Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Advertisements

Parte 3 Revisão Importação.
INCOTERMS Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato.
CARTILHA DE COMO EXPORTAR
Comércio Internacional Escola Secundária de Paços de Ferreira
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
Comércio Internacional
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
Contratos Empresariais
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
Sistemática de Importação e Exportação
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Comercio Internacional
Caminhos para Exportar: passo a passo da exportação
Prof. Angello Reggio Neto
Profs. Angello / Carlos / Eduardo / Moacir
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Comércio Internacional
Como funciona um crédito documentário?
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
CARTA DE CRÉDITO (Letter of Credit)
Sistemática de Importação e Exportação
Comércio Exterior Sumário: Exportação
Contratos Internacionais
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
Fundamentos do Comércio Exterior
Como funciona uma cobrança documentária?
INCOTERMS Definem de forma prática, simples e precisa, os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador, quanto a fretes, seguros, movimentação.
Sistematização das exportações (Aspectos Administrativos, Operacionais e Financeiros) Exportações: quatro grupos (livres, sujeitas a limitações, suspensas.
Comercial -Aduana – Agenciamento – Financeiro - Contábil
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
_________________________
TIPOLOGIAS DE CONCESSÃO DE CRÉDITO MAIS UTILIZADAS NA BANCA
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Direito Empresarial Curso de Administração
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
5 – MOD PAG.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Transportes e Seguros Internacionais
Incoterms.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Contratos Comerciais Internacionais Ato de comércio onde uma ou mais partes encontra-se submetido a outra ordem jurídica. Formas de colocação de produtos.
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA FALÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – Lei (11.101/05) SLIDE II.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SISTEMÁTICA DO COMEX 5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO DO COMEX.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 4 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Cláusula de Romalpa. Com vistas a assegurar o pagamento de suas exportações, o vendedor tem à sua disposição vários instrumentos de proteção, tais como.
Prof. Cláudio Costa do Amaral1 CÂMBIO e pagamentos internacionais no comércio exterior TPC.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO NO COMEX
Transcrição da apresentação:

Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional

Modalidades de Pagamento As diferentes modalidades de pagamento usadas no comércio internacional variam principalmente em função do risco da operação, do risco do país do comprador,do valor e do prazo da transação e do grau de relacionamento comercial entre as empresas vendedora e compradora.

Modalidades de Pagamento Tanto o exportador como o importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as transações internacionais. Ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria (possibilidade de impasse) Definir com clareza a forma de pagamento em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento deve atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.

Principais Modalidades de Pagamento São as seguintes as modalidades de pagamento no comércio exterior: Pagamento Antecipado; Remessa sem saque; Cobrança Documentária; Carta de Crédito ou Crédito Documentário.

Pagamento Antecipado Nesta modalidade, o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria. Trata-se da opção mais interessante para o exportador, que recebe antecipadamente o pagamento. O risco é assumido pelo importador, que pode não receber a mercadoria ou recebê-la em condições não acordadas anteriormente com o exportador.

Pagamento Antecipado Embora o Pagamento Antecipado não seja procedimento muito adotado, pode ocorrer quando houver relação de confiança entre as empresas envolvidas. Pode ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço.

Pagamento Antecipado Tão logo a mercadoria seja embarcada, o exportador deverá encaminhar diretamente ao importador os documentos originais de exportação, para que assim possa desembaraçá-la no ponto de destino, bem como fornecer cópias desses documentos ao banco responsável pela contratação do câmbio.

Pagamento Antecipado De acordo com as normas brasileira o pagamento antecipado possui regras distintas na importação e exportação.

Pagamento Antecipado Importação: Os pagamentos antecipados de importação têm um prazo máximo de 180 dias de antecipação em relação à data do embarque. Na hipótese de não ocorrer o embarque dentro do prazo máximo de 180 dias da data da operação de câmbio da remessa antecipada, o Banco Central obriga a empresa remetente a repatriar o valor remetido, sob pena de multas e de suspensão do seu registro de importador, impossibilitando-o de fazer novas Importações.

Pagamento Antecipado (Etapas) Resumindo: 1. PAGAMENTO Após os contatos preliminares, o importador compra a mercadoria do exportador e efetua o pagamento por meio de um banco. 2. EMBARQUE O exportador providencia o despacho e o embarque da mercadoria para o importador. 3. DOCUMENTOS O exportador remete a documentação para o importador. 4. DESEMBARQUE O importador, de posse dos documentos, solicita o desembaraço da mercadoria. 

Remessa Antecipada 1 2 4 5 6 3 IMPORTADOR EXPORTADOR Alfândega Pro Forma IMPORTADOR EXPORTADOR 1 2 4 5 6 Alfândega Alfândega Moeda nacional 3 Banco do Importador 11 Banco do Exportador Moeda Estrangeira

O que é saque ??? Saque, cambial e letra de câmbio são sinônimos. São três nomes diferentes para a mesma coisa: um título de crédito emitido pelo vendedor da mercadoria quando vende a prazo para se pegar a assinatura (o aceite) do comprador.

Remessa sem Saque Nesta modalidade, o exportador embarca a mercadoria, remete os documentos de embarque diretamente ao importador e este, posteriormente ao desembaraço aduaneiro, providencia a remessa da quantia devida ao vendedor. Neste caso, o exportador fica sem nenhuma garantia de recebimento das divisas, razão pela qual não é freqüentemente utilizada, a não ser nos casos de fornecedores tradicionais de empresas sólidas e idôneas ou de empresas coligadas ou do mesmo grupo. .

