Docência: que ofício é esse? Docentes e discentes: NÓS?

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Transcrição da apresentação:

Docência: que ofício é esse? Docentes e discentes: NÓS? Aparecida Neri de Souza Departamento de Ciências Sociais na Educação Faculdade de Educação UNICAMP ansouza@unicamp.br

Objetivos Mudanças em curso no mercado e nas condições de trabalho? Mudanças nos contornos do ofício? Quais representações sobre o ofício?

Mercado de trabalho Condições de trabalho Tempo de ensino e tempo de trabalho Estatuto profissional e estabilidade Acesso à profissão Salários Tarefas e atividades Formação profissional

PROFESSORES - Participação no total de Ocupados segundo sexo Brasil, 2004 Ocupados no Brasil % Professores % professores/ Ocupados Brasil Mulheres 34.739.267 42,0 1.282.103 78,1 3,7 homens 48.077.644 58,0 358.397 21,9 0,7 Total 82.816.911 100,0 1.649.500 2,0 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

PROFESSORES - Ocupados no ensino público e privado: Brasil - 2004 % Ensino Privado Educação Infantil 20.661 1,7 16.138 3,7 1a/4a. Séries ensino fundamental 227.068 19,2 42.418 9,9 5a./8a. Séries ensino fundamental 475.738 40,2 89.767 20,9 Ensino Médio 206.914 17,5 86.006 20,0 Ensino Profissional 15.862 1,3 13.059 3,0 Ensino Superior 96.091 8,1 111.558 25,9 Educação Física 26.034 2,2 24.226 5,6 Educação Especial 7.148 0,6 6.669 1,5 Coordenadores, supervisores e orientadores 108.440 9,2 40.679 9,4 Total 1.183.956 100 430.520 100,0 Fonte: IBGE – PNAD Elaboração própria

PROFESSORES: participação por nível e modalidade de ensino - Brasil, 2004

PROFESSORES - posição na ocupação - Brasil, 2004 % Professores CLT ou Estatutário 31.091.969 37,5 1.374.451 83,8 Sem carteira 15.177.598 18,3 240.025 14,6 Conta própria 18.015.385 21,8 19.827 1,2 Empregador 3.430.993 4,1 2.757 0,2 Não remunerado 5.407.550 6,5 3.440 Trabalhador doméstico 6.415.209 7,8 Auto consumo 3.278.207 4,0 Total 82.816.911 100 1640.500 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

Estatuto profissional e estabilidade na carreira Contratos: hora-aula jornada de trabalho posto de trabalho Estáveis Temporários ou provisórios Legislação trabalho (direito privado) CLT Funcionário Público: Estatuto

% dos ocupados no Brasil PROFESSORES: Participação dos Ocupados segundo faixa etária Brasil - 2004 Ocupados no Brasil % dos ocupados no Brasil Professores % professores/ ocupados 18 a 24 anos 14.556.403 18,5 123.158 7,5 25 a 39 anos 31.371.256 39,8 787.010 48,0 40 a 49 anos 17.212.352 21,8 456.975 27,9 50 a 59 anos 9.758.517 12,4 229.845 14,0 + de 60 anos 5.144.231 6,5 43.512 2,7 total 78.816.911 100,0 1.640.500 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

PROFESSORES - Participação dos Ocupados segundo renda, em Reais, por sexo - 2004 Renda Média Brasil Mediana Renda Média Professores* Mediana professores* homem 803,40 450,00 1.805,98 1.200,00 mulher 557,46 328,00 1.067,68 840,00 total 705,08 400,00 1.227,66 900,00 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria Obs. Deflacionado pelo INPC/CESIT (de outubro de 2004). Ocupados com rendimento positivo Renda mensal do trabalho principal *Rendimento Positivo

PROFESSORES – Renda mensal (mediana) do trabalho, distribuição dos Ocupados por nível ou modalidade de ensino Brasil - 2004 Público Privado Educação Infantil 750,00 500,00 1a./4a. Séries ensino fundamental 700,00 600,00 5a./8a. Séries ensino fundamental 800,00 900,00 Ensino Médio 1.000,00 Ensino Profissional 890,00 Ensino Superior 2.700,00 2.000,00 Educação Física Educação Especial 568,00 Coordenadores, Supervisores e orientadores 1.200,00 Total Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

PROFESSORES - Participação dos Ocupados por rendimento em salários mínimos – Brasil - 2004 Público % Privado Até 1 Salário Mínimo 36.826 3,2 27.046 6,5 De 1,01 a 3 SM 455.230 39,2 120.181 28,8 De 3,01 a 5 SM 403.849 34,8 107.496 25,8 5,01 e + 264.952 22,8 161.877 38,9 Total 1.160,757 100,0 416.600

Tempo de ensino Tempo de ensino: face à classe Tempo de trabalho: na escola e no domicílio Uma profissão de tempo integral que não pode ser capturada pela quantificação Tensão entre o ofício e atribuições e imposições domésticas Uma ocupação que forma um modo de vida: ocupa a maior parte do tempo, inclusive o ócio

