Como funciona a União Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Instituições /Outros órgãos da União Europeia
Competências e interligação
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
‘A Constituição Económica Europeia’ 6 de Outubro de 2008
Direito da União Europeia
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
Alargamento Vs Aprofundamento
Associação e integração entre países
Integração Européia Prof. Rafael Ávila [2005]
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
A Construção Europeia Após a Segunda Grande Guerra Mundial
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Escola Secundária Gabriel Pereira Construção Europeia: da C.E.E. à UE Marisa Pardal.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Funções, Organização e Funcionamento.
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
O Direito Comunitário.
A Página da Escola como Factor de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos FORMADOR: JOÃO GRÁCIO Trabalho Realizado por:
União Européia O Bloco Europeu.
A COMUNIDADE INTERNACIONAL
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Tratados da União Europeia
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
União Européia.
União Europeia.
Natureza jurídica da UE
Margarida Riso; nº O que é? Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, o Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes.
Orçamentação Pública Módulo 1: Conceitos da Contabilidade Nacional
Economia Pública Aula 8a
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Desafios da União Europeia na Atualidade
As (as)simetrias entre União Europeia e MERCOSUL
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
UNIÃO EUROPÉIA.
A construção da Cidadania Europeia
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Politica Monetária Comum Direito Comunitário Docente: Dra. Paula Almeida.
O mundo dividido na era da Globalização
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
A nova regionalização do mundo
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
1 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO MESTRADO EM ECONOMIA INTERNACIONAL E ESTUDOS EUROPEUS ANO LECTIVO 2012/2013 –
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
Transcrição da apresentação:

Como funciona a União Europeia Trabalho realizado por: Ana Faria , Sofia Matias, Rubina Bento , Rute Silva e Tatiana Gomes

Como funciona a União Europeia: As Instituições Outras Instituições O Tribunal de Justiça O Conselho Europeu O Tribunal de Contas O Comité Económico e Social Europeu O Parlamento Europeu Comité das Regiões A Comissão Europeia Banco Europeu de Investimento Banco Central Europeu

As INSTITUIÇÕES

O Triângulo Responsável pela Tomada de Decisões na União Europeia: Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia

Conselho da União Europeia Definição: É o principal órgão de tomada de decisões da União Europeia. Constituído por um ministro do Governo Nacional de cada país que representa os Estados Membros e por sua vez tratam das relações da União Europeia com o resto de mundo

Conselho da União Europeia Origem: Fundado na década de 50 (1949) Funções: Adoptar os actos legislativos Europeus; Coordenar as políticas económicas; Celebrar acordos internacionais; Aprovar o orçamento da União Europeia; Desenvolver politicas externas e de segurança.

Conselho Europeu Definição: O Conselho Europeu é um órgão institucional que funciona como fórum de discussão ao nível político mais elevado. Origem: Foi criado em 1974 Funções: O Conselho Europeu impulsiona as grandes questões políticas que se prendem com a construção da Europa, Alteração dos tratados e das instituições, declarações diplomáticas no âmbito da política externa e de segurança comum.

Parlamento Europeu Definição: É a instituição parlamentar que representa os povos dos estados reunidos na União Europeia. Origem: Surgiu na década de 50/60, em conjunto com os tratados de fundação das comunidades. Desde 1979, os deputados do P.E. são directamente eleitos pelos cidadãos que os representam.

Número de deputados com assento no parlamento Europeu por país

Parlamento Europeu Funções: Poder legislativo; Controlo democrático Autoridade sobre o orçamento da U.E.

Comissão Europeia Definição: é a Instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da U.E. na sua globalidade Origem: Teve início em 1958, fruto da unificação da alta autoridade da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), da C.E.E.A (Comunidade Europeia da Energia Atómica) e da Comissão da C.E.E.

Comissão Europeia Funções: Apresentar propostas legislativas ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu; Gerir e executar as politicas e orçamento da União Europeia; Garantir a aplicação do direito comunitário; Representar a União Europeia ao nível internacional.

OUTRAS INSTITUIÇÕES

Tribunal de Justiça Definição: Assegura o cumprimento da legislação europeia Origem: Foi criado pelo Tratado CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) em 1952 Funções: Garantir a interpretação e aplicação uniforme da legislação da U.E.

Tribunal de Contas Definição: É um órgão independente, que decide livremente sobre a organização e calendário das suas auditorias Origem: Criado em 1977 Funções: Fiscaliza as contas da U.E.

Comité das Regiões (CdR): Definição: É um órgão consultivo composto por governadores locais e regionais da Europa.    Origem: Foi criado em 1994 pelo tratado da União Europeia   Funções do Comité Das Regiões: Consiste em apresentar as ideias locais e regionais em relação à legislação da UE através da apresentação de propostas à comissão.

Comité Económico e Social Europeu (CESE): Definição: É um organismo de carácter consultivo, onde os membros do CESE se dividem em 3 grupos: - Empregadores (representantes das pequenas e médias empresa, dos transportes, da agricultura, sectores privado e público da indústria…). - Grupo dos trabalhadores - (inclui as classes de trabalhos manuais aos executivos). Os seus membros provêm de sindicatos nacionais. - Grupo dos interesses diversos que engloba diversos representantes da sociedade civil tais como organizações da artesanato, associações de defesa dos consumidor, do ambiente, de pessoas com necessidades especiais, etc.).     

Comité Económico e Social Europeu (CESE):   Origem: Este órgão consultivo composto por representantes dos poderes locais e regionais da Europa foi criado em 1957 pelo Tratado de Roma.   Funções: Estimular a sociedade a desempenhar um papel activo nas políticas da UE.   Dirigir opiniões ao conselho, à comissão e ao parlamento europeu por iniciativa própria ou a pedido dos mesmos.    Estimular a sociedade a auxiliar os países de 3º mundo criando estruturas consultivas similares.

Banco Europeu de Investimento Definição: O BEI é um banco sem fins lucrativos, cuja actividade está ao serviço das políticas definidas. É propriedade dos Estados-Membros da União Europeia, que subscrevem em conjunto o seu capital. Origem: Sedeado no Luxemburgo, o Banco Europeu de Investimento (BEI) foi criado em 1958 pelo Tratado de Roma.

Banco Europeu de Investimento Funções: O BEI empresta dinheiro às regiões menos desenvolvidas, para projectos de interesse europeu, para que desse modo as possam tornar mais competitivas. Como por exemplo: - projectos no domínio da coesão e convergência das regiões da União Europeia, - projectos de apoio a pequenas e médias empresas, projectos ambientais, - projectos no domínio da investigação, desenvolvimento e inovação, - projectos no domínio dos transportes, - projectos no domínio da energia.

Banco Central Europeu: Definição: O Banco Central Europeu (BCE) é um órgão financeiro que foi criado no contexto da concretização da última fase da União Económica Monetária (UEM) Origem: O Banco Central Europeu (BCE) foi criado em 1998. Está sedeado em Frankfurt (Alemanha).  

Banco Central Europeu: Funções: BCE é o banco central responsável pela moeda única europeia: o euro. A principal missão do BCE é preservar o seu poder de compra e, deste modo, a estabilidade de preços na área do euro. A área do euro é constituída pelos 16 países da União Europeia que adoptaram o euro desde 1999.  

Referências Bibliográficas A Europa em 12 Lições, disponível a 08 de Outubro de 2009 em http://europa.eu/abc/12lessons/lesson_4/index_pt.htm.

Agredecemos a vossa Atenção!!!