A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Profª Helena Trapp - Administração Empresarial - UNIFIEO
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Método "5s".
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
5S JEFFERSON BUENO.
Sistemas que podem ser utilizados simultaneamente (ou não)
Qualidade e Produtividade
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAçAO
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Administração Japonesa
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque:
Unidade 07 19R071.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
por Paulo Roberto Gil Cavina
História Conceito Total Profit Management
Desempenho das Organizações
M&M – Assessoria Técnica para confecções
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
ORIGEM DO PROGRAMA “5S” Desenvolvido no Japão, através do qual os pais ensinam os filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Gestão da Qualidade.
Administração da Produção Aula 5
JUST IN TIME.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Administração Participativa
Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA.
TQM “Total Quality Management”
Vídeo Motivacional.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
Conhecendo melhor Kaizen
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Conceitos Estratégias
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total Integrantes:Kamilla Nivea Michelle

ORIGEM HISTÓRICA Para estudar a administração japonesa, é importante compreender a base cultural milenar do povo japonês,que foi o principal fator que possibilitou o surgimento e a sustentação das várias práticas da administração japonesa.Três valores principais foram se consolidando na cultura japonesa:

Pátria – Está ligada ao nacionalismo fervoroso do povo japonês: cada cidadão é parte de um povo, de uma nação.A sua vida só tem razão quando está ligado aos destinos da pátria. Família – A pátria só será permanente através da família.Cada pessoa tem um papel determinado e há expectativa, por parte de outros familiares e da própria sociedade, que cada um cumpra seu papel. Trabalho – Se a família é que vai garantir a perenidade da pátria, o trabalho é que sustentara economicamente a família.

A partir desses três valores o Japão passa a reconstruir sua economia, centralizando tais esforços junto às empresas. Recuperando-se economicamente no pós-guerra, visando o mercado internacional com produtos competitivos.Após sete anos de intervenção norte-americana, o Japão volta a conduzir seu próprio destino. Como os produtos japoneses não tinham boa qualidade. Especialistas são convidados a ir ao Japão e ensinar o controle estatístico da qualidade,a administração do controle da qualidade e círculos de controle da qualidade.

Os especialista são: E.Edwards Deming (Filosofia da Qualidade Total); J.M.Juran (Controle da Qualidade Total); Kaoru Ishikawa (Círculos de Controle da Qualidade);

Filosofia Básica da Gestão: Trabalho em equipe, visando a qualidade total do processo (satisfação do cliente).

A partir de então, as empresas começam a praticar um conjunto de idéias inovadoras de gestão que passarão a revolucionar o modo de administrar uma empresa. As principais práticas são:

Círculos de Controle de Qualidade(CCQs):grupos informais de trabalhadores que espontaneamente passam a buscar as soluções criativas para os problemas da área ou da empresa; Controle de Qualidade Total: sobre o processo de produção, visando satisfazer as expectativas do cliente;

Método “Ringi” de decisão: trata-se da decisão consensual, obtida através do comprometimento individual com o resultado ou meta decidida pelo grupo; “Just-in-time”: integração da empresa com seus fornecedores, permitindo a eliminação dos estoques com o suprimento atendido no momento da utilização dos componentes na produção;

Kanban:a produção é auto-gerenciada através de cartões ou painéis, permitindo o encadeamento de todas as atividades do processo, “puxando” a produção; Kaizen: filosofia da melhoria contínua, que objetiva sustentar e garantir a qualidade através de pequenas melhorias no processo;

Manufatura flexível: sistema de produção que permite a fabricação simultânea de vários modelos e especificações de produtos, atendendo demandas individualizadas dos nichos de mercado; Keiretsu: integração entre pequenas e grandes industrias, visando a especialização flexível.

Para buscar resultado, na empresa todos devem ter objetivos e missão comuns.Mas ao mesmo tempo, durante o período de trabalho devem trabalhar e viver de forma mais equilibrada e satisfatória possível (estabilidade financeira e emocional ao empregado;clima organizacional agradável;ambiente simples,funcional e agradável - é aqui que se insere os tão chamados 5 “s” da Administração Japonesa). Tendendo a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, que por sua vez, tende à conquista do resultado positivo no mercado.

Cultura dos 5 “s”: Seiton- significa providenciar a arrumação e deixar tudo em ordem.Deixar as coisas no lugar certo, para não perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as; Seiri- significa evitar o desnecessário,separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade;

Seiso- significa manter sempre limpo, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção; Seiketsu- significa manter a higiene saudável e agradável para todos; Shitsuke- significa disciplina, capacidade de aprender.

A administração Japonesa nasceu no chão de fábrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento contínuo. Com esta filosofia,agregada à permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatísticos de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos), e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.

Bibliografia www.cienciadaadministraçao.com.br www.eps.ufsc.br www.universidadedaqualidade.pro.br