A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

1.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Secretário Nacional de Juventude
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
CRACOLÂNDIA? JÁ ERA! CDR – Coordenadoria de Atenção às Drogas
O campo da Psicologia no CRAS
Projetos Financiados em 2010
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
José Acreano Brasil Júnior
Modelo anterior de atendimento
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Alexandre de Araújo Pereira
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
No Âmbito da Assistência Social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Projeto “Jovem Legal”.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Psicopedagogo clínico
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
PREVENÇÃO “Poderíamos dizer que, em geral, a prevenção refere-se a toda iniciativa coletiva visando à sobrevivência da espécie.
Centro de Referência de Assistência Social
Educação em Saúde Profa. Halene Maturana.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A importância do Programa Vida Ativa
Programa de Controle da Hanseníase
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Campanha de Promoção de Saúde
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Transcrição da apresentação:

A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015

Conceito: Prevenção é o ato ou efeito de prevenir, ou seja, “evitar, dispor com antecipação e chegar antes de”. (Dicionário Aurélio -1999) Em relação ao consumo de drogas: “Prevenir não é banir a possibilidade de uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas”. (SENAD, 2011)

Promoção da Saúde Diante das necessidades da sociedade frente aos problemas apresentados relacionados ao uso de drogas, o conceito de prevenção se ampliou a ponto de poder se colocar dentro do conceito de “Promoção de Saúde”. (SENAD, 2011) Promoção de Saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e de saúde. (Carta de Ottawa / WHO, 1986)

Ações de Prevenção aplicadas na Terra da Sobriedade

PROJETO SUPERAÇÃO: PROGRAMA MENINOS DA TERRA E GRUPOS DE PREVENÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Teve inicio em 2007 - PREVENÇÃO SELETIVA DE SEGUIMENTO Crianças e adolescentes de meses até 18 anos – segunda geração Crianças e adolescentes inicialmente residentes no ‘Aglomerado do Índio’ – região de Venda Nova Que frequentavam à Terra da Sobriedade visitar seus familiares em tratamento

Grupos de Prevenção para Crianças e Adolescentes Jardim da Terra – 1 a 5 anos Terrinha – 6 a 11 anos Papo Sério – 12 a 18 anos Para crianças e adolescentes USUÁRIOS e/ou NÃO-USUÁRIOS

Grupos de Prevenção para Adultos Grupos de Mútua-Ajuda: Estudo dos 12 passos (AA / NA) Amor-Exigente Grupo de Tabagismo Grupo de Reflexão do Juizado Especial Criminal Sábado na Terra Orientação de familiares de pacientes em tratamento

Tratamento Comunidade Terapêutica Hospedagem Permanência-dia Ambulatório Os pacientes em tratamento participam de diversas oficinas: Oficina de Música Oficina de Quitanda Oficina de Culinária Pedalando pela Vida Cinema comentado, etc...

Prevenção Universal Campanhas e eventos de mobilização Semana Nacional e Estadual de Prevenção do Uso de Drogas (2005) Pedalando pela Vida (2007) Eventos Arraial da Sobriedade Réveillon na Terra Noite de Amor ao Próximo Dia das Crianças Natal na Terra Palestras e Formação continuada Consultoria

Arraial da Sobriedade: Venha não beber para ficar alegre!

Atuação Política Participação em Conselhos de Políticas Públicas CONEAD CMPD CONSEP Integrante da FEBRACT Integrante da FUNDAMIG Programa Papo Legal (Atuou em 67 Municípios do Estado de MG) Planejamento da Política Municipal sobre Drogas

Prevenir Planejar Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. (Schmitz, 2013) Praparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável. (Peter Drucker). 

Política Nacional sobre Drogas – PNAD / 2005 A efetiva prevenção é fruto do comprometimento, da cooperação e da parceria entre os diferentes segmentos da sociedade brasileira e dos órgãos governamentais, federal, estadual e municipal, fundamentada na filosofia da responsabilidade compartilhada, com a construção de redes sociais que visem a melhoria das condições de vida e a promoção geral da saúde A prevenção deve ser executada de forma descentralizada nos municípios e adequada às peculiaridades locais e priorizando as comunidades mais vulneráveis

Obrigado! Gustavo Fantauzzi consultoria@terradasobriedade.org.br

Hospedagem/ permanência-dia Grupo de mútua-ajuda para DQ e familiares TRATAMENTO REINSERÇÃO SOCIAL Equipe: 2 superintendentes, 1 coordenadora clínica, 2 psicólogos, 2 terapeutas ocupacionais, 1 assistente social, 1 enfermeira, 1 nutricionista, 6 monitores, 1 recepcionista, 1 ciclista, 1 músico, 2 voluntárias (medica e assistente social) 2 estagiárias 1 gerente/1 auxiliar Acolhimento 1297 total 458 DQ 839 F Hospedagem/ permanência-dia Grupo de mútua-ajuda para DQ e familiares (6123 Sábado na Terra) Moradia Assistida Orientação familiar/ Cine Terra/ Festival Gastronômico Atendimento aos adolescentes (avaliação familiar e relação institucional) Ambulatório/ intervenção breve/ grupo de tabagismo Atividades Externas escolares, esportivas Culturais e religiosas Estágio/ visitas técnicas Atividades de coordenação clínica

11 estagiários (terapia ocupacional/ serviço social) Voluntários PREVENÇÃO 2 superintendentes 11 estagiários (terapia ocupacional/ serviço social) Voluntários (Suporte equipe clínica) Meninos do Índio Grupos de mútua-ajuda para DQ e familiares Jardim da Terra/ Terrinha/ Papo Sério Palestras Papo Legal Festas e eventos da prevenção Formação Continuada Cursos/ consultorias Visitas técnicas/ estágio Pesquisa/ material informativo Atividades de coordenação da prevenção