FISIOLOGIA HUMANA ProfªMarly Unello Rosinha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTROLE A LONGO PRAZO DA PRESSÃO ARTERIAL
Advertisements

Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
Ferro Ferro Hemoglobina Fe 2+ Fe 2+.
Fisiologia do Exercício
Teoria dos Sistemas.
Análise e Projeto de Sistemas I
Trabalho de ciências Sais minerais.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Homeostase e Elementos perturbadores no meio ambiente.
O Sistema Nervoso Autônomo
Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal
A TERMORREGULAÇÃO.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA ENDÓCRINO OU HORMONAL.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
SERES VIVOS Introdução.
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins.
Introdução à Fisiologia
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Ana Serra,
O corpo humano é constituído por vários e diferentes sistemas.
Introdução à Fisiologia Humana
Estudo do corpo humano As 4 funções vitais.
Sistema Neuro-hormonal
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Necessidades Energéticas
SISTEMA ENDÓCRINO.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Membrana Plasmática.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26 Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago.
Fisiologia humana.
Sangue.
Fisiologia do Exercício
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO
de líquido extracelular
PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA
O ALTO COMANDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS.
A vida animal.
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física
Sistema Cardiovascular
Integração Metabólica: Introdução
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
Sistema Nervoso.
Principais funções cardiovasculares:
Profa Caroline Pouillard de Aquino
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Ciências Naturais 9.º ano
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
Sistema Tampão Homeostase
Regulação do meio interno
FISIOLOGIA HUMANA.
Introdução à Anatomia Funcional
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Metabolismo energético
Prof. Oscar Kenji Nihei Disciplina de Fisiologia Humana e Biofísica
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
Sistema Nervoso – parte 3
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
Ciências Naturais – 9.o ano
Transcrição da apresentação:

FISIOLOGIA HUMANA ProfªMarly Unello Rosinha

Equilíbrio X Estabilidade Equilíbrio = morte Quando um sistema entra em equilíbrio com o meio é sinal que não realiza transformações. Sistema estável: é aquele que mantêm sua configuração ao longo do tempo, ainda que longe do equilíbrio. Estado estável: temperatura quase constante; pH sanguíneo quase constante; concentração de glicose quase constante;... Ser vivo é um sistema dissipativo estável, que mantêm com relativa autonomia, sua estabilidade longe do equilíbrio.

HOMEOSTASE Tendência permanente do organismo em manter a constância (estabilidade) do meio interno. Estado de independência relativa do organismo em relação às oscilações do ambiente externo. Claude Bernard A homeostase se dá as custas de energia. “O corpo vivo, embora necessite do ambiente que o circunda, é, apesar disso, relativamente independente do mesmo. Esta independência do organismo com relação ao seu ambiente externo deriva do fato de que, nos seres vivos, os tecidos são, de fato, removidos das influências externas diretas, e são protegidos por um verdadeiro (meio)ambiente interno, que é constituído, particularmente, pelos fluidos que circulam no corpo“. Claude Bernard (1813-1878)

Parâmetros de homeostase em humanos Valores médios Faixa da normalidade Glicemia 85 no jejum 70-99mg/dl Temperatura corporal 36,5ºC 36-37ºC Sódio no sangue 142 mEg/l 138-146mEg/l Pressão arterial sistólica repouso 120 mmHg 130 -90mmH PCO2 nos tecidos 46mmHg 40-46mmHg pH do sangue arterial 7,0 6,4-7,2

Sistemas homeostáticos: são os sistemas corporais que entram em ação para manter a constância do meio interno (homeostase) frente às variações ambientais.

Controle da Homeostase Quaisquer que seja o mecanismo de ajuste da homeostase corporal são necessários no três componentes essenciais: Órgãos sensoriais: altamente sensíveis à detecção de mudanças específicas dos meios interno ou externo. b) Órgãos de processamento e de integração: local de recebimento e processamento da informação; está capacitado para a analisar e elaborar comandos de ação. c) Órgãos Efetuadores: sistemas de órgãos que executam as tarefas necessárias para o restabelecimento do controle.

Regulação da temperatura corporal Os seres vivos possuem mecanismos de ajustes que controlam as variáveis biológicas em determinadas quantidades. Regulação da temperatura corporal

Controle por retroalimentação negativa (Feedbak negativo) Tenta ir contra o evento que está acontecendo e estabelecer a homeostase. Quanto + é - (servomecanismo) Ex: termostato da geladeira... Regula a maior parte dos sistemas

Feedback POSITIVO ATIVIDADE RÍTMICA COMO “GATILHO” PARA DESENCADEAR EVENTOS EVENTOS DO TIPO “TUDO OU NADA” PRECISAM INCLUIR MECANISMO PARA PARAR

Objetivo da Fisiologia É estudar os sistemas e processos homeostáticos que atuam de maneira contínua objetivando a homeostase. Quando ocorre a falência de um processo homeostático, temos a doença (patologia). Se a falência não for corrigida temos a morte. MAS ATENÇÃO VIDA É O ESTADO DE MANUTENÇÃO DA HOMEOSTASE.

FUNÇÕES DE VIDA Vegetativas ou de nutrição Animal ou de relação Respiração Digestão Circulação Excreção Animal ou de relação Locomoção Fonação Sentidos Conservação da espécie Reprodução Coordenação e integração Nervosa – sistema nervoso Endócrina- sistema hormonal Compartimentos líquidos

MEIO INTERNO http://biologiaemprimeirolugar.blogspot.com.br