nem permanência, mera realização de uma atividade que não deixa vestígios, nem produto final, não faz história e que aproxima o homem do animal. “ É pelo trabalho, que consigo extrair da natureza algo a mais que ela não me daria espontaneamente! ”

Fundamentos de RH: definição de trabalho Mitologia ( trabalho= tripaliare: torturar) Mito dos 12 trabalhos de Hércules ( requisitos: força física;coragem;bravura e inteligência- transf. o trabalho algo nobre) Mito de Sísifo (Desafiar os deuses, castigo: pedra ao cume da montanha, que rolava ladeira abaixo-transf. o trabalho em um esforço sem sentido) 3 dimensões do trabalho Labor ( atividade mecânica) Trabalho propriamente dito (produção de bens duráveis) Ação ( possib. da const. da historia subjetiva e social, através dos laços e trocas que o trabalho possibilita) “ Não basta o homem fazer, mas principalmente ser ao fazer!”

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelo da Pré-História Na Pré-História temos os primeiros rudimentos do trabalho humano, realizado de forma passiva e centrado na colheita, na pesca e na caça de animais, ficando o ser humano sujeito às condições e ofertas da natureza. Modelo da Antiguidade - O “ato de pensar” era valorizado, enquanto a execução das idéias era relegada a um segundo plano, pois o “ato de fazer” não ocupava um lugar de importância entre os gregos, mesmo no campo de batalha.

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelo da Idade Média A atividade agrícola, e uma relação de servidão entre senhores feudais e servos, marcaram praticamente toda a Idade Média, na qual o trabalho significava uma questão de sobrevivência, no sentido concreto da palavra: quem não fosse um servo produtivo, era eliminado pela autoridade do senhor feudal. Autoritarismo, impossibilidade de mudança e pouca importância ao indivíduo, são características centrais das relações de trabalho desse período.

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelo do Renascimento A grande época dos mestres de ofício (artesãos) será marcada por um trabalho calcado nas habilidades individuais, pela valorização do trabalho singular, pela importância do sucesso técnico e da demonstração de talento, e pela valorização social do produto do trabalho. Marcado pela valorização dos indivíduos e sua habilidades. O trabalho começa estabelecer relação com o ser humano: deixa de ser restrito a mera sobre vivência para das sentido a sua existência singular.

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelo da Revolução Industrial - A lógica capitalista transforma o objetivo do trabalho humano que agora se coloca como um instrumento para acúmulo de capital, ou seja, o trabalho é apenas um meio para conseguir o fim maior, que é o capital, que possui duas dimensões: a dimensão material (dinheiro) e a dimensão simbólica (cultura).

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelos Taylorista e Fordista Trabalho deve ser ações uniformes, padronizadas,calcado em hierarquias, especializados, controlado, eficiente e eficaz individual. Tarefas pré-definidas pela direção; Dissociação entre a elaboração e a execução da tarefa; Produção em massa e em série (produtos homogêneos); Controle do tempo de execução da tarefa; Fragmentação das funções (linha de montagem); Um homem / uma máquina; Mecanismos disciplinares de controle; Controle do desempenho individual e aumento da eficiência individual; Padronização dos instrumentais e condições de trabalho; Unidades fabris concentradas e verticalizadas; Eliminação dos incapazes e especialização do trabalhador.

Fundamentos de RH: definição de trabalho Modelo Toyotista Trabalho em grupo fundamental para um bom desempenho produtivo. (Família Toyota) - Polivalência e desespecialização do trabalhador (multifuncional); - Horizontalização da organização do trabalho; - Terceirização da produção de elementos básicos; - Número reduzido de trabalhadores (aumento da produção sem um aumento do número de trabalhadores); - Produção controlada pelo grupo de trabalhadores (células de trabalho); - Todos perdem se um elemento da célula de produção não cumprir seu papel; - Ganhos salariais em função da produtividade; - Família Toyota (sentimento de amor à empresa e fidelidade ao trabalho); - Produzir somente o necessário no melhor tempo (just in time); - Estoque mínimo só reposto após a venda de todo produto (semelhante ao sistema de reposição de um supermercado); - Produção em função da demanda do consumidor.

