- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Advertisements

Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Os Grego e a Democracia Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram.
História Política de Roma
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Voto e cidadania.
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
Prof. Everton da Silva Correa
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Prof. Everton da Silva Correa
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Cerimonial e Protocolo
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
CIDADANIA.
Democracia e Cidadania
Grécia - Cultura e Sociedade.
Prof. Everton da Silva Correa
Cícero paulino dos santos costa
Olhar crítico; pensamento único
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Escola Padre Carmelo Perrone
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Cidadania Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Entre Militares e Políticos
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
Tema da aula Grupo – Capítulo
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Cidadania.
Grécia - Cultura.
Grécia Antiga.
História da Antiguidade Clássica e Roma
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
Introdução à Filosofia Aula 10
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
Características Gerais do Estado – Conceitos:
ATENAS.
Resumos de História.
A origem do conceito Política:
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Agrupamento de Escolas Ordem de Santi´iago Área de Integração
Antiguidade grega e romana
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Cidades- estados gregas
A Democracia Ateniense
Transcrição da apresentação:

- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues CIDADANIA - NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues

Grécia ANTIGA

QUEM ERAM AQUELES QUE TINHAM DIREITO A CIDADANIA? Cidadania GREGA QUEM ERAM AQUELES QUE TINHAM DIREITO A CIDADANIA? Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. O grupo que não tinham cidadania era formando por artesãos, mulheres e escravos e estrangeiros. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.

COMO ERA EXERCIDA A CIDADANIA? CIDADANIA GREGA COMO ERA EXERCIDA A CIDADANIA? Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.

A VIDA DAQUELES QUE NÃO TINHAM O DIREITO DE CIDADANIA CIDADANIA GREGA A VIDA DAQUELES QUE NÃO TINHAM O DIREITO DE CIDADANIA A vida era péssima seriam os escravos que não teriam nada e eram feito de propriedades de seus donos.

CIDADANIA GREGA DIREITOS As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral , pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar; Cidadãos: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos;  Escravos; Formavam a grande maioria da população ateniense,não tinha o direito de nada e eram considerados como propriedades.

ROMA ANTIGA

CIDADANIA ROMANA Quem eram aqueles que tinham direito a cidadania ? Todos os homens que viviam em Roma e eram livres ( nem todos eles eram). Aqueles que viviam ao arredores de Roma também possuíam cidadania, porém, sua cidadania era mais restrita, como não ter o direito de votar.

A vida daqueles que não tinham direito à cidadania CIDADANIA ROMANA A vida daqueles que não tinham direito à cidadania Quem não tinha o direito de cidadania, apenas não podia ter os privilégios dela. Que era contribuir com a política indo em assembléias e votando, direito de ter seus três nomes e o uso da toga. Quem não era romano, não tinha cidadania.

CIDADANIA ROMANA DIREITOS Os cidadãos tinham direitos como participar nos cultos públicos, oferecer sacrifícios, colocar ações judiciais, apelar ao julgamento do povo, contrair uniões legais, serem eleitos magistrados e votarem nos comícios ou assembléias das centúrias e das tribos. O uso da toga era igualmente um direito exclusivo, tal como o uso dos três nomes (o nome próprio, dado nove dias após o nascimento, o nome da gens a que pertencia e o apelido).

Brasil Contemporâneo

CIDADANIA BRASILEIRA QUEM são aqueles quem tem DIREITO A CIDADANIA? Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade ,e usufrui de seus direitos.

CIDADANIA BRASILEIRA Aqueles que não tem direito a cidadania Hoje em dia no Brasil todos tem o direito a cidadania, mas infelizmente não conseguimos usufruir de alguns direitos devido a corrupção e desvio do dinheiro público. Exemplos: Saúde e educação pública

CIDADANIA BRASILEIRA COMO É EXERCIDA A CIDADANIA? A medida que cumpro com meus deveres e usufruo dos meus direitos.

CIDADANIA BRASILEIRA Direitos Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer; Proteção à maternidade e à infância; Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato; Seguir a crença religiosa que desejar; Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais; Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.

CIDADANIA BRASILEIRA DEVERES Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país; Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores); Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros; Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas; Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós; Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil; Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

CONCLUSÃO Há muito tempo atrás, várias civilizações antigas tinham suas próprias características da cidadania da cidade e com o tempo as coisas foram mudando e hoje em dia, a cidadania ,tal como conhecemos hoje, não surgiu na Antiguidade, mas é fruto da reflexão de muitos pensadores acerca daquele contexto histórico, das possibilidades e limites da ação humana no campo de relações entre os indivíduos . FIM