PROFESSORES - distribuição dos ocupados, por jornada de trabalho semanal – Brasil - 2004 Total % até 44 horas-aula 1.516.018 92,4 45 ou mais horas-aula 124.482 7,6 1.640.500 100,0 Média (em horas-aula) 31,5 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

PROFESSORES -distribuição dos Ocupados por nível ou modalidade de ensino e sexo - Brasil - 2004 Total   Masculino Feminino Educação Infantil 2,6 97,4 100,0 1a./4a. Séries Ensino Fundamental 7,3 92,7 5a./8a. Séries Ensino Fundamental 13,2 86,8 Ensino Médio 30,3 69,7 Ensino Profissional 46,3 53,7 Ensino Superior 48,3 51,7 Educação Física 60,2 39,8 Educação Especial 19,0 81,0 Coordenadores, supervisores e orientadores 13,0 87,0 21,8 78,2 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

PROFESSORES -distribuição dos Ocupados, por associação sindical e contribuição previdenciária - Brasil - 2004 Associado a sindicato? Total % Sim 699.435 42,6 Não 941.065 57,4 1.640.500 100,0 Contribuinte da previdência 1.507.836 91,9 132,664 8,1 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

Acesso à profissão Atração para a profissão: Construção de carreiras no magistério Desemprego: reconversão de trajetórias Mobilidade social Acesso: Concursos públicos Após a formação inicial No decorrer da formação inicial (estágios)

Atividades e tarefas Políticas liberais: repercussões na composição e na gestão do trabalho Voluntariado Alargamento e flexibilização Atividades suplementares não remuneradas Participação maior das mulheres

Ofício e precarização Perda de prestígio Remuneração abaixo da qualificação Condições de vida Perda de direitos Desmoronamento na maneira de praticar a profissão, de definir e estruturar a vida a partir da profissão, dos valores e das maneiras de ser e fazer a docência Repercussão na construção das representações sobre ser e estar no ofício

Representações sobre o ofício Representações: noções de pertencimento, identidades Como se constroem as representações: O mundo vivido no trabalho (trajetória profissional) Formas como se aprende o trabalho de educar Referências culturais: pertencimento e referência a grupos Construções sociais: trajetórias pessoais, profissionais e de formação

Representações Trabalho complementar e transitório: combinação de vários empregos Trabalho de tempo integral (dedicação exclusiva): este é meu ofício Professores prestadores de serviços: oferecem seu serviço no mercado (escola pública ou privada) Professores funcionários públicos: agentes do Estado na educação (como direito) Cidadania: respeito e tolerância para com o outro (vínculo social) Escola: lugar de amor às crianças e adolescentes Cidadania: integração comum nacional (vinculo político) Escola: instituição pública, direito à educação escolar (e não presente). Alunos (e não criança ou adolescente)

Escola, professores, alunos: os nós? O professor como símbolo de igualdade (a escola é para todos) e de desigualdade (que se manifesta no trabalho): os NÒS? Comunidade? Contato entre a escola e o bairro? Relações professores e “fracasso” escolar: contradições entre ideais e condutas, práticas discriminatórias. Interdependência entre configurações familiares e escola. Relação alunos e escola: consumidores dos serviços escolares? Agentes desorientados? Sujeitos da experiência/socialização? Biografias individuais e sucesso escolar?

Professor: um trabalhador intelectual Localização na estrutura social: trabalhadores intelectuais no marco das relações sociais Ensino: trabalho intelectual, lugar privilegiado nas relações entre o trabalho e a dominação (participam ainda que involuntariamente da exclusão ao saber) Divisão do trabalho: nem sempre desqualificação, autonomia relativa Formação e alto grau de decisão: situados nas tentativas de manter, consolidar, desenvolver ou subverter as diferentes hegemonias históricas No centro dos conflitos entre pais, empresários, Estado Possibilidade de compreender a sociedade no seu conjunto, a escola e atuar criticamente (resistência)

Professor: profissão Obtém satisfação no exercício do trabalho: reconhecimento que se faz um trabalho de qualidade Resultados de trabalho, atitudes de alunos: valorização social, valorização subjetiva no exercício do ofício Uma ideologia desmobilizadora? Contra o movimento social de professores como trabalhadores?

Desafios Superação: Responsabilização do indivíduo Noção de adaptabilidade às situações diferenciadas Noção de polivalência Desconfiança dos grupos sociais em relação ao saber que se transmite na/pela escola Retomada da qualificação como relação social que se constrói na dupla dimensão da experiência e da escolarização Professor como trabalhador intelectual: Herdeiro de uma história e de uma cultura (mediador, critico e interprete) Elos entre os diferentes conhecimentos sobre o mundo e compreensão como foram criadas as interpretações sobre esse mundo A escola é um local de trabalho privilegiado para a criação e perpetuação da cultura.