Fundamentos de RH: definição de trabalho MODELO ANTERIOR 1. Trabalho fixo e conservador 2. Tempo linear e previsível 3. Pouca mudança e mobilidade 4. Função específica 5. Vinculo empregatício 6. Segurança 7. Futuro pré-determinado 8. Projetos e sucessos a longo prazo 9. Conquista cumulativa 10. Identidade e reconhecimento enquanto trabalhador MODELO ATUAL 1. Trabalho aberto a mudanças e riscos 2. Tempo mutante e sem controle 3. Muita mudança e mobilidade 4. Mudanças constantes de função (trabalhos por projetos) 5. Prestação de serviços 6. Instabilidade e incerteza 7. Futuro incerto 8. Projetos e sucessos a curto prazo 9. Retornos rápidos pela constante mudança 10. Impossibilidade de criar referências

Fundamentos de RH: definição de trabalho MODELO ANTERIOR 11. Controle sobre sua carreira 12. Lealdade e compromisso mútuo entre trabalhador e empresa 13. Continuidade histórica 14. Organizações com hierarquia piramidal 15. O fracasso é atribuído à organização 16. O trabalho é institucional 17. A inserção no mercado de trabalho se dá pela procura de um emprego MODELO ATUAL 11. Perda do controle sobre sua carreira 12. Descompromisso mútuo entre trabalhador e empresa 13. Descontinuidade histórica 14. Organizações em rede 15. O fracasso é atribuído ao indivíduo 16. O trabalho é realizado por consultorias 17. A inserção no mercado de trabalho se dá pela oferta de um serviço

Fundamentos de RH: definição de organização Organizações são sistemas complexos organizados de atividades coordenadas e colocadas em prática por um grupo de pessoas em processo de cooperação, capazes de se comunicarem a fim de alcançar um objetivo comum. Tem como função a produção de bens ou a prestação de serviços.   Sua estrutura é uma rede relativamente estável de interdependências entre as pessoas e as tarefas, sendo esses os dois elementos centrais de qualquer organização. São sistemas sociais intencionalmente construídos e reestruturados constantemente a fim de obter objetivos específicos, mas dotados de uma complexidade estrutural que dispõe de vários mecanismos para sua estruturação e funcionamento.

Fundamentos de RH: definição de organização A dinâmica organizacional   Principais mecanismos: - Padronização: coordenação do trabalho através da elaboração e execução de padrões e rotinas estáveis de realização desse trabalho. - Formalização: processo de planejamento de regras que controlam o comportamento organizacional. -  Especialização: modo pelo qual o trabalho é dividido em tarefas individualizadas. - Departamentalização: agrupamento de equipes com fluxos similares de trabalho. - Hierarquização: criação de camadas organizacionais com diferentes níveis de responsabilidade e poder para coordenar e integrar as atividades dos agentes organizacionais.

Fundamentos de RH: definição de organização Cultura organizacional ( Ex:cebola) A cultura organizacional não está escrita, nem regulamentada, mas é construída a partir da estruturação e funcionamento organizacional e legitimada pelos agentes organizacionais (pessoas que trabalham na organização) e pelo fluxo do trabalho. Tem caráter histórico mais profunda, remete as origens da organização, ao processo de definição de seus valores básicos e à modelagem dos padrões culturais. Artefatos visíveis, (visíveis) valores compartilhados (falados) e pressuposto básico (inconsciente) Clima organizacional Clima significa tendência, inclinação. O clima organizacional resulta da cultura da organização, de seus aspectos positivos e negativos, bem como de acontecimentos ocorridos fora dela. Também chamado clima psicológico, pode ser traduzido pelo que as pessoas costumam chamar de “ambiente de trabalho”, ou seja, a atmosfera psicológica que envolve a relação empresa-trabalhador. percepção que as pessoas têm da organização em que trabalha, estas podem ser influenciada por fatores internos e ou externos à organização