“A LUTA PELO DIREITO” de Rudolf Von Ihering

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Ronald Dworkin: a questão dos princípios
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
“Paradoxos”: O RACIONALISMO METODOLÓGICO
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
A LUTA PELO DIREITO Rudolf von Ihering.
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
“MANIFESTO COMUNISTA”
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia do Direito Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina DIREITO.
ESTOICISMO.
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Curso Direito à Memória e à Verdade
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
“A LUTA PELO DIREITO” Rudolf Von Ihering
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
Ação Social Inclusão Social.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Profª. Taís Linassi Ruwer
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Busque em Você mesmo Formatação: Arifbv.
- Homem como animal político
Lei do Progresso Livro dos Espíritos.
Mandeville e Constant: vício, virtude e liberdades Notas de aula Introdução à Ciência Política – RI Agosto 2014.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
PRIMEIRO SEMINARIO TEMATICO
PROFISSIONAL Profª. Ms. Lissandra L.C.Rocha.
CAP 19 – O ANARQUISMO.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O bem mais precioso.
Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém,
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Transcrição da apresentação:

“A LUTA PELO DIREITO” de Rudolf Von Ihering UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais “A LUTA PELO DIREITO” de Rudolf Von Ihering “A luta pelo direito é dever do homem para consigo mesmo; a defesa do direito é dever do homem para com a sociedade...” Acadêmica: Ana Righi Cenci Curso: Direito Professor: Dejalma Cremonese Abril/2008

O objetivo do direito é a paz, a luta é o meio de consegui-la UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais O objetivo do direito é a paz, a luta é o meio de consegui-la A luta está na essência do direito A manutenção da ordem jurídica do Estado é uma luta contínua contra a transgressão da lei O poder dos atos jurídicos e das ciências é limitado (podem regular e avançar, mas “são incapazes de quebrar os diques que impedem o fluxo do direito de abrir nova direção” – isso só a lei pode fazer Todas as grandes conquistas históricas são resultado de um longo processo de lutas

A evolução do direito é uniforme e determinada pela lei UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais A evolução do direito é uniforme e determinada pela lei Os povos precisam “lutar e verter o próprio sangue” para conquistar o direito; ele não chega aos povos sem esforço. O povo que luta para conquistar seus direitos se identifica com eles e os valoriza e, por isso, nunca deixa de lutar por ele. Caso o direito fosse “dado”, seria fácil tirá-lo do povo A luta pelo direito subjetivo (ou concreto) acontece por causa da lesão ou subtração desse direito pelo outro Quando o direito é violado, a parte atingida precisa optar por lutar pelo seu direito ou renegar o direito (“fugir da luta”). Ou seja, ou o indivíduo sacrifica o direito em prol da paz ou a paz é sacrificada em nome do direito

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais Na relação particular deve-se pesar quando “compensa” abrir mão da paz para lutar pelo seu direito , contudo, se um povo não reage a uma pequena agressão, sofrerá outras maiores. Assim, a luta pelo direito não se justifica por causa do valor real do objeto, mas pela dor moral e pela injustiça sofrida O processo da luta pelo direito deixa de ser questão de interesse; transforma- se em questão de caráter Tanto a opção pela paz como a opção pela luta são justificadas pelo direito, contudo, ao abrir mão de seu direito, a pessoa vai contra a natureza deste. Caso todos fizessem isso, o direito morreria

A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo mesmo UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais Cada um tem o dever de lutar contra a violação do seu direito; é a penas através da luta pela justiça e por essa resistência à violação que o direito se realiza A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo mesmo Conservar a própria existência, para o homem, não se trata apenas de uma questão física, mas também moral, que é possível graças ao direito, logo, defender o direito é dever moral de auto-preservação “A defender o que é seu, o agredido acaba por defender a si mesmo, a sua personalidade”

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais No antigo direito romano, “ mesmo quando as partes estão de boa-fé, a que perde é punida pela resistência que ofereceu ao direito do oponente. O sentimento de justiça ofendido não se contenta com a mera restauração do direito violado” A honra das pessoas são constituídas por elementos diferentes, por exemplo, “trabalho e propriedade constituem a honra do camponês”, assim, quando a agressão ao camponês se referir ao trabalho ou a propriedade, este lutará mais facilmente pelo seu direito

“A luta pelo direito é a poesia do caráter” UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais * Quando alguém desiste de lutar pelo seu direito, está “incentivando” aquele que violou o seu direito a continuar a fazê-lo “A luta pelo direito é a poesia do caráter” “O que a patologia do corpo humano representa para o médico, a patologia do sentimento de justiça representa para o jurista e para o filósofo do direito, ou melhor, deveria representar”

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais O direito deve ser o mesmo tanto para o rico como para o pobre, já que a “causa determinante é o caráter individual do senso de justiça e não o patrimônio” As atitudes e a opção das pessoas pela paz ou pela luta é reflexo das questões históricas, políticas e sociais daquele povo O direito objetivo é a condição ou pressuposto do direito subjetivo. O oposto também é verdadeiro, já que a essência do direito é a sua efetivação prática No direito privado ocorre uma luta do direito (e de todos os cidadãos) contra a injustiça (domínio de um indivíduo sobre um grande grupo). Se um desiste da luta, nesse caso, prejudica o grupo inteiro

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais O interesse da luta pelo direito não se limita ao direito privado ou á vida privada, pois uma nação é a soma dos seus indivíduos e, por isso, a nação sente ,pensa e age de acordo com seus indivíduos ...mas como esperar que o homem que não tem o hábito de defender seu próprio direito vá arriscar voluntariamente a sua vida e seus bens pela sua comunidade? “o que é semeado no direito privado frutifica no direito público e no direito internacional”, ou seja, quem não procura defender seu direito, tampouco defenderá o direito e a honra da nação As nações que lutam por seus direitos e pela sua honra são aquelas que prosperam frente às demais

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais Direito é sinônimo de idealismo, mas não o idealismo da fantasia: o idealismo do caráter, que defende o direito independente de quem o tenha violado Ao defender o direito em geral, o indivíduo estará defendendo seu próprio direito Para um Estado que quer ser forte, tanto interna como externamente, não há “bem mais precioso e digno de defender e preservar do que o sentimento de justiça nacional” A força de um povo está relacionada com a força do seu senso de justiça – cultiva o senso de justiça nacional é, então, cultivar a saúde e a força do Estado

DCS – Departamento de Ciências Sociais UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais “O que o ar puro representa para a chama, a liberdade de ação representa para o senso de justiça” O direito atual está “bem aquém das exigências legítimas de um senso de justiça sadio” Quando alguém lesa o direito do outro, não é suficiente que o bem roubado seja devolvido. Caso fosse, poder-se-ia soltar o ladrão, desde que ele devolvesse o objeto roubado. No entanto, o roubo também agride as leis do Estado, a ordem jurídica e a lei moral, não apenas a vítima

“Esta é a conclusão final da sabedoria: Só merece a liberdade e a vida UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS – Departamento de Ciências Sociais “A luta é o eterno labor do direito. Sem luta não há direito, assim como sem trabalho não há propriedade” “Esta é a conclusão final da sabedoria: Só merece a liberdade e a vida Aquele que tem de conquistá-las diariamente” Bibliografia IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Tradução de J. Cretella Jr. E Agnes Cretella.3ª ed revista. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.