Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
O Que é um Agrotóxico? Boa Vista, 15 de março de 2011.
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
10 º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público do Trabalho.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
BARREIRAS ECONÔMICAS E BARREIRAS LEGAIS
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA.
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
Sistemática de Importação e Exportação
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Política Nacional do Meio Ambiente
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Conteúdo programático
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Requisitos Legais e Outros Requisitos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
Processos de Registro de Defensivos Agrícolas no Brasil Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – Senado Federal 02 de julho, 2015.
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Políticas federais e estaduais para reduzir o uso não autorizado e indevido de agrotóxicos Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins – CGAA Curitiba, 19 de junho 2012

Resumo Políticas Públicas Estruturação federativa e legislação Foco e objetivos do Estado Mensuração de resultados Perspectivas da sociedade (efetividade)

Política Pública Política pública é definida aqui como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, com vistas ao atendimento aos anseios da sociedade. É marcada principalmente pelos marcos regulatórios e pelas as diretrizes aos orgãos públicos.

Contexto regulatório internacional Regulação de defensivos: Eixo anglo-saxão: Concentração em agência única, adoção de avaliação do risco, forte representação em painéis internacionais (Codex, OECD e outros). Eixo Europa/Japão: Múltiplas agências e verticalização de governanças, uso de critérios de “cut off” e avaliação do risco conjugadas. Impacto internacional: Países desenvolvidos influenciam a regulação ao redor do mundo. Fatores técnicos são usados como barreiras de comercio internacional (LMRs) e influenciam políticas fitossanitárias em países em desenvolvimento.

Estruturação federativa e legislação Lei 7.802/89 Lei 9.974/00 DECRETO 4.074/02 Instruções Normativas MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE IBAMA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA MINISTÉRIO DA SAÚDE - ANVISA LEGISLAÇÃO ESTADUAL

Competências na Fiscalização FEDERAL ESTADUAL Registro Comércio Fabricação Armazenamento Importação Transporte Uso

ENFISA Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos 2001: iniciativa dos estados, preocupados com a questão da falta de harmonização dos procedimentos de cadastro e fiscalização de agrotóxicos Política Pública: SUASA

Etapas Regionais

Sul/ Sudeste/ Centro-oeste Eventos regionais Norte Nordeste Sul/ Sudeste/ Centro-oeste

Eventos regionais Grupos de trabalho Gestores dos serviços estaduais de cadastro e fiscalização de agrotóxicos Pauta: assuntos de relevância regional CARTAS REGIONAIS Medir resultados.

Etapa Nacional

ENFISA alinha-se ao SUASA Responsabilidade compartilhada Equipe Federal + Estadual

Paradoxo de visões Separação conceitual Exportação vs Importação: conquista de mercados, alinhamento com a conformidade (compliance dos países de destino), OMC como fórum de solução de controvérsias. Importação: proteção da economia, incentivo a indústria nacional, soberania.

Percepções Separação conceitual Insumos vs Alimentos: Insumos (defensivos, fertilizantes, etc.) Padrões de qualidade, rastreabilidade da produção, impurezas, impostos (aliquotas), politica industrial; Alimentos (vegetais in natura) Contaminantes e resíduos de defensivos. Barreiras técnicas de acesso a mercado consumidor de alimentos (saúde).

Registro É a ferramenta de entrada no mercado através de critérios técnicos e de segurança. Atualmente possui um modelo de co-responsabililidade do Estado, com avaliação detalhada de todo o dossiê. Esforço pré-registro e negligência pós registro.

Otimização de registro: Como fazer? Adoção dos critérios: meta 120 dias. Não objeção: Empresas qualificam o dossiê de registro, compõe o relatório técnico declarando a conformidade com a legislação e obtém o registro. Responsabilização: Auditorias e fiscalizações intensificadas e punição exemplar aos infratores da lei (cancelamento do registro, denuncia no MP, punição ao Responsável Técnico e indenização ao Estado).

Segurança alimentar: Resíduos de defensivos nos alimentos Conceituação de risco e comunicação a sociedade; Melhora contínua e aumento das análises; Integração de programas federais e estaduais; Elaboração de estratégias de ação; Monitoramento da efetividade dos trabalhos (ENFISA).

Qualidade e responsabilidade na produção Novo foco das ações de controle: Qualidade assegurada: Certificações, auto controle, etc. Auditorias internacionais: Princípios do SPS, reciprocidade e equivalência. Brasil no cenário regulatório internacional: Definição de Guidelines OECD: Boas Praticas de Fabricação.

Politicas Federais Biológicos: mudança da referencia de registro; Orgânicos: politicas públicas de incentivo a regularização; Genéricos: política pública da Casa Civil; Minor Crops (CSFI): Soluções para a detecção de resíduos em alimentos. Boas Práticas: BPF, BPC, BPA e certificações.

Efetividade Efeito das políticas públicas operadas pelo governo. Expectativa de mudança na sociedade. Recalculando rumos e metas.

Obrigado a todos! Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins luis.rangel@agricultura.gov.br 61 – 3218 – 2445