1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Intervenção Social nos
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Prof. Dirce Stein Backes
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Direito humano a alimentação adequada
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
BragAtiva – Pratica Desporto
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
CUIDADOS CONTINUADOS FISIOTERAPIA EM PALIATIVOS
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Valores Organizacionais
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António 29 de Novembro de 2012.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
ESF Integralidade da assistência
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
CAO significa, Centro de Actividades Ocupacionais. As actividades ocupacionais têm, assim, como finalidade proporcionar às pessoas com deficiência actividades.
A prática do psicologo no CRAS
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Animação Sociocultural
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Planejamento do Processo de enfermagem
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
A família tem uma função humanizadora
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Modelo Estado Providência Evolução histórica 1. Modelo Estado Providência Desenvolvido após a 2ª Guerra mundial É o Estado do bem-estar social É o modelo.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

1

A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta serviços… desde os mais novos com os Infantários até aos mais idosos com o Lar, Centro de Dia e Centro de Convívio e Centro Comunitário. 2

Respeito - de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram; Respeito - de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram; Confiança - num ambiente de confiança mútua entre os intervenientes, inspirado na generosidade, partilha e respeito; Confiança - num ambiente de confiança mútua entre os intervenientes, inspirado na generosidade, partilha e respeito; Solidariedade - atuando com caráter solidário para a comunidade; Solidariedade - atuando com caráter solidário para a comunidade; Responsabilidade - prestando serviços de qualidade e assumindo com transparência e rigor o desenvolvimento da gestão e o cumprimento dos requisitos; Responsabilidade - prestando serviços de qualidade e assumindo com transparência e rigor o desenvolvimento da gestão e o cumprimento dos requisitos; Eficiência - na gestão dos seus recursos, potenciando a melhoria contínua e satisfação junto dos seus utentes, colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade Eficiência - na gestão dos seus recursos, potenciando a melhoria contínua e satisfação junto dos seus utentes, colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade. 3

A Santa Casa da Misericórdia de Machico, tem como missão a promoção e o desenvolvimento de respostas sociais direcionadas para a Terceira Idade, Educação e Saúde, na defesa dos mais necessitados, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade em que se encontra inserida. A Santa Casa da Misericórdia de Machico, tem como missão a promoção e o desenvolvimento de respostas sociais direcionadas para a Terceira Idade, Educação e Saúde, na defesa dos mais necessitados, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade em que se encontra inserida. 4

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Machico Inaugurado em Setembro de 2000 com capacidade para 77 utentes. Consiste no alojamento coletivo de utilização temporária, ou permanente, para idosos. O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Machico Inaugurado em Setembro de 2000 com capacidade para 77 utentes. Consiste no alojamento coletivo de utilização temporária, ou permanente, para idosos.Objectivos: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e suas famílias em prol de um envelhecimento saudável, autónomo, ativo e plenamente integrado; prevenindo e retardando situações de dependência; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e suas famílias em prol de um envelhecimento saudável, autónomo, ativo e plenamente integrado; prevenindo e retardando situações de dependência; 5

Fomentar a afetividade, as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, com a família, a sua esfera de relações sociais e com a comunidade em geral. Fomentar a afetividade, as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, com a família, a sua esfera de relações sociais e com a comunidade em geral. Promover estratégias que propiciem a auto-estima, a valorização e autonomia pessoal e social. Promover estratégias que propiciem a auto-estima, a valorização e autonomia pessoal e social. Desenvolver parcerias com entidades governamentais e não governamentais. Desenvolver parcerias com entidades governamentais e não governamentais. 6

Os utentes dispõem de uma estrutura e serviços: Quarto partilhado (duplo),com Tv cabo e internet; Quarto partilhado (duplo),com Tv cabo e internet; Assistência 24 horas; Assistência 24 horas; Assistência médica diária; Assistência médica diária; Assistência de enfermagem permanente; Assistência de enfermagem permanente; Fisioterapia; Fisioterapia; Animação sociocultural; Animação sociocultural; Assistência nutricional; Assistência nutricional; Assistência e acompanhamento religioso; Assistência e acompanhamento religioso; Medicação; Medicação; Fraldas; Fraldas; Salão de beleza. Salão de beleza. 7

