importância do processo de planejamento financeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Administração Financeira e Orçamentária
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
25 - Sistemas Financeiros
Administração Financeira III
Administração Financeira e Orçamentária III
Fluxos de caixa e planejamento financeiro
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
CÁLCULOS FINANCEIROS:
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM IMFORMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
O REGIME DE JUROS SIMPLES
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Terminologia de Capital de Giro.
Administração Financeira e Orçamentária – Administração Capital Giro
Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Análise de Investimentos
Administração Financeira
Administração de caixa
ENGENHARIA ECONÔMICA.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
Demonstração do Resultado do Exercício
Custo do Capital Próprio
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
O Orçamento de Caixa. As empresas estimam suas necessidades de caixa como parte do processo de orçamento geral ou de previsão. São definidas as previsões.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Aula 2 – Planejamento Financeiro Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Planejamento Financeiro
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
Análise do fluxo de caixa da empresa
Administração Financeira II
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Planejamento Financeiro
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.03 1 Etapas do processo orçamentário Capítulo 3.
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Contabilidade Internacional
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Nicolle Oliveira Alencar
Integração das Demonstrações
METODOLOGIA Serão realizadas exposições teóricas e principalmente resolução de exercícios e casos em grupos durante as aulas. O professor estará a disposição.
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Demonstrações financeiras
FLUXO DE CAIXA.
André Amorim Site:
Transcrição da apresentação:

importância do processo de planejamento financeiro Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário O que iremos aprender: importância do processo de planejamento financeiro importância de planejamento de caixa, o papel das previsões de vendas e o orçamento de caixa avaliar o orçamento de caixa e suas incertezas Preparar o DRE projetado Abordagem estimativa e uso de financiamento externo necessário Pontos fracos das formas simplificadas de se lidar com a preparação de DRE projetados

Processo de planejamento financeiro Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Processo de planejamento financeiro planejamento começa com planos financeiros a longo prazo (estratégicos), que por sua vez guiam a formulação de planos a curto prazo (operacionais) e orçamentos planos estratégicos: ações financeiras planejadas e o impacto antecipado dessas ações em períodos que vão de 2 a 10 anos. planos operacionais : especificam as ações financeiras a curto prazo e o impacto antecipado destas ações

PLANEJAMENTO FINANCEIRO A CURTO PRAZO Previsão de vendas Informação Necessária Saída para análise Plano de financiamento LP Planos de produção Plano dispêndio de capital DRE projetado Orçamento de caixa Balanço patrimonial atual Balanço patrimonial projetado PLANEJAMENTO FINANCEIRO A CURTO PRAZO

PERSPECTIVA FINANCEIRA PESSOAL Quando os ganhos são indefinidos Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário PERSPECTIVA FINANCEIRA PESSOAL Quando os ganhos são indefinidos As estratégias de planejamento financeiro padrão não se aplicam quando seus ganhos são indefinidos. O planejamento financeiro pessoal é mais complicado se você trabalha por conta própria com vendas ganhando comissões ou se sua companhia adotou incentivos de ganhos atrelados ao seu desempenho. Seria financeiramente arriscado organizar planos de poupança mensal automáticos, e seu orçamento deveria ser feito em intervalos mais curtos que anualmente. É crítico monitorar ganhos e despesas mensalmente e pagar primeiramente as despesas essenciais – pagamento de aluguel/ prestação, mensalidades e comida. Organize uma conta para impostos na qual você regularmente acumula dinheiro para os impostos estimados ( IPTU, IPVA, IR, etc). Então, use quaisquer fundos que restam cada mês para constituir uma poupança de reserva para passar por tempos difíceis. Um erro comum é melhorar o seu estilo de vida ao primeiro sinal de melhores vencimentos. Algumas recompensas ficam bem, mas não atrele você mesmo em pagamentos maiores por um carro ou prestações da casa. Não há garantia de que você vá continuar a ganhar no mesmo nível, ou se irá continuar trabalhando.

