Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Oficina Brincando com sucata
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
A Educação Mediada pela Tecnologia
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Curso de Especialização em Educação Infantil
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Encontro Estadual de Formação
Educação Especial Aula 7
COMPONENTES:CAROLINE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Jogos na alfabetização Matemática
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Análise de Produção Textual III
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Prática da Matemática no Ensino Fundamental
Atividade complementar 05
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação Educação Infantil.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Placas de Argila Caneta PENA PapiroPergaminhoBambu LapisQuadro NegroGiz Máquina de Escrever TelegrafoRádioTelevisão Tecnologias na Educação.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil

Processo de concepção e elaboração das diretrizes

O que é interação e brincadeira?

A importância das brincadeiras e interações na Educação infantil

Aprendizagem e materiais pedagógicos

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

USO E COMPRA DE BRINQUEDOS

Violência nas creches e pré-escolas

Brincando, aprendendo e interagindo na educação infantil

REFERÊNCIAS • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade, e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. Conselho Nacional da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Brasília: MEC, SED,DICEI, 2013. • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Brasília: MEC,SEB, 2010. • Brinquedos. Disponível em: http://inmetro.gov.br/impresa/briquedos.asp. Acessado em 10 abril 2015.

• Coleção: Brinquedos e brincadeiras nas creches • Coleção: Brinquedos e brincadeiras nas creches. Brincadeira e interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, 2012. •_________. Critérios de compra e uso dos brinquedos e materiais para instituições de educação infantil. Brasília, 2012. • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e pesquisa, São Paulo, v .27, n.2, p.229-245, jul./dez. 2001. Disponível em: <http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?op tion=com_content&view=article&catid=115:artigos-e- teses&id=928:brinquedos-e-materiais-pedagogicos- nasescolas-infantis&Itemid=155>. Acesso em: 17 jun. 2015

• MACHADO, Marina Marcondes • MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança a importância do brincar , atividades e materiais. São Paulo: Ed. Loyola, 1994. 1 1 1 p • Revista Maringá Ensina nº 10 – fevereiro/abril 2009. A importância da formação lúdica para professores de educação infantil. Rúbia Renata das Neves Gonzaga. (p. 36-39). Disponível em: <http://www.monografias.brasilescola.com/educacao/a- importancia-brincar-na-educacao- infantil.htm#capitulo_7. Acessado em 12 jun. 2015 • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.