Remessa sem Saque (Etapas) 1. EMBARQUE Após os contatos preliminares, o importador compra a mercadoria do exportador; este providencia o despacho e embarque. 2. DOCUMENTOS O exportador remete a documentação diretamente para o importador. 3. DESEMBARQUE De posse dos documentos, o importador solicita o desembaraço da mercadoria. 4. PAGAMENTO O importador, por meio de um banco localizado no seu país, providencia o pagamento. 5. ORDEM DE PAGAMENTO O banco do importador remete uma ordem de pagamento ao banco do exportador. 6. PAGAMENTO Finalmente, o banco do exportador efetua pagamento.

Remessa Sem Saque 1 3 5 2 4 7 6 EXPORTADOR IMPORTADOR Alfândega Ordem de Compra “Purcilase Order” 1 EXPORTADOR IMPORTADOR 3 Documentos 5 2 4 Alfândega Alfândega 7 6 Banco do Importador 15 Banco do Exportador

Cobrança Documentária Ao contrario das duas modalidades anteriores, a cobrança documentaria é caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos. Esta cobrança não constitui garantia real de pagamento (oficial) Assim, o exportador deve utilizar esta modalidade apenas nas negociações internacionais que não representem riscos comerciais. O exportador embarca a mercadoria e remete os documentos de embarque a um banco, que os remete para outro banco, no país do importador, para que sejam apresentados para pagamento (á vista) ou para aceite e posterior pagamento (á prazo).

Cobrança Documentária (Etapas) 1. EMBARQUE O exportador efetua a venda da mercadoria e providencia o despacho e o embarque. 2. DOCUMENTOS A mercadoria é embarcada, o exportador dirige-se a um banco em seu país, com os documentos da exportação e um saque contra o importador, e contrata os serviços desse banco. 3. DOCUMENTOS EM COBRANÇA O banco do exportador envia os documentos e o saque a um seu correspondente no país do importador (banco cobrador). 4. DOCUMENTOS O banco cobrador entrega os documentos ao importador, que paga à vista ou aceita o saque para pagamento futuro. 5. ORDEM DE PAGAMENTO Assim que o importador efetua o pagamento ou aceita a cambial, o banco cobrador expede a ordem de pagamento ao banco do exportador. 6. PAGAMENTO O banco do exportador efetua o pagamento a ele. 7. DESEMBARQUE Finalmente, de posse dos documentos, o importador solicita o desembarque da mercadoria.

Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? Os principais documentos requeridos neste tipo de operação são: • Fatura comercial • Conhecimento de Embarque • Saque • Apólice de Seguro

Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? FATURA COMERCIAL Commercial Invoice                                                                                                                                Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?

Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? CONHECIMENTO DE EMBARQUE MARÍTIMO Bill of Landing - B/L                                                                                                                             FATURA COMERCIAL Commercial Invoice                                                                                                                                Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?

Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? FATURA COMERCIAL Commercial Invoice                                                                                                                                Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? CERTIFICADO OU APÓLICE DE SEGURO                                                                                                                                       

Carta de Crédito Esta modalidade de pagamento é amais difundida no comercio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador Na Carta de Crédito, são especificados o valor, beneficiário (exportador), documentação exigida, prazo, portos de destino e de embarque, descrição da mercadoria, quantidades e outros dados referentes à operação de exportação. O recebimento do pagamento pelo exportador depende apenas do cumprimento das condições estabelecidas na carta de crédito.

Carta de Crédito A Carta de Crédito deve explicitar as formas de pagamento, ou seja, se se trata de pagamento: À vista (se a documentação estiver em ordem, o exportador recebe o pagamento de imediato); Por aceite de letra de câmbio (o banco sacado dará o "aceite" e devolverá a letra de câmbio ao exportador) Por deferimento (pagamento efetuado na data designada na Carta de Crédito); . Por negociação (negociação da Carta de Crédito com um banco).

Carta de Crédito (Etapas) 1. ABRE O CRÉDITO Após os contatos preliminares, o importador solicita a um banco de seu país a abertura de um crédito em favor do exportador. 2. EMITE CARTA DE CRÉDITO O banco importador emite carta de crédito e comunica ao banco do país do exportador a existência desse crédito. 3. COMUNICA O CRÉDITO O banco do exportador comunica a ele a chegada da carta de crédito e suas condições. 4. EMBARQUE O exportador providencia o embarque da mercadoria.

Carta de Crédito (Etapas) 5. DOCUMENTOS E PAGAMENTO O exportador entrega os documentos exigidos pelo crédito ao banco de seu país e este recebe os documentos, examina-os e, se estiverem em ordem, efetua o pagamento ao exportador. 6. DOCUMENTOS O banco do exportador remete os documentos ao banco do importador. 7. DOCUMENTOS E REEMBOLSO O banco do importador entrega os documentos a ele e cobra deste o reembolso do pagamento efetuado. 8. DESEMBARQUE O importador, de posse dos documentos, paga os direitos aduaneiros e retira a mercadoria.

Carta de Crédito (Crédito Documentário) Pro Forma EXPORTADOR IMPORTADOR 1 D O C U M E N T S 2 4 6 5 Alfândega Alfândega Carta de Crédito 10 7 Carta de Crédito 3 DOCUMENTOS 8 9 26 Banco do Importador Banco do Exportador

Modalidades de Pagamento Os exportadores e importadores devem, portanto, estar atentos para a necessidade de certificados emitidos por agências ou empresas especializadas para ações no comercio internacional, visto que a segurança da carga ou viabilidade de uma operação, será diretamente afetada pela definição da modalidade de pagamento.