COMENTÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
Advertisements

Uso de Drogas e Direitos Humanos
Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Tuberculose e comunicação
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PROMOÇÃO A SAÚDE PROTEÇÃO ESPECIFICA
Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente.
OBSERVATÓRIOS URBANOS
I Fórum Paranaense de Produção Científica
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O século XIX no Rio de Janeiro: O Século dos Cortiços.
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
SAÚDE DA MULHER Lutas do movimento feminista: promoção, proteção e recuperação dos corpos femininos, independentes do período reprodutivo e/ou gestacional.
Componentes: Izabella – Hanna – Laura – Nara – Tamara
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
TEMA 1: OS RUMOS DO ESTADO BRASILEIRO E O S.U.S.
Direito à saúde e defesa do consumidor
Especialização em Saúde Pública Saúde, Estado e Sociedade
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Doenças Crônicas e Regulação Estatal de Produtos de Uso Humano no Contexto das Desigualdades Internacionais em Saúde: Programa de Pesquisa e Comunicação.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
PROJETO ANTI-TABAGISMO
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
RECURSOS HÍDRICOS. 1. Recurso Ambiental Lei nº 6.938/81, art. 3º, V Lei nº 9.984/00 (Agência Nacional de Águas) Lei nº 9.985/00, art. 2º, IV Agenda 21.
Transcrição da apresentação:

COMENTÁRIO

O tema geral da redação da Unicamp 2008 foram os desafios do Estado na promoção da saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, e também o papel do Estado, da sociedade e do indivíduo nesse contexto.

A coletânea reuniu nove fragmentos 1. Artigo 196 da Constituição sobre o papel do Estado no âmbito da saúde pública, e o objetivo do SUS (Sistema Único de Saúde) na prevenção de doenças e na satisfação dos direitos do cidadão.

2. Texto sobre as funções de persuasão, execução e poder da política do Estado no controle de doenças, particularmente as epidêmicas. E o exemplo da dengue e da resistência dos moradores em abrirem suas casas para os fiscais.

3. Excerto do historiador Murilo de Carvalho sobre a Revolta da Vacina 3. Excerto do historiador Murilo de Carvalho sobre a Revolta da Vacina. – Revolta popular no Rio de Janeiro, contra as medidas profiláticas de Oswaldo Cruz, em outubro de 1904.

4. Trecho de um texto de Dráuzio varela sobre as questões da culpa, do misticismo e da superstição em torno de doenças historicamente estigmatizantes, como hanseníase, tuberculose e, modernamente, a aids e a obesidade.

Destaca-se o papel da ciência na compreensão dessas patologias e na desvinculação de suas incidências sobre as virtudes ou sobre as fraquezas humanas.

5. Depoimento do Ministro da Saúde José Gomes Temporão sobre a capacidade razoável do Estado de atuar na cura, recuperação e reabilitação de doentes e na redução da capacidade, quando se trata de prevenção.

6. Dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer sobre a incidência do câncer ligado ao tabagismo e reflexão sobre o alcance das campanhas antitabagistas.

7. Dados de relatórios da Organização Mundial de Saúde sobre pelo menos 39 novas doenças epidêmicas no mundo nas últimas décadas, e o perigo dessa realidade frente a um mundo sem fronteiras para doenças e seus portadores.

Diante da grande mobilidade geográfica, da interdependência econômica e da interligação eletrônica típicas da globalização, a necessidade cada vez mais urgente da implementação de um Regulamento Sanitário Internacional.

8. Charge da campanha governamental em que o planeta Terra aparece flutuando no espaço, dentro de um preservativo.

9. Dados da Organização das Nações Unidas sobre os benefícios resultantes da chamada estratégia de Redução de danos no trato da drogadição, com números animadores em países como Holanda, Canadá, Austrália e Brasil.

Em contrapartida, a dificuldade encontrada em países dominados por políticas conservadoras, de grande influência religiosa e moralista, como os EUA, na redução, prevenção e tratamento de dependentes químicos, bem como de doenças comuns no contexto, como é o caso da Aids.