Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Contexto de Educação a Distância
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Ana Cristina Ghisleni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Política Educacional Brasileira
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Fundamentos de Vigilância Sanitária
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Aluno: Bruno Camelo S. Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca Vilarinho Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Tema: Webfóflio.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira

O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Segundo Banes (1987) trata-se de um conjunto de relações interpessoais concretas que cria vínculo entre os indivíduos de uma mesma comunidade. Veja no link, um vídeo auto explicativo sobre o que é uma rede socialsocial. Você sabe o que é uma rede social?

O vídeo nos remete aos seguintes tópicos AAs redes sociais: Podem ser utilizadas para criar redes de amigos Unem pessoas com interesses comuns como Música, Trabalho... Podem variar entre Redes Sociais Reais  Pessoas de seu círculo social Tem por objetivo namoro, trabalho, negócios... Redes Sociais Virtuais  Site de Relacionamento, Profissional, Gênero Musical... Além de ter os mesmo objetivos abrange sua rede para além de limites físicos ou geográficos; Possibilita dinamismo na relação com várias pessoas ao mesmo tempo; Armazena dados de antigos contatos

Ainda referente ao Vídeo, observamos que alguns Objetivos das Redes Sociais são: Estabelecer vínculos interativos positivos entre os indivíduos; Oportunizar um espaço para a reflexão, troca de experiências e busca de soluções de problemas comuns; Mobilizar pessoas, grupos e instituições para o exercício de atividades e/ou a utilização de recursos pertinentes à comunidade; Estabelecer parcerias entre outras instituições ou outras comunidades;

As Características de uma rede social são: acolhimento cooperação disponibilidade respeito as diferenças, econômicas, étinicas e sociais tolerância generosidade

As Redes Sociais como Ferramenta de Aprendizagem Hoje com a utilização do computador e da internet já é possível se pensar e evidenciar que a participação de um indivíduo em redes sociais do ciberespaço pode ajudá-lo na aquisição do conhecimento de diversos temas, propiciando a troca de saberes, resignificando e construindo novos. Para isso, as redes estimulam a participação ativa, onde o integrante para marcar presença deve fazer algum comentário, apresentar situações, discutir e trocar experiências, ou seja a interação é primordial.

O Ensino Superior a Distância e as Redes Sociais Hoje já existem várias redes que subsidiam a integração e a troca de experiências nos cursos de graduação, especialmente nos cursos a distância, conforme experiência apresentada por Pontes (pag , 2009) Pontes (pag , 2009) da Faculdade de Educação da UnB com utilização da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem e Rede - CTAR.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A criatividade do homem, especificamente no desenvolvimento das tecnologias, tem influenciado sobremaneira na sua história, repercutindo na ampliação das suas possibilidades físicas e cognitivas. A tecnologia digital, por exemplo, trouxe grandes mudanças no cotidiano social, cultural, econômico e político, resultando na globalização mundial. Com isso, a educação obriga-se a caminhar paralela a essas transformações, possibilitando e aproveitando diversos espaços para disseminação do saber.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A Educação Superior a Distância chega com uma proposta atual e integradora, onde busca oportunizar um espaço de ensino e aprendizagem convergente, consequentemente as redes sociais são a extensão do espaço educacional numa amplitude imensurável, onde professor e aluno são sujeitos principais do processo de ensino e aprendizagem.

Então, o curso atendeu as suas expectativas? Obrigado! Esperamos você em mais um curso da DENE.ENSINAR