Profa Maria Luiza de Almeida Campos

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Transcrição da apresentação:

Profa Maria Luiza de Almeida Campos Tesauro Conceituação e Requisitos para sua Elaboração Profa Maria Luiza de Almeida Campos -

Etapas da Apresentação 1. O Objeto Tesauro: conceituação e histórico 2. Requisitos Teóricos aplicados a elaboração de Tesauros Terminológicos 3. Etapas e Procedimentos para a elaboração de Tesauros Terminológicos Maria Luiza de Almeida Campos

O Objeto Tesauro: conceituação e histórico Maria Luiza de Almeida Campos

Tesauro de Recuperação Unesco através do programa UNISIST define Tesauro de recuperação sob dois aspectos: 1 - Segundo a Estrutura - “É um vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente cobrindo um domínio específico do conhecimento”. 2 - Segundo a Função - “É um dispositivo de controle terminológico usado na tradução da linguagem natural dos documentos, dos indexadores ou dos usuários numa ‘linguagem do sistema’ (linguagem de documentação, linguagem de informação) mais restrita.” Maria Luiza de Almeida Campos-

VOCABULÁRIO DO SISTEMA PREPARAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA Principais Funções Desenvolvidas em muitos Tipos de Serviços de Informação ENTRADA Análise Conceitual Tradução Base de Dados em forma impressa ou eletrônica Análise Conceitual Pedidos População de usuários do sistema VOCABULÁRIO DO SISTEMA INDEXAÇÃO PREPARAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA População de documentos Documentos Selecionados Acervo do documento - Unidade I - Maria Luiza de A. Campos -

TESAURO: um pouco de história Década de 50 Hans Peter Luhn (Research Center da IBM - Estados Unidos) Primeiro a utilizar o termo “thesaurus” para nomear seu sistema de palavras autorizadas com uma estrutura de referências cruzadas. É influenciado pelo trabalho de Roget - “Dicionário analógico” - Maria Luiza de A. Campos -

Vertente Européia Vertente Norte-Americana TESAURO Vertente Européia Vertente Norte-Americana Alphabetic Subject Indexing Lists of subject headings 1895 (Cutter Rules 1876) Bibliographic Classification Analytico-Synthetic (faceted) (Ranganathan 1930) Uniterm (Taube 1951) Alphabetic Subject indexing (Coates 1960) U.S.Departamet of Defense (1960) Normas Nacionais (1959 - ) Unesco monolingual guidelines (1970) Thesaurofacet PRECIS (1974) Unesco multiligual guidelines (1976) BS 5723 (1979) (Lancaster) Unesco monolingual Guidelines (1981) ISO 2788 (1983) I - Maria Luiza de A. Campos -

O Tesauro Terminológico contém: Elementos do Tesauro O Tesauro Terminológico contém:  Descritores  Definições  Relações - Maria Luiza de A. Campos -

Descritores São palavras ou grupos de palavras que representam conceitos.  O tesauro contém descritores relacionados entre si. - - Maria Luiza de A. Campos

Unidade de Conhecimento CONCEITO Unidade de Conhecimento REFERENTE PREDICAÇÃO DENOTAÇÃO DESIGNAÇÃO CARACTERÍSTICAS FORMA VERBAL I - Maria Luiza de A. Campos

Definição Nota de Aplicação/Explicativa Explicação do conteúdo do conceito. Através da Definição de um conceito é possível estabelecer relacionamentos entre os conceitos que fazem parte de um domínio. Ex: AFIADORA Máquina ferramenta utilizada no processo de usinagem para afiar ferramentas de corte tais como: serras, brocas, machos. - Maria Luiza de A. Campos

- Maria Luiza de A. Campos - Relações Conceituais - Relacionamento Hierárquico - Gênero / Espécie Ex.: Ser Humano Homem No tesauro: TG/TE - Relacionamento Partitivo - entre um todo e suas partes Ex.: Ser Humano Cabeça Tronco Membros No tesauro: TGP/TEP - Maria Luiza de A. Campos -

I - Maria Luiza de A. Campos - - Relacionamento Funcional - entre categorias (coisas - processos, material-produto) Ex.: Barbeiro / Doença de Chagas Vacina/Veneno No tesauro: TA/TA - Relacionamento de Oposição Ex.: Inflação/Deflação No tesauro: TO/TO - Relacionamento de Equivalência Ex.: Aipim/Mandioca No tesauro: USE/UP I - Maria Luiza de A. Campos -

Partes do Tesauro Terminológico · Parte Sistemática · Parte Alfabética Maria Luiza de A. Campos -

Maria Luiza de A. Campos - (continuação) Parte Sistemática Estrutura sistemática de conceitos, onde se apresentam as relações hierárquicas Exemplo: Tesauro de Medicina Clínica  Doença  Doença do Sistema Digestivo  Doença Respiratória  Doença Cardiovascular Maria Luiza de A. Campos -

I - Maria Luiza de A. Campos Tesauro de Engenharia Civil (continuação)  Edificação (por seus tipos)  Edificação Militar  Quartel  Guarita  Edificação Hospitalar  Clínica  Hospital (por suas partes)  Superestrutura  Infra-estrutura I - Maria Luiza de A. Campos

