PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONVITE PARTICIPE XIII SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS
Advertisements

O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
A escola e a prevenção ao uso de drogas
CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
13° Conferência Nacional de Saúde
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
. Prevenção e Combate às Drogas nos Meios de Comunicação
Eixo 1. Democratização do acesso
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
DROGAS NO CONDOMÍNIO, COMO PROCEDER?
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO
I Fórum Sobre Drogas do Vale do Paranhana
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Modelo anterior de atendimento
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Prevenção ao uso de drogas
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Colégio Medianeira Programa de Resistência às Drogas e à Violência Desenvolvido em mais de 50 países Atingindo aproximadamente 40 milhões de crianças/ano.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
ESTUDO DE COMUNIDADE.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
Ferramenta 5 - álcool, Tabaco e outras drogas
Ciências Naturais 9.º ano
PROJETO SOCIAL TIRE O CRACK DO CRACK
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Módulo 4: Afiliação ao Leo Clube
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Terapia Familiar.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS III Simpósio “ Prevenção Hoje: Futuro Melhor “ Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas 29, 30 Março de 2005 Dr. Jorge Jaber

O QUE É PREVENÇÃO ? Definição: Dificultar o começo de qualquer uso entre crianças e adolescentes Bloquear a progressão do uso para abuso, tanto em adultos quanto em crianças Profissionais de saúde e pesquisadores têm adotado uma definição mais prática e realística: Qualquer programa que tenha como objetivo retardar tanto o início do uso quanto o aumento da freqüência e das quantidades usadas, ou diminuir esta freqüência e quantidade

Níveis de uso São definidos ou pela freqüência do uso ou pela comparação entre o nível da maioria da população jovem e os níveis que refletem disfunção Geralmente estes níveis se referem à: * Uso experimental ( 1ª ou 2ª vez ) * Uso ocasional ( menos que 1 vez por mês ) * Uso regular ( de 1 vez por mês a 1 vez por semana ) A prevenção na infância e na adolescência focaliza mais fortemente o tabaco , o álcool e a maconha, substâncias consideradas “portais” de entrada no uso de drogas

Prevenção na Comunidade Programas eficazes de prevenção têm, ao menos, três características em comum: 1- Foco na neutralização de fatores de risco e na promoção de fatores de proteção. 2- Base na teoria cognitivo-comportamental. 3- Aplicação de programa de implementação de estratégias que aumentem a interação entre jovens e os promotores do programa de prevenção.

Exame da Comunidade 1- Objetivos da Comunidade 2- Atividades da Comunidade 3- Membros da Comunidade 4- Recursos 5- Poder

Câmara Comunitária da Barra da Tijuca Objetivos: Exercer a representatividade junto às autoridades públicas, nas questões relativas à qualidade de vida na Barra da Tijuca, em saneamento, segurança, transporte, saúde, educação etc.

Atividades - Cursos de reciclagem para porteiros e administradores : noções de segurança, relações humanas, primeiros socorros, combate à incêndio, conservação predial, chefia, liderança e administração geral. - Trabalho comunitário no Hospital Lourenço Jorge - Programa da 3ª idade. - Atendimento aos dependentes químicos e familiares.

- Convênio com cooperativa de táxi. - Encontros de profissionais da área de saúde mental “ Pergunte ao Doutor”. - Atendimento preventivo ao uso de drogas nas escolas, clubes, igrejas e condomínios - Campeonatos esportivos - Atividades culturais - Parceria com o Consulado Americano - Campanhas reivindicatórias - Encontros com políticos e autoridades

Membros Recursos Poder 180 Condomínios, Associações de Moradores, Clubes e Igrejas, perfazendo um total de 139.444 moradores. Recursos Os mais diversos, levantados junto ao comércio, indústria, prestadores de serviços e apoio governamental. Poder Aproximação cordial, diálogo, solicitação, exigência e pressão junto a políticos e órgãos governamentais. O Poder do Cidadão ! Ex: Av das Américas; Hospital Lourenço Jorge; Recuperação das lagoas e saneamento da Barra da Tijuca

Estratégias aplicadas Apresentação de um produto com maciça exposição na mídia...

Acessível ao “comprador” no trabalho de base

Foco nos fatores de risco

Foco nos fatores de proteção

Base na Análise Funcional e Treinamento de Habilidades

Aumento da interação entre os jovens e os promotores do Programa de Prevenção

Estratégias para aumentar a interação Treinamento de professores, pais, líderes comunitários

- Métodos de aprendizagem social para realçar a interação entre os jovens e os promotores da prevenção - Flexibilidade para adequar materiais e procedimentos sem sacrificar a aderência ao programa

Uso de reforço periódico e contínuo ao programa Jornal “O Globo” – Revista Magazine - 16 novembro de 2004

Estender a prevenção além do programa até os lares da comunidade

MUITO OBRIGADO www.clinicajorgejaber.com.br jjaber@clinicajorgejaber.com.br