Prof. Wallace Borges Cristo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática aplicada à contabilidade
Advertisements

Estruturas de Dados e Algoritmos II
Linguagem de Programação I
Modo Gráfico x Modo Texto
OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011.
JOGOS.
Computação Gráfica (Aula 3)
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
ODBC.
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Grafos de Cena
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Fundamentos de Sistemas Operacionais
The Industry’s Foundation for High Performance Graphics
Linguagens de Programação
Computação Gráfica OpenGL.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
UNIVERSIDADE KIMPA VITA
Aula 6 – Sistema Operacional
Professor Fernando Luís
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
PCI- Introdução à Computação
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
REVISÃO.
Professor: Márcio Amador
Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.
Computação Gráfica Introdução ao OpenGL.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Go3D! A 3D Graphics Engine Carlos Tosin. Divisão Estrutura dividida em 4 componentes Core (46 classes) Áudio (4 classes) Script (4 classes) Renderer (37.
Projeto e Implementação de Jogos Eletrônicos
Sistemas Operacionais
OMNeT++.
Conceitos de thread Faculdade PITÁGORAS – Outubro de 2012
18/7/2015OpenGl1/24 Grasielle Valença (gval) Marcela Bezerra (mbs) Thiago Burgo (tbb) Paulo Thiago (ptgs) Introdução a Multimídia OpenGL.
ARToolkit Ademir José de Carvalho Junior Danilo Cavalcanti Torres
PLATAFORMAS MULTIMÍDIA
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Arthur Gonçalves Christian Diego Eudes Raphael Icamaan Botelho.
OGRE 3D Open Source Graphics Engine Seminário Introdução à Multimídia.
O que são, quais existem e suas características.
Realidade Virtual Aula 2 Remis Balaniuk. Enxergando grande, começando pequeno Quem começa a aprender RV normalmente sofre um primeiro impacto negativo.
Profª Marta Becker Villamil
Felipe Cavalcanti Ferreira Fernando Valente Kakimoto
OpenGL André Chagas Filipe Melo Jacinto Reis Jonathan Soares
Equipe Onildo Ferraz Hélder Manoel Lima e Silva Felipe Batista.
Adriano Marcos Petrônio
Ciência da Computação I
FLUXO DE CAIXA PROGRAMADO EM MACRO
Criação de Jogos Eletrônicos O Mundo 3D
Grupo: Antônio Inocêncio Francisco Ícaro Filipe Araújo Guilherme Barreto Leonardo Vilaça Márcio Dias Thiago Gomes.
Equipe: Kéren Glaucya Marco Aurélio. INTRODUÇÃO  JCreator é um IDE, ou seja, é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, criado pela empresa Xinox Software.
MatLab (Matrix Laboratory)
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Android é o sistema operacional de telefone celular que é lançado pela Google. Este sistema operacional é usado por.
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Prof. Wallace Borges Cristo PROGRAMAÇÃO 3D Prof. Wallace Borges Cristo

OpenGL OpenGL executa transformações de translação, escala e rotação, através da multiplicação de matrizes com transformações cumulativas, ou seja, umas sobre as outras

OpenGL OpenGL (Open Graphical Library) pode ser definida como uma interface de software (API – Aplication Program Interface) para aceleração da programação de dispositivos gráficos Possui + de 200 comandos para especificação de objetos e operações necessárias para a produção de aplicações gráficas interativas 3D Podemos então classificá-la como uma biblioteca de rotinas gráficas para modelagem 2D ou 3D

OpenGL Extremamente portável e rápida, possibilitando a criação de gráficos 3D com excelente qualidade visual e rapidez Usa algoritmos bem desenvolvidos e otimizados pela SiliconGraphics Justamente pela sua portabilidade, não possui funções para gerenciamento de janelas, interação com o usuário ou arquivos de entrada/saída Cada ambiente, como, por exemplo, o Microsoft Windows, possui suas próprias funções para esses propósitos.

OpenGL Não é uma linguagem de programação como C,C++ ou Java É uma poderosa e sofisticada API ou biblioteca de códigos para desenvolvimento de aplicações gráficas 3D em tempo real, seguindo a convenção de chamada de bibliotecas da linguagem de programação C

OpenGL A especificação é gerenciada por um consórcio independente formado em 1992. Controlada pelo Khronos Group Consórcio de indústrias: 3Dlabs, ATI, Apple Computer, NVIDIA, SGI e SUN Responsáveis por: Novas funcionalidades Versões Extensões Atualmente se encontra na versão 3.2 (http://www.opengl.org/)

OpenGL Suas aplicações variam de ferramentas CAD a jogos e imagens médicas ou programas de modelagem usados para criar efeitos especiais para televisão e cinema (como em Jurassic Park e Star Wars). Dentre os programas de modelagem, podemos citar: 3D MAX, Character Studio, Lightware, Lightscape, Maya, Dentre os jogos, temos: Quake, Half-Life, MDK2, Baldurs Gate etc.

OpenGL A biblioteca OpenGL vai além do desenho de primitivas gráficas, tais como linhas e polígonos,

OpenGL Suporta também gerenciamento de eventos de Suporta iluminação, sombreamento, mapeamento de textura, transparência, animação, Suporta também gerenciamento de eventos de entrada por teclado e mouse

Exercícios 1. OpenGL é uma linguagem de programação ? 2. OpenGL trabalha somente com 2D. Verdadeiro ou falso. Justifique. 3. OpenGL é muito lenta? 4. OpenGL não é portavel. Verdadeiro ou falso. Justifique. 5. A microsoft criou o OpenGL? 6. Existe somente a versão 1.0 do OpenGl? 7. Cite algumas aplicações do OpenGl. 8. O que é suportado pelo OpenGL?