- Maria Luiza de A. Campos Parte Alfabética Lista Alfabética de descritores com as relações de ordem lógica, ontológica e de equivalência. Na parte alfabética os elementos de cada entrada são os seguintes, nessa ordem: (termo) (código) nota de aplicação --- equivalências UP termo genérico TG termo genérico partitivo TGP termo(s) específicos TE termo(s) específico(s) partitivo(s) TEP termo(s) associado(s) TA Na mesma ordem alfabética são incluídas as remissivas de acordo com o modelo: (sinônimo) USE (TERMO) - Maria Luiza de A. Campos

Tesauro de Medicina Clínica Tesauro de Engenharia Civil Exemplo: (continuação) Tesauro de Medicina Clínica Doença Na: TE Doença Respiratória TE Doença Cardiovascular TE Doença do Sistema Nervoso Doença Cardiovascular Na TG Doença Doença Respiratória Doença do Sistema Nervoso Tesauro de Engenharia Civil Clínica TG Edificação Hospitalar Edificação TE Edificação Militar TE Edificação Hospitalar TEP Superestrutura TEP Infra-estrutura Edificação Hospitalar TG Edificação TE Clínica TE Hospital I - Maria Luiza de A. Campos -

Requisitos teóricos aplicados à construção de Tesauros Terminológicos. - Maria Luiza de A. Campos

Princípios Gerais 1 - O tesauro cobre um domínio de Conhecimento 2 - O tesauro estrutura conceitos 3 - O tesauro é um Sistema de Classificação Os conceitos de um domínio se relacionam entre si como um sistema e o tesauro evidencia isto. - Maria Luiza de A. Campos -

O Tesauro cobre um domínio de Conhecimento Princípio de Contextualização - Maria Luiza de A. Campos -

Determinada a partir do contexto que o objeto/referente é observado Área: Medicina AIDS = Referente Saúde Pública Medicina Experimental definição Classificação • Doença (sexualmente transmissível) •• Aids (virótica) Determinada a partir do contexto que o objeto/referente é observado Ângulo observado Doença sexualmente transmissível e que afeta o sistema imune Doença virótica que afeta o sistema imune Maria Luiza de A. Campos -

Teoria da Terminologia A forma pela qual observamos o objeto irá determinar as suas características, então o princípio de contextualização acaba auxiliando esta forma de análise do objeto e conseqüentemente sua definição. A definição deve ser estudada como um método para o entendimento do conceito e para o seu posicionamento em um sistema de conceitos de um dado contexto. Teoria da Terminologia I - Maria Luiza de A. Campos -

O Tesauro estrutura Conceito O objeto e a Representação do Objeto - Maria Luiza de A. Campos

O objeto e a representação do objeto re - apresentação Cesto de palha especificação pelo material Cesto funerário especificação pela finalidade - Maria Luiza de A. Campos

O Mundo Empírico e o Conhecimento Sistema E Realidade Empírica Sistema C Realidade de Produção do Conhecimento Espaço Comunicacional Espaço Informacional S. T. Espaços Comunicacional e Informacional e suas Relações Sistema T - Maria Luiza de A. Campos

O Mundo Empírico e o Conhecimento O Tesauro organiza conceitos e não objetos. Esta organização segue princípios lógicos de: Identidade / Partição / Associação - Maria Luiza de A. Campos

O Tesauro deve ser elaborado como um Sistema de Classificação. A Classificação se dá em duas etapas:   Inclusão dos descritores nas categorias;  Organização das classes. - Maria Luiza de A. Campos -

Inclusão dos Descritores nas Categorias Categorias formais Dahlberg Subcategorias formais Ranganathan Princípios Objetos imateriais Objetos materiais Entidades P - entidades M - matéria E - energia S - espaço T - tempo Quantidades Qualidades Relações Propriedades Operações Estados Processos Atividades Tempo Posição Espaço Dimensões - Maria Luiza de A. Campos -

Organização das classes A organização das classes segue princípios lógicos: 1 - Escolha uma Categoria e procure organizar seus descritores: verifique qual a característica comum a um conjunto de descritores. Por exemplo:  Área de Saúde  Categoria Processos  Classe Doença Observamos que podemos fazer grupamentos por doenças segundo diferentes características como sistemas/órgãos-digestivo, circulatório, hepático etc, parasitos, etc. - Maria Luiza de A. Campos -

Etapas e procedimentos para a elaboração de Tesauros Terminológicos I - Maria Luiza de A. Campos -

Seleção dos Descritores e de sua nota explicativa - Selecionar os descritores a partir da política adotada no planejamento do tesauro. - Determinar descrições conceituais (definições) para cada descritor. ( Teoria da Terminologia) - Maria Luiza de A. Campos -

Classificação dos Descritores em Categorias Conceituais Inclusão dos descritores nas categorias e facetas correspondentes. Teoria da Classificação.  Esta atividade vai ajudá-lo a identificar os conjuntos significativos para a área do Tesauro. - Maria Luiza de A. Campos -

Organização das Classes de Conceitos - Escolha uma categoria e procure organizar seus descritores - Verifique qual a característica comum a um conjunto de descritores. - Selecione um subconjunto- Faceta - Forme uma hierarquia: - As características que revelam hierarquia, são aquelas que descrevem a essência e as partes de um referente. (cadeias e renques) Orientação prática: “é um”, “é parte de” - Maria Luiza de A. Campos -

Estabelecimento das relações Relações Hierárquicas ( TG/TE - TGP/TEP) - Análise da parte sistemática para descrever na parte alfabética as relações hierárquicas. Relações Associativas (TA/TA) - Análise da definição para verificar outros termos relacionados ao termo selecionado. Relações de Equivalência (USE/UP) - Seleção de um único descritor para representar o conceito. Maria Luiza de A. Campos -