Projeto Mentwajë. Objetivos Atender uma demanda da Associação Vyty-Cati de formação de quadros para o gerenciamento de suas atividades e projetos; Capacitar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Algumas provocações para se pensar
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, MISSÃO VISÃO PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes Grupo de trabalho: Educação e Sustentabilidade.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Abracom Missão e valores
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
O Trabalho da Associação de Produção e Cultura Indígena Yakinõ. O Caso do Babaçu dos Mura, Amazonas Lorena Araujo Tariano (Yakinõ)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
EDUCADORES AMBIENTAIS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ABRIL 2010.
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Plano de Bacia do Rio Caí
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
PNGATI e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Junho de 2015 Juan F. Negret Scalia CGETNO/FUNAI.
MAIO 2010.
Centro de Referência de Assistência Social
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Mônica Suani Barbosa da Costa
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
twitter.com/funasa.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Projeto Mentwajë

Objetivos Atender uma demanda da Associação Vyty-Cati de formação de quadros para o gerenciamento de suas atividades e projetos; Capacitar esses jovens na gestão territorial de suas áreas indígenas estabelecendo um dialogo equilibrado entre o mundo contemporâneo e o cotidiano das aldeias;

Formar jovens que sejam capazes de diagnosticar os problemas ambientais que seus territórios enfrentam, e com a participação de suas comunidades, sugerir e implementar soluções; Capacitar esses jovens para o gerenciamento dos recursos extrativos vinculado a um projeto de geração de renda;

Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento sustentável regional e a autonomia da Vyty-Cati na gerência dos recursos e projetos das aldeias, além de fomentar o respeito ao conhecimento e a cultura dos povos indígenas.

Conteúdos: -Formação dos territórios Timbira; -Impactos dos grandes projetos de desenvolvimento; -Gerenciamento de recursos extrativos vinculados a um projeto de geração de renda; -Sistemas alternativos de produção; -Sojicultura e territórios Timbira;

Principais atividades: Cursos de gestão territorial; Diagnósticos etnoambientais dos territórios Timbira; Implantação de viveiros florestais nas aldeias; Intercâmbio dos agentes ambientais; Participação em oficinas e seminários sobre a temática ambiental;