Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Secretaria da Saúde de Sorocaba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Elisa Maria de Assis
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo
Estrutura curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais.
MISC Módulo de Interação em Saúde na Comunidade
Reflexões sobre o internato e integração ensino-serviço Profa. Helena J. Nagy Coordenadora do internato de ginecologia O internato médico e suas perspectivas:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Prefeitura municipal de Imperatriz
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Atenção Básica em Saúde
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A experiência da FSP-USP
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
A Função do Professor Articulador
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Educação Especial Aula 7
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
Antônio Ivo de Carvalho
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Participação do Serviço Social PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE - PUCRS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Secretaria da Saúde de Sorocaba

DIRETRIZES CURRICULARES (2001 a 2006) PROMED (2001) PRÓ-SAÚDE I (2005) PRÓ-SAÚDE II (2007) PET-SAÚDE (2009) PET-SAÚDE (2010) TRAJETO HISTÓRICO MESTRADO PROFISSIONAL / EDUCAÇÃO NAS PROFISSÕES DA SAÚDE (2011 ?)

MEDICINA: ABP / PRÁTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE (PAS) ANOEIXO TEMÁTICOPAS (Subeixo) 1°Mecanismos Reguladores Fundamentais da Vida Humana Promoção à Saúde e Proteção Específica 2°Agressões ao Organismo, Mecanismos de Defesa e Adoecimento Diagnóstico Precoce e Tratamento Imediato 3°Ciclo de vidaAnálise dos Programas de Atenção Integral à Saúde 4°Grandes temas em MedicinaAvaliação da Efetividade do Sistema de Atenção à Saúde 5°Internato- 6°Internato-

ENFERMAGEM: PROBLEMATIZAÇÃO UBS / USF Hospitais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Semestre 1ACB (Módulo I)Oficinas para Descrição do Ambiente Físico e EaD ACFPEducação e Saúde: Noções Básicas + Planejamento e Políticas Públicas Educacionais 2ACB (Módulo II)Oficinas para Observação e coleta e EaD ACFPEducação e Saúde: Doenças e Vetores + Políticas Públicas Educacionais em Saúde 3ACFPEducação Ambiental + Didática e Metodologia do Ensino em Diferentes Espaços Pedagógicos 5 e 6TCC LicenciaturaAtividades Educativas na área de Saúde Pública Estágio do Bacharelado Diversas Atividades (Opcional na área de Saúde) 7ACB (Módulo III)Avaliação das interações entre os seres vivos e ambiente 8ACB (Módulo IV)O ser humano e o meio ambiente 7 e 8TCC BachareladoPesquisa Biológica na área de Saúde Pública 1 ao 8AACCAtividades Complementares.

AVANÇOS A)FÓRUM ANUAL  apresentação dos trabalhos de intervenção realizados pelos alunos nas USFs B)PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE AS UNIDADES, PROFESSORES E ALUNOS  diálogo e atendimento das necessidades

DIFICULDADES A)ENGESSAMENTO DE GASTOS EM PROJETOS JÁ APROVADOS B)AGENDA CONJUNTA C)PRECONCEITOS MÚTUOS D)EXPANSÃO PARA OUTROS NÍVEIS DE ATENÇÃO