PERSPECTIVA FINANCEIRA PESSOAL Continuação... Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário PERSPECTIVA FINANCEIRA PESSOAL Continuação... Seu rendimento vai subir e cair durante o ano, portanto adie investimentos para a aposentadoria, a educação das crianças, ou outro projeto até o final do ano. Seu orçamento de caixa vai lhe mostrar o quanto você precisa para pelo menos três meses de despesas com sua subsistência: então você pode investir qualquer excedente. Texto adaptado de Gitman, Lawrence J. – Princípios de Administração Financeira, pg 435.

planejamento de excedentes de caixa (comprar títulos negociáveis) Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário ORÇAMENTO DE CAIXA OU PREVISÃO DE CAIXA É um demonstrativo das entradas e saídas de caixa planejadas da empresa. É utilizado pela empresa para estimar suas necessidades de caixa a curto prazo, com especial atenção para o: planejamento de excedentes de caixa (comprar títulos negociáveis) deficiências de caixa (financiar através de empréstimos de curto prazo) Orçamento de Caixa dá ao gerente financeiro uma clara visão do momento exato das entradas e saídas de caixa esperadas através de um dado período.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário A Previsão de Vendas É a projeção das vendas da empresa por um dado período de tempo, baseada em dados externos e/ou internos, que é usada como a entrada-chave para o processo de planejamento financeiro a curto prazo. Normalmente fornecida pelo departamento de marketing. Na prática, obter bons resultados é o aspecto mais difícil ao se fazer uma previsão. A previsão de vendas pode ser baseada em uma análise de dados internos, externos ou uma combinação dos dois. Previsão externa é uma previsão de vendas baseada nos relacionamentos observados entre as vendas da empresa e alguns indicadores econômicos externos.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário A Previsão de Vendas Externas Previsão externa é uma previsão de vendas baseada nos relacionamentos observados entre as vendas da empresa e alguns indicadores econômicos externos. A Previsão de Vendas Internas Previsão interna é uma previsão de vendas baseada em uma projeção ou consenso de previsões de vendas dos canais de vendas(distribuidor, porta a porta, telemarketing, venda via internet) da própria empresa.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário A Previsão de Vendas Combinadas As empresas, geralmente usam uma combinação de dados de previsões internas e externas para fazer uma previsão final de vendas. Os dados internos provêem material para uma reflexão com relação às expectativas de vendas e os dados externos provêem os meios para ajustar essas expectativas levando em consideração fatores econômicos gerais. A natureza do produto da empresa também afeta muitas vezes a combinação e os tipos de métodos de previsão usados.

Este é o formato geral do orçamento de caixa: Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Preparando o Orçamento de Caixa Este é o formato geral do orçamento de caixa: Jan Fev Mar (+) Recebimentos XXX XXG XXM (-) Pagamentos XXA XXH XXN (=) Fluxo de Caixa Líquido XXB XXI XXO Saldo de Caixa Inicial XXC XXD XXJ Saldo de Caixa Final XXP Saldo de Caixa Mínimo XXE XXK XXQ   Financiamento total necessário XXL Excesso de Saldo de Caixa XXF XXZ

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Recebimentos Incluem todas as entradas de caixa de uma empresa em um dado período. Os componentes mais comuns de recebimentos são vendas à vista, cobrança de vendas a prazo e outros recebimentos.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Recebimentos Previsão de Vendas: esta entrada é meramente informativa. Ela é colocada como uma ajuda para calcular outros itens relacionados a vendas. Vendas à Vista: vendas efetuadas através de pagamento a vista ( entrada de $$$). Cobranças de duplicatas a receber: estas entradas representam a cobrança de duplicatas a receber que resultam de vendas a prazo em meses anteriores. Defasado 1 mês: as vendas feitas no mês anterior que geraram duplicatas a receber cobradas no mês correntes. Defasado 2 meses: as vendas feitas 2 meses antes que geraram duplicatas a receber cobradas no mês corrente. Outros recebimentos: são recebimentos esperados de fontes outras que as vendas. Juros recebidos, dividendos recebidos, receitas vindas da venda de equipamentos, receitas das venda de ações e títulos e receitas de aluguéis podem aparecer aqui.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Recebimentos Veja exercício... calendario_recebimentos_visitors_q_(v.2003).doc calendario_recebimentos_visitors_r_(v.2003).doc

pagamentos de duplicatas a pagar pagamentos de impostos Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Pagamentos Incluem todas as despesas feitas pela empresa durante um dado período financeiros. Os pagamentos mais comuns de caixa são: compras à vista pagamentos de duplicatas a pagar pagamentos de impostos pagamentos para ativo permanente pagamentos de dividendos de caixa amortizações (empréstimos) recompra de ações Veja exercício ... calendario_recebimentos_visitors_q_(v.2003).doc calendario_recebimentos_visitors_r_(v.2003).doc

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Fluxo de caixa líquido A diferença matemática entre a entrada de caixa da empresa e suas saídas de caixa em cada período. Saldo de Caixa Final A soma do saldo de caixa inicial e seu fluxo de caixa líquido pelo período. Saldo de caixa mínimo Reserva para necessidades não programadas, que tem seu valor determinado pela empresa.

