Higiene Social e Saúde Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
Criação do Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
PAPEL DOS CONSELHOS DE SAÚDE Joana Batista Oliveira Lopes
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
DESIGUALDADE E POBREZA
Consolidando o SUS: Garantindo a Todos Acesso, Acolhimento e Qualidade
A MEDICINA E A CONDIÇÃO FEMININA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Sistema Único de Saúde Sonia Lucena de Andrade c/colaboração de:
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
E a Saúde no Brasil?.
– Família real – Família real.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Componentes: Izabella – Hanna – Laura – Nara – Tamara
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Câncer na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Promoção da Saúde no Brasil
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Sistema de atenção suplementar no brasil
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
REDE HOSPITALAR DE SANTAS CASAS E FILANTRÓPICOS BRASILEIROS HOSPITAIS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS SUS TOTAL SUS LEITOS
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal,
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Associação Brasileira
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Profa. MS. Juliana P.Porto.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
Prof. Me. Paulo Henrique de Souza Corrêa Saúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasil Direito do Cidadão e Dever do EstadoDireito do Cidadão.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Saúde da Família Saúde da Criança Saúde da Mulher Saúde do Idoso
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Higiene Social e Saúde Pública UNIP – 2009 Prof. Alexandre Fonseca

Introdução a Saúde Pública

1. Introdução "Do inferno ao paraíso", a grande maioria das ações de saúde são do SUS – Sistema Único de Saúde; Pesquisa realizada (Vox Populi) - somente 34% da pessoas souberam citar espontaneamente o que é o SUS!

1. Introdução: O SUS, que tem como conceito básico a universalização do atendimento à saúde, surgiu por meio da Constituição de 1988 e é regido por outras duas leis: a 8.080/90, que dá as linhas gerais do que seria esse atendimento, e a 8.142/90, que regulariza a participação da sociedade na fiscalização do sistema.

2: Constituição de 1988: Mudança dos padadigmas do modelo de saúde no Brasil; Antes saúde pública somente para "incluídos" – INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social); Indigentes e não colaboradores deviam ser atendidos pelos serviços privado e filantrópico.

O SUS universaliza o atendimento

3. Modelos de Saúde No mundo, existem dois modelos de oferta de saúde pública adotado pelos governos, a universal e a segmentada: 1. Universal: atendimento amplo e irrestrito para todos os cidadãos, independente da classe social, com financiamento público e alcançando uma enorme gama de vertentes da saúde. O sistema privado ficaria com a parte suplementar, por exemplo, tratamentos e procedimentos específicos.

3. Modelos de Saúde: 2. Segmentada: Atinge nichos distintos da sociedades, por exemplo, os mais pobres ou um determinado grupo profissional. Aí, o público e o privado se misturam na sociedade, tanto na questão do financiamento, quanto no atendimento. Digamos que um completa o outro.

4. No Brasil: O modelo vigente no Brasil – UNIVERSAL "Saúde um direito de todos e um dever do Estado" – cidadão brasileiro; Diversos atendimentos: pronto-socorro, fazer consultas com especialistas, fazer o pré-natal e o parto, exames laboratoriais, entre outros.

5. Cabe ao SUS outras atribuições: fiscalização dos medicamentos, a produção de remédios, O combate a doenças epidemiológicas, o apoio a pesquisas científicas, contribuições em questões de saneamento básico, fiscalizar alimentos e bebidas

6. O SUS em números (Aspectos Positivos – 2004): 64 mil unidades de saúde; 5.900 hospitais; 200 mil agentes comunitários; 20 mil equipes de saúde de família; 1,5 bilhão de atendimentos ambulatoriais; 12 milhões de internações; 300 milhões de exames laboratoriais; 1 milhão de tomografias; 160 mil ressonâncias; 6,5 milhões ultra-sonografias; 8 milhões de seções de hemodiálise; 23.400 transplantes de órgãos e tecidos; 105 mil cirurgias oncológicas; 140 milhões de vacinas aplicadas.

6. O SUS em números (Aspectos Negativos – 2007): 13 milhões de hipertensos e 4,5 milhões de diabéticos não têm acesso ao SUS; Estima-se que 25% dos portadores de tuberculose, malária e hanseníase estejam sem tratamento; 10 milhões de obesos não são atendidos de forma adequada no sistema público; A fila para próteses é de aproximadamente 1 milhão de pessoas; Cerca de 90 mil pessoas aguardam uma vaga para radioterapia; Para fazer um parto, o SUS paga menos da metade do que na rede privada de saúde.

7. O SUS de HOJE: De 1988 para cá, houve alguns avanços em várias dessas áreas, coroados pelo Pacto da Saúde, realizado em 2006. Distorções no modelo universalista, desafios iminentes no modelo de atenção à saúde, além de problemas graves que estão na própria gênese da saúde pública brasileira.

8. Pacto pela Saúde: É um conjunto de reformas institucionais e gerenciais, pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) do SUS, com o objetivo de alcançar maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

8. Pacto pela Saúde: O mérito foi a redefinição das responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população, na busca da eqüidade social e a resolução de um dos grandes problemas do SUS: a competição negativa entre os entes da federação.