Tema do 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 05

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Advertisements

SERÁ QUE ESTAS PALAVRAS TEM SENTIDO DIFERENTE?
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Andamos segundo o Espírito”
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
Pacto das Igrejas Batistas
Que é discipulado cristão
“Andemos honestamente”
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Quem sou eu? Ezequiel 36:26-27.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
Série Vida Frutífera Primeira Igreja Batista em Porto Alegre
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
A nossa oração é pública e universal
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
A eucaristia Começar.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
Ministério da Fidelidade.
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Consagração da Vida Ministerial
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
O poder da Evangelização
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Maturidade exige profundidade
A IGREJA DE CRISTO.
Uma igreja viva para um Deus vivo
Ministério Ovelha Perdida
12: O Credo Apostólico e a igreja (I)
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Crescendo em Comunidade
UNIÃO UNIVERSAL DOS CRENTES PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Igreja madura Assembléia de Deus de Jacarepaguá
SINAIS DA ESPERANÇA.
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
LEITURA BÍBLICA JOÃO 3:1-8
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
I. De onde viemos? Surgimos de um movimento bíblico.
Tema 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 10 – Evangelismo e Missões
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
LIÇÃO 10 - A ASCENSÃO ECONÔMICA Prof. Lucas Neto.
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
Aplicativos da graça na comunidade cristã Exemplificado em Filipenses O aplicativo da unidade. HOJE.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
IGREJA Princípios e propósitos. IGREJA Princípios e propósitos O que é? Manifestação do Deus vivo na terra.
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
Transcrição da apresentação:

Tema do 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 05 O Reino de Deus e a Igreja Texto bíblico – Diversos Texto áureo “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4.17) “Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.” (Atos 5.11) Depois de termos visto nos quatro primeiros domingos do trimestre, 6 dos temas básicos da doutrina bíblica em que cremos (Bíblia – Deus – Homem – Pecado – Salvação e Eleição), vamos hoje abordar mais dois deles: O Reino de Deus e a Igreja

Introdução I O propósito desta lição é estudar o reino de Deus nas Escrituras, bem como suas manifestações no presente e no futuro, porque desejamos que a Igreja do Senhor da atualidade, onde este reino deve estar presente, busque intensamente estabelecer os valores do reino de Deus através de sua prática e vivência. Igualmente, estudar a igreja como o conjunto de pessoas nascidas de novo que se reúnem regularmente para glorificar a Deus, edificação mútua, estudo da Palavra de Deus e evangelização.

Introdução II Uma das mais belas doutrinas de nossa fé é a da imagem e constituição do reino de Deus. Tendo sido modelado pelo povo de Israel de forma física, segundo o apogeu dos reinos de Davi e Salomão, a partir de Cristo o povo crente vai perceber que sua estrutura não é física, mas sim espiritual. A partir dos Evangelhos, o reino de Deus passou a se tornar na figura mais bela e esperançosa da vida cristã, ainda que espiritual, para o alento e a expectativa do seu povo que podia experimentá-lo aqui mesmo na vida terrena.

Introdução III A dimensão deste reino deixa então de ser terrena ou geográfica, econômica ou de domínio, para tornar-se dimensão espiritual. A amplitude que ele vai assumir para os seus súditos, é o sentimento interior de paz, alegria, amor e serviço que naturalmente deverá brotar em seus corações. Por certo, este reino estará sujeito às vacilações do mal no mundo, mas em meio ao tumulto mundano, o crente individualmente e a igreja coletivamente, estarão de posse desta segurança.

A igreja de Cristo somos nós. Introdução IV Sendo o reino de Deus algo que se expressa em termos espirituais, embora possamos experimentar evidências de sua presença nos eventos que empolgam, na comunhão que nos une, na obra que realiza, a grande verdade é que ele passou a se consubstanciar fisicamente para o crente em todo o tempo e em toda a face da terra, como a igreja local. Com isto, muitos passaram a ver na forma física da igreja, o seu templo, como a representação do corpo de Cristo na terra, quando não é bem assim: A igreja de Cristo somos nós.

Introdução V Ainda no primeiro século do cristianismo a imagem da igreja local vai expandir-se, para se tornar mais espiritual do que física, representando a união de todos os crentes em todos os tempos. Depois das cartas específicas de Paulo a cada igreja local e seus ministros, observem que Pedro, João Tiago e Judas vão escrever cartas às igrejas em geral, sendo por isso chamadas de “epístolas universais”. O reino espiritual de Deus, passa a ter a sua face física, na igreja de Cristo que é o seu corpo vivo ainda hoje.

Introdução VI O somatório das igrejas locais de Cristo em todos os tempos, desde Atos 2, passando por Apocalipse 2 e 3, chegando aos nossos dias e indo até a vindoura consumação dos séculos, é que nos dá a dimensão física do que chamamos de igreja universal do Senhor Jesus, a confirmação da existência espiritual do reino de Deus. Viver como cidadãos do reino é estarmos como crentes e igreja, submissos à vontade de Deus, procurando viver a nossa cidadania pátria dentro dos princípios que a Bíblia Sagrada nos ensina.

Reino de Deus e Igreja de Cristo Conclusões comparativas: O reino de Deus é eterno; a igreja teve o seu início com Jesus Cristo. O reino de Deus possui súditos de todos os tempos que se submetem ao reinado divino; a igreja congrega os crentes que se sujeitam ao senhorio de Cristo; O reino de Deus fisicamente é invisível; a igreja é fisicamente visível e institucional; O reino de Deus é a esfera na qual é criada a igreja; por isso se diz que a igreja é uma agência do reino de Deus.

Afirmativas doutrinárias: O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno. É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. É, assim, o reino invisível nos corações regenerados que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos. A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus. Reino de Deus

Afirmativas doutrinárias: Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento. Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho. As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pelas palavras de Deus, sob a orientação do Espírito Santo. Igreja de Cristo

Vale a pena ver a definição da Declaração Doutrinária da CBB sobre o Conclusão Vale a pena ver a definição da Declaração Doutrinária da CBB sobre o Reino de Deus: http://www.batistas.org.br/ Vale a pena ver a definição da Declaração Doutrinária da CBB sobre a Igreja de Cristo: Diante de tudo isto, nada melhor do que mais uma vez agradecer ao nosso Deus Te agradeço.mp3 Eu te agradeço, Senhor!.pps