LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

O Pequeno Príncipe Algumas considerações
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
PRODUÇÃO RESENHA.
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Paradigma do signo Conceitos.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O QUE SABER.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
Semiótica nas organizações
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
COMUNICAÇÃO.
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Professora Suraia Rahmé
Intencionalidade discursiva
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Comunicação & Expressão
História da comunicação.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Ideologia um conceito complexo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
O conceito não se define
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
CURSO GESTÃO COMERCIAL
Fundamentos da leitura visual
Como fazer a leitura de obra de arte?
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
O que é? O conceito não se define “Este está sempre ligado ao trabalho humano e às suas técnicas e indica o resultado de uma relação entre uma atividade.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
LINGUAGEM.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Correção da Atividade diagnóstica
RONALDO NEZO| ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO I
II Unidade Semiótica.
PROVA BRASIL 2015.
22/9/20151www.nilson.pro.br. Numa abordagem processualística, a mensagem é o conteúdo da comunicação. Resulta de uma intenção (evidente ou não, consciente.
Conceitos Introdutórios
Semiótica e comunicação III
Maria de Lourdes Bacha Senai
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
NOÇÕES BÁSICAS DO ESTUDO DA LINGUAGEM. VAMOS RECORDAR... Assim, uma argumentação é tipicamente constituída por uma inferência ou por uma série de inferências.
A Linguagem E seus termos.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Somos todos seres sociais
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS Para que seja possível à introdução dos estudos acerca dos diferenciados recursos de comunicação elaborado pelo homem ao longo dos tempos é necessário tecermos algumas considerações primárias. CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS O homem não é um ser isolado. Portanto, ele é fruto do meio em que vive. O homem comunica suas condições de vida por meio de códigos combinados e símbolos convencionalizados. O estudar a linguagem nos permite: Interpretar e transformar o mundo abstrato em algo que seja passível de compreensão; Organizar os aspectos simbólicos e, ao mesmo tempo, apresentar um aspecto estético – belo à materialização do pensamento. CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO? CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

O QUE VÊ É EXATAMENTE O QUE VOCÊ ENTENDE? CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

O QUE VOCÊ VÊ? CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO E LEITURA Imagem é criada pelo homem a fim de: Estabelecer comunicação – tem propriedade significativa que é produzida com um sentido, a partir de contexto(s). Quem a observa torna-se coautor da mesma, a partir das inferências interpretativas feitas. Assume forte função social de transformar o meio, partindo da transformação do “eu”; É significativa por conter elementos (cor, forma, palavras) que auxiliam na construção de sentidos, sendo, portanto, um SIGNO. CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO E LEITURA SIGNO - “Um signo, ou representamen, é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirige-se a alguém, isto é, cria, na mente desta pessoa, um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido. Ao signo assim criado denomino interpretante do primeiro signo. O signo representa alguma coisa, seu objeto. Representa esse objeto não em todos os seus aspectos, mas com referência a um tipo de idéia que eu, por vezes, denominei fundamento do representamen (Collected Papers, 5.228).” Pense na palavra árvore CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

A IMAGEM Imagem → “...reúne e coordena dentro de um limite diferentes categorias de signos... (...icônicos, analógicos), mas também signos plásticos (cores, formas,composição interna, textura) e a maior parte do tempo também signos linguísticos (linguagem verbal). É sua relação, sua interação, que produz o sentido que aprendemos a decifrar mais ou menos conscientemente ...” (JOLY, 38) CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

IMAGEM E IDEOLOGIA Ideologia: modos pelos quais o significado (ou significação) contribui para manter as relações de dominação (EAGLETON, p.19) / modo de legitimação do poder de uma classe ou grupo social dominante Estratégias desse processo de legitimação: . promove crenças e valores compatíveis com o poder dominante . universalização de tais crenças, transformando-as em óbvias e inevitáveis “Ideologia é mais uma questão de ‘discurso’ que de ‘linguagem’” / deve-se considerar quem, o que, com quem e com que finalidade estão falando  contexto social “... a arte é, evidentemente, uma atividade ideológica e um produto ideológico.” “Na medida em que as pessoas, inclusive os artistas, estão social e historicamente situadas, e são membros de determinados grupos sociais, então, seu pensamento, inclusive suas idéias artísticas, é ideológico...” (WOLFF, p.80) CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CLAYTON@COLEGIOINTEGRACAOONLINE.COM.BR LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA