PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teste de Software.
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Quadro geral das Ciências da Educação.
VALIDADE Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Avaliação, Métodos e Medidas Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães.
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
  ORGANIZAÇÕES.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
O Homem é um ser consciente
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
Metodologia Científica
Guia de Mandatos. Objetivo do Módulo Mandatos O Módulo Mandatos tem por objetivo centralizar as informações dos Dirigentes do Sistema Unimed no estado.
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
Quantitativo-Qualitativo:
União dos Escoteiros do Brasil
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
Estimativas de Custos e Orçamentação
FONTES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SUS
Análise dos Itens.
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Características de personalidade comuns entre atletas de alto rendimento da natação da Unisul Esporte ROTTA, Tatiana Marcela MONTEIRO, Ludmila Teixeira.
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
Prof. Mário Vasconcellos
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Técnicas de Coleta de Dados
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Erros sistemáticos – viés de aferição
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
Universidade Castelo Branco
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Teste Não Verbal de Inteligência
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Profa. Dra. Simone Meyer Sanches

ORIENTAÇÕES DE CONDUTAS Wechsler, S. M. (2001). Princípios éticos e deontológicos na avaliação psicológica. In L. Pasquali (Org.). Técnicas de Exame Psicológico – TEP (Vol. 1: Fundamentos das técnicas psicológicas, pp. 171-193). São Paulo: Casa do Psicólogo, Conselho Federal de Psicologia. Guia com orientações sobre as condutas éticas a serem assumidas nas diferentes etapas da avaliação psicológica.

Etapa 1 – Seleção de testes e escalas para avaliação psicológica Definir os atributos e características a serem avaliados, investigando na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado. Avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados, tais como: sensibilidade, validade, precisão e existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira.

Considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (rural ou urbana), condições físicas gerais, presença de deficiências físicas, nacionalidade ; Verificar se os manuais dos testes e/ou escalas possuem informações necessárias para aplicação, correção e interpretação dos resultados dos testes.

Etapa 2 − Administração de testes e escalas psicológicas Prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito o seu consentimento livre e esclarecido para participar no processo de avaliação psicológica. Menores ou pessoas em situação de vulnerabilidade: consentimento de seus responsáveis.

Atentar para os comportamentos dos indivíduos na situação de avaliação, observando a forma de resposta e o envolvimento na situação de avaliação, considerando que estas são variáveis influenciáveis no desempenho nos instrumentos utilizados. Seguir rigorosamente as instruções, os exemplos, o tempo e outras orientações que se encontrem no manual ou no próprio caderno do teste ou escala, evitando quaisquer improvisações;

É vedado ao psicólogo: Reproduzir material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste. Realizar avaliações psicológicas em situações nas quais não ocorra uma relação interpessoal, por exemplo, correios, telefone ou internet (somente para fins de pesquisa);

Etapa 3 – Correção e interpretação dos resultados psicológicos Corrigir os instrumentos utilizados, seguindo os critérios e as tabelas apropriadas para cada finalidade. Avaliar quanti e qualitativamente os comportamentos e respostas do sujeito (observações) Interpretar os resultados obtidos de forma dinâmica, considerando-os como uma estimativa de desempenho do(s) indivíduo(s) sob um dado conjunto de circunstâncias; Arquivar os dados coletados, de forma confidencial, por um período mínimo de cinco anos;