Profa Adriana Paz.  Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.

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Transcrição da apresentação:

Profa Adriana Paz

 Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.  Integradas por instituições como as ONGs (Organizações não-governamentais).  OSCIPs (Organizações da sociedade civil de interesse público).

1° SETOR = O Estado 2° SETOR = O Mercado, as empresas privadas 3° SETOR = Entidades da Sociedade Civil

Formação é criada por um pequeno grupo de pessoas, buscando ação social. Propósito / Missão = Ganhar dinheiro, para organizações sem fins lucrativos, é subsidiário ao propósito de prover algum bem ou serviço enquanto para as empresas privadas, a provisão de produtos ou serviços tem por objetivo gerar dinheiro.

Aquisição de recursos = Empresas obtêm recursos através da venda de produtos e serviços; órgãos governamentais obtêm a maior parcela de seus recursos através de impostos. Organizações do 3° setor recebem recursos de vendas e serviços, doações de indivíduos, empresas e governo entre outros...

Ambiente legal = A legislação que incide sobre o terceiro setor difere das leis dos outros setores, referente a aplicação dos recursos e a tributos. Perfil do trabalhador = uma parcela do trabalho é realizado por voluntários não remunerados. O tipo de atividade realizada, o nível de qualificação dos trabalhadores e a forma de remuneração diferem no 3° setor da realidade do Mercado e Estado.

1. Política da responsabilidade social 2. Planejamento 3. Implementação e operação 4. Requisitos de documentação 5. Medição, análise e melhoria contínua 6. Melhoria Contínua

1. Compatível com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. 2. Levar em consideração as expectativas dos stakeholders. 3. Estar em conformidade com as leis aplicáveis e seja compatível com os padrões internacionais de comportamento. 4. Esteja integrado por toda a organização.

1. Meio ambiente 2. Direitos humanos 3. Práticas de trabalho 4. Práticas leais de operação 5. Governança organizacional 6. Desenvolvimento social 7. Questões relativas aos consumidores

1. Entendendo o contexto a R.S.O. 2. Atuando com stakeholders. 3. Integrando a R.S.O nos objetivos e estratégias da empresa. 4. Implantando ações de R.S. nas práticas diárias. 5. Aumentando a credibilidade. 6. Avaliando as atividades e práticas.