8

9

É uma resposta social, onde se desenvolve um conjunto de programas ocupacionais e de lazer adequados aos utentes que visam promover a qualidade de vida e manutenção da autonomia das pessoas idosas. É uma resposta social, onde se desenvolve um conjunto de programas ocupacionais e de lazer adequados aos utentes que visam promover a qualidade de vida e manutenção da autonomia das pessoas idosas. É um espaço vocacionado para a prevenção, estimulação e manutenção das capacidades físicas, mentais, cognitivas e relacionais numa perspetiva de manutenção continua da autonomia em ambiente sócio familiar. É um espaço vocacionado para a prevenção, estimulação e manutenção das capacidades físicas, mentais, cognitivas e relacionais numa perspetiva de manutenção continua da autonomia em ambiente sócio familiar. 10

11

Nasceu como resposta necessária ao aumento do número de crianças em idade pré-escolar no Concelho de Machico e limítrofes. Nasceu como resposta necessária ao aumento do número de crianças em idade pré-escolar no Concelho de Machico e limítrofes. Dando assim as crianças desenvolvimento Integral e Harmonioso, onde os pais sintam total segurança para os seus filhos e os educadores. Dando assim as crianças desenvolvimento Integral e Harmonioso, onde os pais sintam total segurança para os seus filhos e os educadores. 12

13

O objectivo principal do Centro, passa pela promoção da organização comunitária através da implementação de redes de suporte e de serviços que facilitam a integração social e profissional das famílias, numa lógica de caráter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social. O objectivo principal do Centro, passa pela promoção da organização comunitária através da implementação de redes de suporte e de serviços que facilitam a integração social e profissional das famílias, numa lógica de caráter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social. 14

15

O Centro de Convívio que está sedeado nas instalações da mesma instituição, contando com uma sala de leitura – biblioteca, uma sala polivalente e outra segunda sala destinada às atividades. O Centro de Convívio que está sedeado nas instalações da mesma instituição, contando com uma sala de leitura – biblioteca, uma sala polivalente e outra segunda sala destinada às atividades. 16

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar, a suas necessidades básicas e/ou as atividades da via diária. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar, a suas necessidades básicas e/ou as atividades da via diária. 17

uma senhora deixara aos pobres da vila de Machico um importante prédio, no percorrer dos 500 anos houve uma evolução em criar apoios hospitalares, domiciliários a população de Machico, que tinham dificuldades em se deslocar ao hospital dos Marmeleiros, provocando a morte de crianças e mães no parto por falta de higiene e especialistas. Reza a historia que uma senhora deixara aos pobres da vila de Machico um importante prédio, no percorrer dos 500 anos houve uma evolução em criar apoios hospitalares, domiciliários a população de Machico, que tinham dificuldades em se deslocar ao hospital dos Marmeleiros, provocando a morte de crianças e mães no parto por falta de higiene e especialistas. Verificamos que é uma instituição que abrangem a totalidade de apoios e serviços à Família e Comunidade. Estando organizada para ajudar a população de Machico e periferias; Verificamos que é uma instituição que abrangem a totalidade de apoios e serviços à Família e Comunidade. Estando organizada para ajudar a população de Machico e periferias; Esta instituição tem em grande medida apoiar aos idosos sendo a área com mais necessidades, derivado ao aumento dos idosos na Comunidade; Esta instituição tem em grande medida apoiar aos idosos sendo a área com mais necessidades, derivado ao aumento dos idosos na Comunidade; Devido a constante alteração económica e social da Comunidade, foram criados infantários, centro comunitário, centro de convívio e serviço de apoio domiciliário. Devido a constante alteração económica e social da Comunidade, foram criados infantários, centro comunitário, centro de convívio e serviço de apoio domiciliário. 18

Santa Casa da Misericórdia de Machico. Disponível em URL: Acedido em 10 de Março de Santa Casa da Misericórdia de Machico. Disponível em URL: Acedido em 10 de Março de

20