Financiamento total necessário Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Financiamento total necessário Montante de fundo que a empresa necessita se o saldo final de caixa do período for menor do que o saldo de caixa mínimo desejado; geralmente representado por empréstimos bancários. Excesso de caixa O montante disponível para investimento pela empresa se o saldo final de caixa do período for maior do que o saldo mínimo em caixa desejado; assume-se que seja investido em títulos mobiliários.

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Saldo de caixa mínimo Reserva para necessidades não programadas, que tem seu valor determinado pela empresa. Veja exercício 3 calendario_recebimentos_visitors_q_(v.2003).doc calendario_recebimentos_visitors_r_(v.2003).doc

Lidando com a incerteza no Orçamento de Caixa Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Lidando com a incerteza no Orçamento de Caixa Preparar vários orçamentos de caixa – baseados em previsões pessimistas, mais prováveis e otimistas. Essa é uma análise de sensibilidade, ou essa forma de abordagem do tipo “ o que seria se” é muitas vezes usada para analisar fluxos de caixa sob uma variedade de circunstâncias possíveis.

Orçamento de Caixa da VISITORS (em $ mil) Mai+ Pes Mai+ Pro Mai+Oti Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Orçamento de Caixa da VISITORS (em $ mil) Mai+ Pes Mai+ Pro Mai+Oti   (+) Total de Recebimentos 160 210 285 (-) Total de Pagamentos 200 213 248 (=) Fluxo de Caixa Líquido (40) (3) 37 Saldo de Caixa Inicial 50 Saldo de Caixa Final 10 47 87 Saldo de Caixa Mínimo 25 Financiamento Necessário (15) Excesso de Saldo do Caixa 22 62

Financiamento Necessário (185) (76) Excesso de Saldo do Caixa 5 Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Jun + Pes Jun + Pro Jun+Oti   (+) Total de Recebimentos 210 320 410 (-) Total de Pagamentos 380 418 467 (=) Fluxo de Caixa Líquido (170) (98) (57) Saldo de Caixa Inicial 10 47 87 Saldo de Caixa Final (160) (51) 30 Saldo de Caixa Mínimo 25 Financiamento Necessário (185) (76) Excesso de Saldo do Caixa 5

Financiamento Necessário (190) (41) Excesso de Saldo do Caixa 107 Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Jul + Pes Jul + Pro Jul + Oti   (+) Total de Recebimentos 275 340 422 (-) Total de Pagamentos 280 305 320 (=) Fluxo de Caixa Líquido (5) 35 102 Saldo de Caixa Inicial (160) (51) 30 Saldo de Caixa Final (165) (16) 132 Saldo de Caixa Mínimo 25 Financiamento Necessário (190) (41) Excesso de Saldo do Caixa 107

Planejamento de Lucro: Fundamentos dos Demonstrativos Projetados Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Planejamento de Lucro: Fundamentos dos Demonstrativos Projetados À medida que o planejamento de caixa enfoca a previsão de fluxos de caixa, o planejamento de lucro centra-se na preparação do demonstrativo projetados que são demonstrativos financeiros – demonstrações de resultado do exercício e balanço patrimonial – projetados ou previstos. Dois lançamentos são necessários para se preparar demonstrativos projetados usando as formas simplificadas: Demonstrativos financeiros para o ano precedente Previsão de vendas para o ano seguinte

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário DRE DO ANO PRECEDENTE EXPO_CENTER EXPO_CENTER.xls BALANÇO PATRIMONIAL

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário PREVISÃO DE VENDAS O lançamento chave para demonstrativos projetados é a previsão de vendas. Esta previsão de vendas é baseada em dados internos e dados externos. Os aumentos nos preços são necessários para cobrir aumentos antecipados nos custos de mão-de-obra, material, despesas indiretas e despesas operacionais. EXPO_CENTER.xls

Preparando a DRE do Exercício Projetada Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário Preparando a DRE do Exercício Projetada Um método simples para se desenvolver uma DRE projetados é o método de percentagem de vendas. Ele prevê vendas e então expressa o custo dos bens vendidos, as despesas operacionais e as despesas com juros como percentagem de vendas projetadas. As percentagens usadas serão as de venda para esses itens no ano anterior da EXPO CENTER.

CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário $ 80 000 = = 80% $ 100 000 CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS VENDAS $ 10 000 = = 10% $ 100 000 DESPESAS OPERACIONAIS VENDAS $ 1 000 = = 1% $ 100 000 DESPESAS COM JUROS VENDAS

Administração Financeira e Orçamentária Planejamento Orçamentário DRE projetados, usando o método de percentagem de vendas para 2001, teremos: EXPO_CENTER.xls ( DRE-2001)