As teorias tradicionais do currículo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

Apresentação da disciplina
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos
“Os princípios educativos que caracterizam a escola única em Gramsci.”
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
Teoria comportamental
TGA- Teoria Geral da Administração
Administração – Principais correntes
Currículo Teorias Tradicionais
SÉCULO XX.
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
A Origem da Psicologia Científica
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Behaviorismo.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Gestão da Qualidade – Motivação
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Teorias de Aprendizagem
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
A primeira Revolução Industrial
Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar.
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Obra : O espírito das leis
Escola Clássica da Administração
METODOLOGIA DA PESQUISA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Administração Científica
Teoria geral da administração
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria da Administração Científica
História nas atuais propostas curriculares
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Escola Relações Humanas
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Introdução à Administração
Prof. José Roberto Medina
FACULDADE NOSSA CIDADE
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Revisão sobre os Estudos da Motivação
Escola da Administração Científica
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
Comportamento Organizacional - aula 3: um pouco de Teorias - Profª. Vilma Tupinambá, MSc.
Ciência, tecnologia e sociedade
VISÃO GERAL DA ESCOLA CLÁSSICA
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Bases da Moderna Administração
cenários e perspectivas.
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Contexto histórico - “A modernidade”
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

As teorias tradicionais do currículo

As teorias tradicionais e sua origem Início do século XX nos EUA Revolução industrial a extensão da educação escolarizada em níveis cada vez mais altos, a segmentos cada vez maiores da população, como resposta ao processo crescente de industrialização e urbanização da sociedade moderna.

O currículo e as teorias tradicionais O currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, rigorosamente especificados e medidos “cientificamente”. Especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser precisamente medidos. Concentrar em questões técnicas e de organização: a centralidade no “Como?”

O currículo e as teorias tradicionais A referência de organização é a fábrica taylorista. “A educação, tal como a usina de fabricação de aço, é um processo de moldagem”. Por meio da ciência (psicologia, administração) mapeia-se as necessidades, já dadas, pela vida ocupacional adulta. Com esse mapa preciso das habilidades, seria possível organizar um currículo ideal que permitisse a aprendizagem. Ênfase na orientação comportamentalista. Não se preocupam em fazer questionamentos radicais aos arranjos políticos-sociais existentes (hegemônicas) e às formas de conhecimento dominantes. Aceitam facilmente o status quo (visão fincionalista).

O currículo e as teorias tradicionais Constituíram uma reação ao modelo de currículo clássico, que havia dominado a educação de nível médio. A crítica tinha como centro o caráter abstrato e supostamente inútil – para a vida moderna e para as atividades laborais - das habilidades e conhecimentos dos currículos clássicos. Pautou a educação como objeto próprio de estudo científico;