Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Empresas Criadoras de Conhecimento
Advertisements

Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Ministério da Fazenda - MF
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda.
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
Sociedade e Gestão do conhecimento:conceitos e aplicações
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Organizações de Aprendizagem
GV-PEC Competitividade: Inovação, Organização e Pessoas
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
Gestão do conhecimento
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Práticas de Apoio à Gestão
Lições Aprendidas.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Gestão da Informação e do Conhecimento: interseção e especificidades
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
O que é o “Conhecimento”?
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Inovação Tecnológica Aula 1
Comunicação organizacional
RECCRIA PROMOVERESISTE Observatório do Cidadão OC1 OC2 OC3 OC4 OC5 OC6 OC7 OC8.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Gestão do Conhecimento Fernando Pinho Cernach nº
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTRANET ENSP Endereço:
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
Gestão do Conhecimento
Módulo 8: Práticas de Gestão do Conhecimento
Definições do Conceito de Qualidade
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Gestão do Conhecimento GC
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão Estratégica do Conhecimento
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?

O conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre o conhecimento tácito e o explícito, o que configura a conversão do conhecimento, que é um processo social entre indivíduos.

Propriedades do conhecimento tácitoPropriedades do conhecimento explícito Pessoal, específico ao contexto, difícil de ser formulado ou comunicado; Conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática; Capacidade de adaptação, de lidar com situações novas e excepcionais; Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e reaplicar; Saber como fazer, saber quem sabe fazer, insights, intuições; Treinar, ensinar; Colaborar, compartilhar uma visão, transmitir uma cultura; Organizar, sistematizar, traduzir a visão em uma afirmação, em orientações operacionais; Mentorar para transferir conhecimento de um para outro, face a face. Transmitir conhecimento por meio de produtos, serviços e processos documentados. Adaptado de Kimiz Dalkir, 2011

Formas de conversão do conhecimento. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997)

Socialização: tácito para tácito, conhecimento compartilhado. Processo de compartilhamento de experiências face a face, de maneira natural, típico das interações sociais (por exemplo: a "hora do cafezinho”).

Externalização: tácito para explícito, conhecimento conceitual. O conhecimento tácito se torna explícito por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. A escrita, por exemplo, é uma forma de converter conhecimento tácito em explícito.

Combinação: explícito para explícito, conhecimento sistêmico. Indivíduos trocam conhecimentos por meio de documentos, reuniões ou redes computadorizadas. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação ou da categorização do conhecimento explícito.

Internalização: incorporação do conhecimento explícito em tácito, conhecimento operacional. Está relacionada ao “aprender fazendo”.

Referências DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. Massachusetts: Massachusetts Institute of Tecnology, NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997

Dúvidas? Envie para: